Mesmo idioma e tão diferente!

Curiosidades
20 setembro 2015

Portugal é um dos destinos europeus com maior presença de brasileiros.  Seja pela facilidade da língua, pela cultura próxima, os preços acessíveis ou até pelo fascínio pelo bacalhau, são mais de 100 mil brasileiros vivendo em terras lusitanas, além dos milhares que visitam todo ano.

Screenshot 2015-09-19 21.59.51Para você que pretende conhecer Portugal, veja algumas curiosidades e diferenças sobre os hábitos portugueses e os brasileiros.  Isso pode ajudar você a não passar vergonha ou arrumar uma encrenca por la!  Kkkk.

Se chamar alguém de moço/moça em Portugal, a pessoa provavelmente irá fingir que não escutou, ou irá te repreender. Em Portugal, esse é um jeito vulgar de se chamar alguém. Prefira senhor(a) e menino(a).

No Brasil, é trem; em Portugal chamam comboio.  No Brasil, chama-se ônibus, e em Portugal é autocarro.  E o tão famoso bonde de Portugal, lá chama-se eléctrico.

Screenshot 2015-09-19 21.06.13

Banheiro é casa-de-banho em Portugal.  E lá a descarga chama-se autoclismo. Quem se machuca no Brasil usa um band-aid, enquanto em Portugal usa um penso-rápido. As crianças adoram uma bala, um pirulito ou um sorvete no Brasil; já em Portugal o que elas querem é um rebuçado, um chupa-chupa e um gelado. Liga-se do celular no Brasil; já em Portugal é mesmo do telemóvel. Na cama, encosta-se a cabeça no travesseiro ou, em Portugal, na almofada mesmo. E a tela da TV é chamada ecrã.

Screenshot 2015-09-19 21.09.24

Quem hospeda-se um Hotel em Portugal, não toma o café da manhã como no Brasil, mas sim o pequeno-almoço. E bebe-se uma chávena (xícara) de café ou um copo de sumo (suco) de laranja, Ah, e geladeira chama-se frigorífico.  Em Portugal, não deixe também de ir a uma tasca (o bom e velho boteco do Brasil). Aproveite e peça um sandes (ainda que sanduiche seja compreensível também).

Screenshot 2015-09-19 21.12.20

No Brasil, é aeromoça; em Portugal, hospedeira de bordo. Quem defende o pênalti no Brasil é o goleiro; em Portugal é o guarda-redes. Bem diferente do Brasil, menino é chamado de puto em Portugal; e crianças em geral de miúdos. Quem atravessa a rua é o peão, e não o pedestre. Gírias e coloquialismos: a moça é chamada de rapariga em Portugal, e o cara de gajo. Já as patricinhas e mauricinhos do Brasil são conhecidos como betinhos e betinhas em Portugal. E enquanto quem traz presentes no fim do ano no Brasil é o Papai Noel, em Portugal é mesmo o Pai Natal.

Screenshot 2015-09-19 21.14.27

Agora lembre dessas diferenças e divirta-se em Portugal!!!!


PUBLICIDADE