Curiosidade sobre o Butão

Curiosidades
17 abril 2016

Listei aqui algumas curiosidades super bacanas sobre o Butão.  Veja as que mais achei interessante você saber antes de visitar este País tão incrível!

* Não há paisagem sem bandeiras, e você sabe o significado delas?  Elas são chamadas de bandeiras de oração.  Tudo é motivo para se pendurar uma bandeira: nascimento, morte, doença, alegria… Geralmente ficam no topo das montanhas, nos vales, e nas pontes, lugar onde se venta bastante pois assim ajudam a espalhar as orações e a garantir as boas energias.  Cada cor tem um simbolismo. Vermelho, fogo. Azul, água. Amarela, terra. Verde, natureza. E, branca simboliza o céu.  As brancas são hasteadas em ocasião de morte.

1 BHUTAN - 8080

* Outra características muito marcantes no Butão é a roupa que as pessoas se vestem. Parece até que é um uniforme.  Quando voce entra em uma loja de roupa, os tecidos são sempre muito parecidos. Os homens usam o “gho”, uma túnica que vai até joelho amarrada na cintura com um cinto tradicional chamado de “kera”. As mulheres usam o “kira”, um vestido longo, até os tornozelos e uma jaqueta chamada de “tego”.

BHUTAN - 8467

* Você sabia que eles acreditam na reincarnação. No Butão, os mortos são cremados. Quanto mais importante é a pessoa, mais tempo leva para ser cremada. Os reis chegam a ficar mais de um mês recebendo tratamento antes da cerimônia de cremação. Crianças com menos de 8 anos não costumam ser cremadas por serem puras. Elas são deixadas nos topos das montanhas como oferenda aos deuses e à natureza. Muito diferente da nossa cultura.

* Você sabia que os pilotos tem que ter uma carteira de piloto especial para pousar um avião em Paro??? Para chegar lá, só embarcando numa das cias aéreas locais, Druk Air ou Bhuthan Airlines, pertencentes ao Rei. Esses aviões partem de Bangkok (Tailândia),  Katmandu (Nepal), Nova Delhi ou Calcutá (Índia), rumo a Paro, onde está o único aeroporto internacional do país. Somente essas cias aéreas tem pilotos credenciados para descer em uma pista minúscula no meio das montanhas do Himalaia.

1 butao 1

* Para se locomover dentro do Butão, você tambem precisa de uma carteira de habilitação especial. Como somente os butaneses tem essa carteira, voce irá precisar de um motorista o tempo todo (a carteira internacional não é aceita). E voce sabe por que? As estradas são péssimas. A principal delas, por exemplo, que vai de norte ao sul, a maior parte é de terra, tem moa dupla e esta em construção.  As estradas tem curvas fechadas, penhascos sem acostamento e nada de guard-rail para te proteger. Impressionante, mas para andar 70Km, você poderá levar ate 4 horas.

BHUTAN - 7398 BHUTAN - 7396 BHUTAN - 7395

* Mesmo se voce decidir em fazer o Butão a pé, o que é quase impossível, para fazer os passeios e trilhas você só poderá fazer junto com um Guia. Nenhum turista pode ir por conta própria para o Butão. O visto só é concedido através de um hotel ou empresa de turismo que faça um pacote para o turista, e ele será acompanhado por um guia e motorista em todos os momentos.

* Em um país de apenas 38 mil metros quadrados e 700 mil habitantes, existem 3 grupos étnicos e 16 dialetos. Apesar de vários dialetos, o idioma oficial, falado por todos é Dzongkha.

* O significado da palavra Butão, que no idioma local se fala Druk, é “terra do dragão do trovão”. O nome veio por causa das tempestades violentas do Himalaia.

Screenshot 2016-04-16 15.14.23

* Plantas de maconha são encontradas por todo o Butão, nas ruas, jardins, em todo lugar. Elas crescem naturalmente. No Butão a maconha não é usada por motivos medicinais (como na Califórnia), e sim por diversão, e muitos a chamam de “happiness plant”, fazendo alusão à política da Felicidade Interna Bruta, criação do Butão. Não é permitido fumar em público, somente em casa.

* Falando em fumar, o Butão é o único país do mundo onde é proibido vender cigarro. Claro que tem um mercado negro, e claro que eles fumam escondido.  Eles matigam uma “coisa” que deixa os dentes amarelos e que nosso guia disse que vicia… um cigarro mascável.

* O Butão é o primeiro país do mundo a ter obrigações constitucionais no seu povo sobre a preservação do meio ambiente. Uma dessas medidas é que 60% do país tem que estar coberta de florestas. O país é de fato muito verde.

* A população do Butão é 700.000, onde 100.000 são monges e apenas 8.000 são militares. Um terço da população tem menos de 15 anos, a idade média é 22 anos.

* A montanha mais alta do Butão, Gangkhar Puensum, esta a 7.570 metros acima do nível do mar, é a montanha mais alta do Butão e que nunca foi escalada até o cume.

Screenshot 2016-04-16 15.20.39

* O Butão foi um dos últimos países a apresentar a televisão para seu povo. TVs eram proibidas até 1999 e a internet, por volta dessa época também.

 

E assim é o Butão, um lugar magico, com vistas de tirar o folego, com costumes diferentes e que você sempre irá precisar de um butanês para te guiar.


PUBLICIDADE