Depois de passar uma semana na Islândia, veja algumas curiosidades sobre este País tão incrível. Selecionei as 5 melhores, mas tem muito mais lá no blog. www.checkincompaulamaluf.com.br
- A Islândia é uma ilha assentada sob uma cordilheira no Oceano Atlântico. Tal cordilheira (que é por muitos chamada de Dorsal Atlântica) divide as placas tectônicas que separam Europa e América do Norte e faz da Islândia um dos locais de maior atividade geológica do mundo.
- Se há algo que chama a atenção na paisagem islandesa é a ausência de árvores. Isso mesmo: a Islândia possuiu pouquíssimas árvores e praticamente nenhuma floresta. As árvores foram derrubadas pelos colonizadores vikings para obter lenha.
- Reikjavik é a capital mais setentrional do mundo, ou seja, a mais ao Norte do mundo.
- A erupção do vulcão Eyjafjallajoekull (na verdade, um vulcão localizado numa geleira) paralisou todo o tráfego aéreo europeu em 2010. O receio era de que a poeira gerada pela erupção afetasse a turbina das aeronaves, aumentando o risco de desastres aéreos.
- O prato nacional islandês é o porramatur. Na verdade, o porramatur não é exatamente um prato mas um conjunto de pratos típicos, que inclui pão de centeio, carne de tubarão fermentada (é isso mesmo que você pensou: carne podre), peixe seco, carne de foca, cabeça de ovelha, testículos de ovelha, salsicha de fígado de ovelha e sangue de ovelha. Você teria coragem?