Luang Prabang, Laos

Destinos > Laos
23 outubro 2015

Luang Prabang é uma cidade pequena, charmosa e simplesmente deliciosa. Uma das principais (apesar de não ser a capital) onde o turismo cresce a cada ano.  Considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, a cidade de 16 mil habitantes ostentou, até 1975, o título de capital real.

É possível perceber que ela tem uma grande influencia francesa pois ela já foi colonizada pela França.

Luang Prabang está situada entre os rios Mekong e Khan e é a mais bela cidade do Laos, com poucas concessões ao estilo do século 20, parece até ter parado no tempo.

Essa viagem é muito mais que visitar museus e lugares de guerra, é a oportunidade de acompanhar bem de perto os costumes de sua população que são bem fortes. Diferente de todas as cidades da Asia que tambem são budista, Luang Prabang é a mais budista de toda da região onde a população realmente participa de fato das cerimonias budistas.

Screenshot 2015-10-17 19.25.06

A Ronda das Almas foi uma das primeiras atividades que fizemos.  Acordamos as 5:00 da manhã para alimentar os monges budistas (sempre junto com os primeiros raios do sol). É na Rua Sisavangvong (rua do Amantaka), onde acontece o Tak Bat, a “Cerimônia das Almas” ha mais de 100 anos.

Depois de terminarem de meditar, os monges se enfileiram para receber a oferenda que será a única refeição do dia.  A comida é oferecida por pessoas que ficam ajoelhados ao longo da calçada enquanto os monges passam. Após o meio dia, os monges não podem comer mais e por isso essa cerimonia é realmente muito especial.

Ver o sol nascer e participar deste cerimonial me conectou à comunidade e me deu muita paz pois é possível sentir de fato que aquelas pessoas estão ali por que é realmente a crença deles e elas estarão lá faça chuva ou faça sol, independente da influencia do turismo.

Existem algumas regras para que os turistas não invadam ou distorçam o ritual: Todos devem usar roupas modestas (ombros, peito e pernas cobertas) e usar um lenço sob o ombro esquerdo.  Ajoelhados ou em pé (sempre descalços) e em silêncio, porções de arroz são servidas para cada monge.  Durante o ritual não se deve tocar nem fotografar.  Se você não está participando, não chegue muito perto nem fotografe de perto. Não use flash.

2 Luang Prabang, Laos - 3889

2 Luang Prabang, Laos - 3499

2 Luang Prabang, Laos - 3497

Outro passeio inesquecível foi visitar Kuang Si.  A 30km de Luang Prabang, um cenário paradisíaco com cachoeiras de águas na cor azul-turquesa caindo sobre rochas calcárias claras e muito verde ao redor, digno de cartão postal.

A cachoeira principal tem cerca de 60m de altura e subindo por uma trilha, pequena porém íngreme, por mais 20 minutos você poderá ver a cachoeira lá do topo.  Na parte de baixo há passarelas pra circular entre as piscinas naturais e é possível nadar em algumas delas, por isso lembre de levar o seu maiô!!!

O melhor horário pra visitar o parque é na parte da manhã, por ter menos turistas, mas a tarde também dá pra aproveitar, ainda mais se você quiser se refrescar nas belíssimas piscinas geladas!

3 Luang Prabang, Laos - 3635

3 Luang Prabang, Laos - 3630

3 Luang Prabang, Laos - 3622

Além disso, na região da cachoeira há um centro de resgate de ursos conhecido como Free the Bears (“Liberte os Ursos”, na tradução literal).  Atualmente, 23 belos ursos-negros-asiáticos vivem no local, sendo que a maioria chegou ao centro ainda pequeno, resgatado pelo governo local da caça e do comércio ilegal.  A área onde os animais vivem é enorme e cheia de árvores. De algumas plataformas que circundam o centro é possível “assistir” às peripécias dos animais, além de, é claro, conhecer cada detalhe do belíssimo trabalho desenvolvido pela organização.

3 Luang Prabang, Laos - 3897

Tad Sae Falls é uma outra cachoeira um pouco menor que Kuang Si, mas tão bonita quanto.   Ela exibe uma beleza especial com cachoeiras lindas com agua azul turquesa.  Neste local é possível andar de elefante dentro das águas claras, alimentá-los com bananas e até “nadar” na cachoeira. Os elefantes, na cultura asiática, são símbolos de sabedoria e por isso devem ser muito bem tratados. Consulte sempre onde se divertir com os elefantes para não cooperar com mal tratos de elefantes.

4 Screenshot 2015-10-17 19.11.04

No caminho para Kuang Si, paramos em uma pequena vila chamada Ban Ou Village para conhecer como ela funciona. Impressionante como é organizada!  Mas o que me chamou a atenção foram as crianças!  Tenho uma fascinação em fotografar crianças e quando vi, me deparei com uma encantadora menina que brincava com sua amiga. Me apaixonei e fiquei ali, fotografando e confesso que não escutei muito as explicações do guia… kkk
5 Luang Prabang, Laos - 3552

5 Luang Prabang, Laos - 3551

5 Luang Prabang, Laos - 3595

A noite tem o Mercado Noturno, uma feira noturna com produtos característicos da região. Na principal rua da cidade são vendidos muitos suvenires como roupas, acessórios, artesanato local, além de deliciosos petiscos e pratos da gastronomia local, em uma parte exclusivamente dedicada às delícias do país.

