Baleia Orca e seus mistérios

Curiosidades
11 janeiro 2016

Você já viu uma Orca? Você sabe o que é uma orca?

Apesar de chamarmos as orcas de “baleias-assassinas”, o mamífero é na verdade um grande golfinho. Esse apelido de baleia assassina vem por sua incrível habilidade de caçar outros animais marinhos, como focas e dugongos.

Para isso, as orcas utilizam seus dentes, que chegam até 10 centímetros, e seus corpos pesados de até 9 metros para aniquilar as presas. Por andar em grupos grandes, as ações predatórias também são mais elaboradas, como se fossem estratégias de guerra.

Screenshot 2016-01-11 14.41.50

Tamanho

As orcas são reconhecidas por sua cor preta com uma mancha branca em seu dorso, além de uma longa barbatana. Seu corpo é cilíndrico, o que entrega uma forma aerodinâmica e melhora sua habilidade de nado.

As Orcas possuem comprimento de corpo de até 9 metros para os machos e de 7 metros para as fêmeas, existindo desta forma um dimorfismo sexual em relação ao tamanho do corpo. Outra característica de dimorfismo é o tamanho da nadadeira dorsal dos machos que é maior que as das fêmeas da espécie. O peso corporal das fêmeas pode ser em média quando adultas de 4700kg, sendo que os indivíduos machos possuem cerca de 6500kg de peso corporal.

 

Habitat

A Orca é o golfinho mais cosmopolita dentre todos os cetáceos, podendo ser encontrados em diversas áreas do globo. Elas vivem tanto nas águas quentes equatoriais quanto nas águas geladas das regiões polares. Contudo, é mais fácil encontrar as orcas em latitudes altas e próximas da costa.

Essas “baleias” também costumam fazer longas viagens e viver em conjunto. Um grupo foi encontrado viajando do Alasca para a Califórnia — essa distância é de mais de 2 mil quilômetros. Já sobre a quantidade de membros, as orcas são muito sociáveis e podem conviver entre até 40 animais da mesma espécie.

Os bandos de orcas também seguem duas linhas. Na primeira delas, o grupo é menos agressivo e costuma se alimentar de peixes; já a segunda é mais agressiva e prefere focas e leões-marinhos — além de utilizar estratégias de ataque para cansar a presa.

 

Dieta

As orcas são predadores que ficam no topo da cadeia alimentar. Tirando os humanos da conta, nenhum outro animal caça as baleias-assassinas. Já elas se alimentam de pássaros, lulas, polvos, tartarugas-marinhas, tubarões, arraias, peixes em geral e mamíferos que se aventuram no mar, como focas e dugongos. As exceções da sua dieta incluem golfinhos e peixes-boi — além de humanos.

 

Classificação e taxonomia

De acordo com o Integrated Taxonomic Information System (ITIS), as orcas estão na mesma família dos golfinhos e baleias-piloto. Elas são do reino Animalia, superclasse Tetrapoda, classe Mammalia, ordem Cetacea e seu nome científico é Orcinus orca.

Estudos recentes ainda indicam que é possível que existam várias espécies ou subespécies de baleias-assassinas pelo o mundo.

 

Status de conservação

A população de orcas no mundo é desconhecida, segundo os órgãos responsáveis. Por causa disso, a National Oceanic and Atmospheric Administration não classificou o estado de conservação dessas “baleias”. No entanto, existe a caça predatória. Humanos costumam caçar as baleias-assassinas por questões como alimentação e “competição”, pois muitos pescadores enxergam o animal como algo ruim — segundo eles, as orcas comem o cardume que seria pescado. As químicas do lixo e o óleo derramado no mar também são perigos para elas.

Entre os anos de 1938 e 1981 na Noruega, estudos sugerem que mais de 50 animais eram capturados por ano. Os japoneses entre 1946 a 1981 capturava mais de 40 animais por ano. Atualmente existem leis internacionais que protegem estes animais porém em alguns países esta espécie ainda sofre de capturas acidentais em pescarias costeiras como no Japão, Groelândia, Indonésia e Ilhas do Caribe.

 

Gestação

A gestação destes animais pode durar cerca de 15 a 18 meses, sendo que as fêmeas se tornam aptas a reprodução quando possuem cerca de 12 a 14 anos de idade. A média de vida deste incríveis animais do necton é de cerca de 50 anos, podendo chegar a valores de 90 anos de idade.

Screenshot 2016-01-11 14.43.24

 


PUBLICIDADE