Livingstone, Zambia

Destinos > Zâmbia
17 outubro 2015

Livingstone é um lugar completo com muita beleza natural, animal e muita adrenalina!

Já na chegada de avião é impressionante o visual. Ele passa em cima da Victoria Falls e o avião fica com aquele silencio de emoção. Chegamos em Livingstone.

1 Livingstone - 007

1 Livingstone - 008

Localizada no coração da Africa e colonizada no final do Século 19 pelos ingleses, Livingstone, na Zâmbia, é pouco conhecida dos brasileiros. Lá é possível desvendar intimamente a vida selvagem e as maravilhas naturais africanas, como a Victoria Falls.

Apesar de pequena, Livingstone é conhecida mundialmente pela beleza das Cataratas Victoria, um conjunto de cachoeiras com 1.708 metros de extensão e 100 metros de altura, que despeja a cada minuto 600 milhões de litros de água. Ela serviu como pedra fundamental para o desenvolvimento do turismo.

Situada entre a Zâmbia e o Zimbábue, Victoria Falls ganhou este nome de David Livingstone, um explorador escocês que foi o primeiro europeu a vê-las no ano de 1855 e em honra da sua rainha à época e por isso escolheu o nome de Victoria.

2 Livingstone - 094

Ela pode ser visitada pelos dois lados, da mesma forma como as Cataratas do Iguaçu, e cada país tem seu parque natural oferecendo estrutura de visitação ao turista. O lado do Zimbábue é conhecido por oferecer as melhores vistas das quedas, já que os pontos de observação ficam de frente para as cataratas, então se vê Victoria Falls em sua plenitude.  Já o lado da Zâmbia oferece a possibilidade de estar mais próximo das cataratas, até mesmo de ir até a borda , com pontes ligando as ilhas sobre as quedas, trilhas até suas margens e ainda a possibilidade de se banhar numa piscina natural na borda da catarata, a famosa Devil’s Pool.

Obs: É indicado levar uma capa de chuva, principalmente na época de cheias pois o spray e a chuva formada pelas quedas molham bastante.

2 Livingstone - 099

Devil’s Pool fica na ilhota chamada Livingstone Island que fica no meio do rio Zambezi, no topo da catarata principal de Victoria Falls a 100 metros de altura. Só é possível fazer esse passeio durante a época da seca do rio. Para chegar até lá, usa-se um barco ou vai caminhando/nadando sempre acompanhado de um guia. Como visitei as cataratas em outubro, eu consegui fazer esse passeio e posso dizer que morri de medo!

3 Livingstone - 126

3 Livingstone - 173

3 Livingstone - 169

 

Além das cachoeiras, fomos andar de elefante.  Uma experiência inesquecível. Fizemos o tour de uma hora pela savana.  Antes de subir no elefante, são feitas as devidas apresentações, tanto do animal, como do condutor que nos acompanhará durante o trajeto.  São esses condutor que deixam o tour de uma hora ainda mais interessante, pois além de nos dar varias explicações sobre a vegetação, nos dá informações sobre os animais também. Lembro dele apontar para um galho que o elefante estava mastigando e dizer: “Isto funciona como uma escova de dentes natural para o elefante”.  No meio do caminho ele também nos mostrou algumas gracinhas do elefante… que demais!

4 Livingstone - 029

4 Livingstone - 009

O passeio termina em um lugar lindo as sombras de um baobá, a árvore sagrada da africana.  Antes de ir embora é possível alimentar os elefantes com ração e, apesar do tamanho todo, eles são extremamente delicados ao pegar a comida em nossas mãos.  Veja minha filha pequena dando ração para o pequeno animal!  Kkkk
4 Livingstone - 037

 

Falando ainda sobre animais, decidimos fazer o O ‘Lion Encounter’, que fica localizado nas redondezas de Livingstone.  Antes de fazer esse passeio nos certificamos que os animais eram bem tratados. Um passeio bem seguro sempre acompanhado por um guia. O leão era lindo, albino. Esse passeio só pode ser feito com crianças acima de 13 anos.  Como além de dois filhos na época com 13 e 15 anos, eu tinha uma com 12, então tivemos que nos dividir em dois passeios diferentes, o que foi bem legal.

Meu marido foi então com os dois mais velhos passear com o Leão.

5 Livingstone - 081

5 Livingstone - 064

5 Livingstone - 051

Enquanto isso, eu fui com a minha menor passear com a Cheetah (guepardo).

Depois de algumas instruções do tipo nunca andar na frente do animal, saímos para o passeio. Uma sensação única! Mas era sempre o guepardo quem tinha o controle… kkk.  Parecia até que estávamos passeando com um cachorro!  Kkkk

6 Livingstone - 058

 

Outro passeio simplesmente maravilhoso, foi o passeio de helicóptero por entre o Canion feito pela Victoria Falls. Sabe aquela sensação de estar naqueles brinquedos 4D?  Era essa sensação, só que não era um brinquedo!  Fiquei impressionada com o passeio.  Além de muita adrenalina, uma beleza única!  Um rafting de helicóptero.  Procurei o video para colocar para vocês mas infelizmente não achei.

7 Livingstone - 236

7 Livingstone - 238

Para finalizar, para os mais corajosos, tem também um “suicidio” ou melhor, o bungee jump!  Que tal se jogar de uma ponta de 111metros e praticamente encostar na agua?  Eu não sou desse tipo de pessoa mas minha filha mais velha e meu marido foram!  Uma loucura!

8 Livingstone - 198

E assim termina nossa semana sobre a pequena cidade de Livingstone.  Além desses passeios tem muitas outras atividades como um passeio de barco para ver o por do sol (nós fizemos mas achei meio sem graça), rafting (na época de cheias), passeio de um dia de safari em Chobe, etc.

 

ONDE FICAR:

Ficamos no Hotel Royal Livingstone, que para mim é o melhor da região pois ele foi construído as margens do rio Zambezi e pertinho da Victoria Falls.  Os quartos são muito bons e a piscina deliciosa!

Screenshot 2015-10-17 13.11.14

 

DOCUMENTAÇÃO E VACINAS NECESSÁRIAS – para Brasileiros é necessário:

  • Passaporte com validade mínima de 6 meses, com mínimo de 04 páginas em branco, lado a lado.
  • Certificado Internacional de Vacina de Febre Amarela (tomada com até 10 dias antes da viagem).
  • Visto para Zambia – Deve ser providenciado junto a Embaixada de Zambia em Brasília, ou na chegada ao Aeroporto de Livingstone. Os vistos expedidos na chegada ao país devem ser pagos em moeda local “kwacha”, e não em dólares americanos como se fazia anteriormente.

Uma outra “vacina” que pode ser muito importante mas que não é obrigatória é para a Malária.  Confesso que nós não tomamos este cuidado mas fiquei um pouco assustada com historias.  Se fosse hoje, certeza que não iria sem me certificar como isso funciona.


PUBLICIDADE