Curiosidades sobre Galápagos

Curiosidades
14 agosto 2016

Depois de passar duas semanas falando deste paraíso que é Galápagos, que tal algumas curiosidades incríveis?  Vamos a elas…

O nome Galápagos surgiu do verbo “galopar” e é uma alusão ao hábito espanhol de montar nas tartarugas gigantes do arquipélago antes de matá-las e consumir sua carne.

Das 5.000 espécies de animais das ilhas, 2.000 só existem lá e em nenhum outro lugar da Terra.

Screenshot 2016-08-11 21.37.42

Uma das espécies mais exóticas do arquipélago é o pinguim-de-galápagos. É a espécie de pinguim que vive mais ao norte do planeta. Ele nada e se alimenta na corrente gelada que banha as ilhas. Em terra, é obrigado a procurar abrigo para se proteger de temperaturas que podem chegar a 38º C.

Uma lei criada em 1.998 pelo Equador – que anos antes transformou Galápagos em parque nacional – proíbe a pesca comercial e a entrada de novos moradores nas ilhas.

As tartarugas gigantes de Galápagos são animais de vida longa. Uma tartaruga pode passar com facilidade dos 100 anos. Recentemente, um exemplar morreu aos 176 anos no zoológico de Queensland, na Austrália.

Screenshot 2016-08-11 21.39.03

O governo do Equador limitou o número de turistas a 20.000 por ano.

Os turistas que quiserem conhecer o Parque Nacional das Ilhas Galápagos devem seguir regras como não tocar nos animais, não jogar objetos no chão, não montar acampamentos e não andar com sacos plásticos.

O ar é tão salgado que quase todos os materiais que contém ferro são destruídos em pouquíssimo tempo pela corrosão.

As iguanas marinhas de Galápagos são capazes de mergulhar a até 40 metros de profundidade e segurar a respiração por 20 minutos.

Screenshot 2016-08-11 21.40.10

As Ilhas Galápagos são consideradas patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas.

Tem que ter muito cuidado ao dirigir pela ilha! Se por acaso atropelar uma iguana ou qualquer outro bichinho nativo, as multas são altas! U$700 se matar uma iguana. Nem pense em traficar animais ou levar nada da ilha para casa (nem pedrinhas, nem lagartixinhas, nada!). Se for pego com uma simples “lagartixa das pedras” que existe aos montes por lá, a multa é de +-U$1500, e uma iguana chega a U$5000 + 3 dias de detenção.

O primeiro morador das ilhas foi um irlandês chamado Patrick Watkins, que por lá foi abandonado em 1 807. A população atual de Galápagos é de 19 000 pessoas.

Localizado na ilha Isabela, o maior vulcão de Galápagos chama-se Wolf.  Ele está a 1.075 metros acima do nível do mar e é cercado por 2.500 mini-vulcões (ultima erupção maio, 2015).

Screenshot 2016-08-11 21.54.16

As Ilhas Galápagos possuem uma grande quantidade de animais endêmicos (que só existem naquele lugar), o que atrai a atenção de muitos naturalistas. Poucos cientistas se interessaram tanto pelas Galápagos quanto o naturalista inglês Charles Darwin. Ele observou pequenas modificações nos animais das ilhas, principalmente nos bicos de uma ave do tamanho de um pardal chamada de tentilhão. Darwin percebeu que cada bico era perfeitamente adaptado ao ambiente da ilha onde a ave vivia e foi graças a observações como essa que ele formulou uma das mais importantes idéias da história da ciência: a Teoria da Evolução


PUBLICIDADE