Anéis de Saturno

Curiosidades
01 maio 2016

De todos os planetas, nenhum parece nos fascinar tanto como Saturno. A fascinação provavelmente se deve aos enormes anéis que tornam o segundo maior planeta algo fora do comum em nosso sistema solar. Embora JúpiterUrano e Netuno possuam seus próprios anéis, nenhum é tão espetacular como os de Saturno.

Os anéis de Saturno também são um dos grandes mistérios do espaço. Mas, à medida que as naves espaciais circundam os anéis mais próximas do que nunca, consegue-se um retrato mais completo do que eles são feitos e de como vieram a existir.

 

Como vieram a existir?

Originalmente pensou-se que teriam tido origem na formação dos planetas à cerca de 4000 milhões de anos, mas estudos recentes apontam para que sejam mais novos, tendo apenas algumas centenas de milhões de anos. Uma das teorias aponta para um cometa que se tenha desintegrado devido a forças tidal quando passava perto de Saturno. Uma outra possibilidade é o choque de um cometa com uma lua de Saturno, desintegrando-se.
 

Do que são feito?

Saturno possui seis anéis principais, cada um composto de milhares de anéis menores. Os anéis são enormes – os maiores medindo 273.588 km de diâmetro. Porém, eles são proporcionalmente muito delgados – em torno de apenas 200 metros de espessura. Eles não são sólidos como parecem da Terra, pois são feitos de pedaços flutuantes de água congelada, rochas e poeira cujo tamanho varia de partículas a pedaços enormes, do tamanho de uma casa, que orbitam Saturno. À medida que as partículas orbitam, colidem constantemente, quebrando os pedaços maiores.

Os anéis não são círculos perfeitos. Eles têm curvaturas provocadas pela gravidade das luas próximas. Os anéis também contêm degraus produzidos conforme as partículas muito finas de poeira, que flutuam acima dos anéis, são atraídas por eletricidade estática e puxadas para cima dos anéis.

Alguns blocos de gelo e rocha que compõem os anéis são do tamanho de um grão de arroz, enquanto outros podem chegar a serem comparados com o tamanho de uma montanha de tão grandes.

Screenshot 2016-04-28 21.58.10

Screenshot 2016-04-28 22.00.10 Screenshot 2016-04-28 22.00.36Screenshot 2016-04-28 21.54.26


PUBLICIDADE