São Francisco é uma cidade unica, totalmente diferente do resto dos Estados Unidos. Ela tem um ritmo tranquilo, por isso, sair vagando pela cidade é o primeiro passo, não importa para onde.
São Francisco é uma mistura de tradição com modernidade, cheia de muitos lugares para se conhecer, por isso, falarei sobre meus top lugares em SF, lugares que acho imperdíveis!!!
UNION SQUARE AND MARKET STREET
São Francisco não é uma cidade com muitos shoppings, por isso, passear na região de Union Square é o mesmo que estar em um shopping a céu aberto. Localizada no coração de São Francisco, a região da Union Square é perfeita para quem quer fazer compras nas melhores marcas de luxo do mundo. Além de lojas como Chanel, Armani, Dior, as multimarcas Macys, Sak’s, Bloomingdales e Nordstorm estão por la. A Union Square é também conhecida pela grande concentração de restaurantes e cafés, que no verão enchem as calçadas de gente.
BONDINHO
O bonde de São Francisco, um dos cartões postais da cidade, é uma das atrações mais populares. Subir e descer as gigantescas ladeiras e ver a cidade tomando forma a bordo do bondinho é algo único e inesquecível. É vivenciar um pouco de como é São Francisco.
LOMBARD STREET
Lombard Street é a rua mais sinuosa do mundo! Em 1922, os próprios moradores projetaram uma rua com oito curvas para poder subir com o carro um morro super ingrime sem derrapar. Hoje, a rua ficou muito famosa entre os turistas que passeiam pela rua tirando várias fotos.
A rua é residencial e tem mão unica. Toda feita de tijolos vermelhos, ela é totalmente envolvida com lindas primaveras e hortênsias por todos os lados. Sua velocidade máxima é de 8Km/h.
Nós conhecemos a rua quando fazíamo um city tour de segway e nós tivemos a chance de descer a rua de segway e posso dizer que até dá um friozinho na barriga…
COIT TOWER
Outro lugar que passamos durante nosso tour de Segway foi na torre Coit. Ela está localizada no coração de North Beach, uma das áreas mais elegantes de São Francisco.
Coit Tower é também conhecida como Lillian Coit Memorial Tower, uma torre de 64 metros de altura, construída em 1933. Mais do que a beleza da torre, me chamou a atenção a vista incrível que tem de lá! É possivel ver a baía inteira! Parece até que Sao Francisco está a seus pés!!!! Incrível!!!
FISHERMAN’S WARFF
Fisherman’s Warf é a zona mais turística da cidade. Em meados do século XIX o local era porto de pescadores, na maioria italianos, e o principal mercado de peixes da cidade. Nos anos 70, ele foi inteiro remodelado e se transformou em um centro cheio de lojinhas, alguns bons restaurantes de frutos do mar, charmosos cafés e sorveterias, muitos bares e grandes atrações como o Pier 39, o Aquarium of The Bay entre outros. Aos sábados há um mercado de produtos locais bem legal.
O Fisherman’s Warf vai do Píer 39 à Ghirardelli Square, mas o trecho mais reconhecido pelo nome é na região do Píer 43, próximo à Taylor St. É lá que voce encontrará barraquinhas vendendo o famoso carangueijo gigante típico da região bem fresquinho!
GHIRARDELLI SQUARE
A Ghirardelli Square é um complexo gastronômico e comercial em San Francisco. Foi aqui que em 1852 foi inaugurada uma das primeiras fabrica de chocolate da cidade. Hoje, a antiga fabrica se tornou um grande complexo de lojas, restaurantes e espaço cultural. Não deixe de visitar a loja do famoso chocolate Ghirardelli… impossível de comer um só, principalmente para mim que sou chocólatra… kkkk.
PIER 39
À beira da Baía de São Francisco está um dos pontos turísticos mais movimentado de São Francisco, a região do Pier 39 em Fisherman’s Wharf. Um píer cheio de lojinhas, vários restaurantes com frutos do mar bem fresquinhos, lanchonetes, sorveterias e cafés. Há tambem algumas atrações como o Aquarium of the Bay, o Bay Theater e um animado carrossel. Na extremidade à esquerda é possível ver um monte de leões marinhos tomando sol!