Eu deixei para comprar minhas lembranças na volta e acabei ficando sem pois começou a chover e todos se foram!  Snif!!!!  Além da chuva, é muito importante saber que no Laos a vida começa muito cedo mas termina muito cedo também. Você não vai encontrar restaurantes e muito menos balada depois das 10hrs.

O Mercado Noturno funciona diariamente, das 17h às 22h, ao longo da rua Sisavangvong (que fica fechada só para pedestres). Mesmo que você não tenha a intenção de comprar, vale a pena explorar a área para conhecer mais da cultura e dos costumes do Laos.  Nesta mesma rua, também estão os melhores restaurantes da cidade.

6 Screenshot 2015-10-17 19.04.21

6 Screenshot 2015-10-17 19.05.47

Fizemos um passeio de barco pelas aguas marrons do rio Mekong com um barco privado do Hotel Amantaka (incrível) com drinques e petiscos a bordo!  Uma maneira bem gostosa de ver os costumes das pessoas que tomam banho no rio e ver o por do sol.

7 Luang Prabang, Laos - 3676

7 Luang Prabang, Laos - 3692

7 Luang Prabang, Laos - 3684

7 Luang Prabang, Laos - 3680

Ha outros passeios de barcos também.  Caso você queira prolongar um pouco mais esse passeio de barco, tem uma caverna ha uma hora e meia rio abaixo chamado Pak Ou Cave, um ponto de peregrinação que tem varias estatuas de budas pois os pescadores passavam por la e sempre deixavam.

Screenshot 2015-10-17 19.40.45

Passeando pela cidade, passamos por dois templos bem legais.  Um deles é o Wat Xieng Thong.  Às margens do Mekong, em sua confluência com rio Khan, o templo foi construído em 1560 e é um dos mais belos da cidade, com decoração em ouro e belíssimos vitrais.  O jardim com palmeiras e hibiscos ocupa espaço entre as vários capelas, uma delas abrigando um raro Buda reclinado em bronze.

8 Luang Prabang, Laos - 3524

8 Luang Prabang, Laos - 3534

Outro é o Wat Wisunalat, um dos mais de 30 templos budistas de Luang Prabang.  Esse é o mais antigo em funcionamento existente na cidade.  Erguido durante o reinado do Rei Visounnarath, entre 1512 e 1515, o local é um dos mais significativos para adoração e também para a realização de festividades da comunidade budista. Quem visita o Wat Wisunalat (ou Visoun, como é chamado) mal pode imaginar que no passado a construção foi atingida por um grave incêndio, evento que acabou comprometendo a bela estrutura de madeira entalhada que existia no local.  Restaurado em 1898, no entanto, o templo guarda mais de 120 artefatos religiosos importantes – vários deles em seu prédio principal, onde está uma estátua gigante de Buda, além de várias outras menores, datadas do século XVI.

9 Luang Prabang, Laos - 3511

9 Luang Prabang, Laos - 3513

9 Luang Prabang, Laos - 3508

Me hospedei no incrível Hotel Amantaka, da rede Aman que preza pela tranquilidade, extremo bom gosto e muito conforto.  Construído em 1920 como um hospital, recentemente se tornou um Hotel.  Como disse anteriormente, nada pode ser destruído e por isso toda a estrutura do Hospital está lá.

Uma curiosidade sobre esse hotel é que ele foi considerado um dos hotéis mais mal assombrados (ainda bem que só descobri isso depois de ter dormido… kkkk) afinal muitos doentes passaram por lá. Já imaginou? Mas o que vi por lá foi somente um Hotel incrível, muito lindo, com um SPA maravilhoso!!!!

10 Screenshot 2015-10-17 18.56.57

10 Screenshot 2015-10-17 18.58.36

10 Screenshot 2015-10-17 18.59.19

E aqui termina nosso post sobre Luang Prabang e minha viagem termina com uma benção especial do Príncipe de Laos chamado Nithakhong Somsanith. Ele nos deu uma benção muito emocionante onde lagrimas caíram pelo meu rosto! Que demais!  Como é bom sentir essa energia tão única que somente a cidade de Luang Prabang pode nos proporcionar.

 

Quando ir a Luang Prabang

A alta temporada vai de final de novembro a abril durante o período mais seco do ano e de calor não muito intenso. Entre abril e maio o calor começa a ficar mais forte chegando a atingir facilmente 40 graus! Só não é recomendado viajar entre os meses de junho a outubro pois é o período de chuva e com ela vem as enchente com temperaturas em torno dos 30 graus.

 

O que levar para Luang Prabang:

Em Luang Prabang voce irá visitar vários templos que são lugares muito sagrados. Lembre que para visita-los é proibido entrar calçado, usando camisa sem manga, shorts, saias acima do joelho e blusas sem manga, decotadas. Uma solução para os que vão desprevenidos são os sarongues, pedaços de tecidos que cobrem a parte inferior do tronco e podem ser removidos logo após a visita.

 

Documentos e Vistos

O Visto para para o Laos é muito fácil e não precisa se preocupar.   Ele é tirado na chegada, no aeroporto.  É necessário somente o pagamento de uma taxa (que muda de acordo com a nacionalidade de cada um) e uma foto (mas se não quiser levar é possível tirar na hora com uma pequena cobrança).


PUBLICIDADE