Essa viagem foi em 2006. Fizemos o Pantanal e depois Bonito (5 dias em cada) durante o feriado da Pascoa. Bonito foi a segunda parte da viagem.
Bonito é um dos destino mais organizado do Brasil onde os passeios precisam ser reservados (com hora marcada) por intermédio de agências locais. Pode até ser que na baixa temporada você consiga chegar no lugar que quer visitar e conseguir, mas eu não aconselho. Tudo sempre muito bem controlado pelo Ibama.
Do Pantanal a Bonito fizemos de carro. Uma viagem bastante longa por uma estrada bem ruim. No caminho do Pantanal para Bonito, paramos para o nosso primeiro passeio: A Boca da Onça.
A Boca da Onça fica somente a 90Km de Bonito. Um lugar que vale muito a pena visitar pois tem cachoeiras incríveis!!! Ja logo na entrada, uma casa maravilhosa com uma piscina.
Na boca da onça voce terá que fazer uma caminhada de quatro quilômetros por uma mata preservada, em trilhas que proporcionam total segurança onde será possível até ver alguns animais e passar por onze cachoeiras.
Em algumas delas é possível até nadar (inclusive dentro de uma pequena caverna).
Dentre essas onze cachoeiras está a deslumbrante Cachoeira Boca da Onça com 156 metros de queda livre – a mais alta do estado do Mato Grosso do Sul.
Depois de aproveitarmos bastante o lugar, seguimos para Bonito!
Em Bonito fizemos tambem os seguintes passeios:
Gruta do Lago Azul
Descoberta por um índio Terena em 1924, a caverna possui em seu interior um lago azul com dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta. Em 1992 uma expedição Franco-Brasileira encontrou uma série de fósseis de mamíferos – como o tigre de dente de sabre e preguiça gigante – que viveram durante o período geológico do Pleistoceno – 6.000 a 10.000 anos atrás. Sua profundidade é de aproximadamente 90m.
A gruta do Lago Azul fica somente a 30 minutos do centro de Bonito. É preciso ir de tênis fechado pois sandálias, chinelos, crocs etc não são permitidos.
Chegando no receptivo, voce terá que pegar o material de segurança (capacete) se preparar para fazer uma pequena trilha de 10 minutos até chegar na entrada da caverna.
Ai então, descer 100m por uma rústica trilha de degraus até chegar no lago azul. Muito cuidado nesta hora!!!
Mas todo este esforço vale a pena quando damos de cara com um lago azul maravilhoso descansando na caverna.
Na hora da subida… vá com calma que você chega lá! kkkk
Outro passeio divertidíssimo que fizemos foi o Rafting no Rio Formoso.
O passeio de bote é uma boa pedida para quem gosta de adrenalina, mas não precise ter medo, é mais divertido do que amedrontador… kkkk.
Após colocarmos todo o material de segurança, é hora de ser levado pela correnteza por 6 km.
No meio do caminho, paramos para tomar um banho e para os mais corajosos, pular de uma pedra…
Quando tudo se acalmava, era a hora de jogar agua nos outros e se divertir!
Passamos por 3 cachoeiras e 2 corredeiras, e em algumas delas lá estava o fotografo para registrar o nosso rafting!
Mas dentre todos esses passeios maravilhosos o mais inesquecível para mim foi a flutuação no Rio da Prata.
Sou incapaz de dizer se foi a emoção de ter meus 3 filhos (inclusive a menor que na época tinha somente 4 anos e não tirava a cabeça de dentro da agua) mergulhando comigo ou se realmente o lugar era lindo demais… kkk
Após uma trilha pela mata, admirando a fauna e a flora, chegamos a uma imensa piscina natural. Colocamos nosso equipamento, a mascara e o snorkel, e então ficamos alguns minutos por ali, nos acostumando com o equipamento e com a temperatura da agua.
Ah! Lembre de levar a maquina a prova de agua com você! Vale muito a pena!Mas nós queremos mais e lá fomos nós ser levados pela calma correnteza no meio de um estreito pedaço de agua, descida abaixo. Uma paz, uma beleza, um verdadeiro aquário. Você não precisa fazer nada, é só se deixar levar pela correnteza e admirar os peixes que parecem estar na mesma calma que voce…
Até chegarmos na nascente do Rio e ver aquela areia levantar sozinha impulsionada pela agua…
Sei que em Bonito tem muuuuuitos outros passeios que não tivemos a chance de fazer, como a cavalgada, o boia cross, rapel, mergulho de cilindro e muitas outras cachoeiras, mas encerramos esta viagem com essa flutuação incrível e que deixou um gostinho de quero mais….
Até breve Bonito! Ainda terei essa mesma experiência com meus netos! Kkkkk