ACQUARIUM OF THE BAY
Ao lado do píer 39 está o Acquarium The Bay, e ele está ali justamente para conscientizar os frequentadores para a importância da preservação da Baía de São Francisco. O ponto alto do aquário é um túnel transparente onde é possível ficar abaixo de tubarões e arraias que nadam sobre as nossas cabeças. Em alguns lugares é possível até tocar em alguns animais mas sempre orientados por profissionais.
GOLDEN GATE
Golden Gate é sem duvida nenhuma o mais famoso cartão postal de São Francisco. Concluída em 1937 é considerada como uma das maravilhas do mundo moderno. Sua estrutura de aço e concreto tem quase três quilômetros de comprimento e duzentos metros de altura. A ponte liga São Francisco ao condado de Marin, ao norte da Baía.
O passeio de bike de Fisherman’s Wharf até Sausalito é um dos mais populares e divertidos de São Francisco, mas esteja agasalhado, pois o frio é surreal, mesmo no verão, que foi quando nós fomos. Tivemos que parar em uma loja e comprar luvas e casacos para não congelar! Kkkk.
O trajeto todo demora umas 3 horas e o visual durante todo percurso, é único. A volta fizemos de ferry, passamos pertinho de Alcatraz e chegamos de volta em Fisherman’s Warf.
SAUSALITO
Atravessando a Golden Gate, do outro lado da Baía de São Francisco, está a pequena Sausalito. Uma cidadezinha de praia bem sossegada e agradável com pouco mais de 7 mil habitantes. Ela é cheia de restaurantes, bistrôs, galerias de artes, floriculturas, lojinhas além de uma vista incrível para São Francisco. O restante da cidade fica em cima do morro, repleto de casinhas coloridas e cheias de flores.
Nós não exploramos muito a cidade mas paramos em um restaurante delicioso para almoçar chamado Scoma’s. Esse restaurante tem em Fisherman’s Warf tambem e nós fomos nos dois… É um restaurante de frutos do mar tudo bem fresquinho.
ALCATRAZ
Em meio às águas geladas da Baía de São Francisco, está a Ilha de Alcatraz. Originalmente terra indígena, a “Isla de Los Alcatraces” virou forte militar em 1859 e em 1934 tornou-se um presídio federal de segurança máxima. Fechou suas portas em 1963. Ele tem fama de ser um presidio onde a fuga era impossível, não só pela sua vigilância permanente, mas pelas águas gélidas da baía, que tornava uma travessia a nado pouco suscetível ao sucesso.
Hoje, é um dos lugares mais visitados por turistas. Afinal fazer um tour dentro da estrutura que abrigava gângsteres como, entre outros, o famoso Al Capone, é uma experiência unica.
Agora não deixe para agendar seu passeio de ultima hora pois eles ficam lotados. Sugiro fazer a reserva com até um mes de antecedencia. Eu nao fiz… e rodei… Não faça como eu!
Tem tambem uma visita noturna ao presídio, que deve ser ainda mais emocionante…
Como não fui, não posso dizer como é o tour, mas achei esses dizeres na internet explicando como é o passeio: A primeira parada é na sala de banho, onde todos os visitantes recebem um audioguia (disponível em português) para seguir a visita, o que torna o percurso muito mais interessante, divertido e eficiente. O tempo total do tour guiado, se você conseguir todas as direções do áudio, é de 45 minutos.
O turista ouvirá sobre a história do presídio, as fugas mais famosas (uma delas executada com uma colher), os presos ilustres (entre eles Al Capone) e como era o dia a dia de Alcatraz. Basta seguir as orientações do áudio para ver exatamente o que ele conta. Você andará por celas, refeitório, salas de visita, pátio do banho de sol, sala da direção e outros ambientes. Os depoimentos no áudio são de ex-funcionários e prisioneiros que realmente viveram a realidade da prisão.
Ao todo, nos anos em que Alcatraz esteve em funcionamento, 36 presos tentaram escapar. Do total, 23 foram recapturados, seis morreram baleados e dois, por afogamento. No entanto, cinco deles nunca foram encontrados. A prisão fechou as portas em 21 de março de 1963.
E assim é São Francisco, uma cidade americana com um ritmo só dela… Impossivel não se apaixonar!!!!