Paris, França

Destinos > França
01 setembro 2016

Paris é a capital da França, habitada por 2,3 milhões de pessoas (sem contar a zona metropolitan). Uma cidade símbolo da cultura, cheia de glamour, muito romântica, eletrizante e que também ocupa um lugar importante na moda e no luxo. É muito difícil de selecionar as melhores atrações turísticas da cidade pois ela é um verdadeiro conjunto arquitetônico onde em cada canto voce encontra ruas charmosas e monumentos imponentes que nos lembram que aqui houve muita história e uma arquitetura do melhor que o ser humano foi capaz de construir e preservar.

Um city tour logo no primeiro dia pelos principais pontos turísticos de Paris é muito importante para que possa entender como é Paris e saber para onde ir.

Screenshot 2016-08-21 22.27.42

Screenshot 2016-08-21 22.28.24

 

ALUGUEL DE BICICLETA

Uma das melhores opções para se locomover em Paris e conhecer os pontos turísticos, é de bicicleta!!!

A cidade oferece ciclovias super bem sinalizadas e tem um sistema self-service muito usado não só por turistas, mas também por locais chamado Vélib. São mais de 20 mil bicicletas espalhadas pela cidade e 1.800 estações, localizadas a cada 300 metros uma da outra.

É tudo muito fácil: cada estação da cidade possui um totem computadorizado, onde é possível fazer toda a operação, que está disponível em vários idiomas (para efetivá-la, porém, você precisa ter um cartão com chip). Os primeiros 30 minutos são gratuitos e você pode devolver a bicicleta a qualquer momento e em qualquer estação da cidade.

Dia 25 Paris - 18Dia 23 Paris - 115

 

ARCO DO TRIUNFO

O Arco do Triunfo é um monumento com 50m de altura, construído em 1806 a mando do imperador Napoleão Bonaparte para celebrar a glória dos heróis de guerra. Inaugurado em 1836, a monumento tem gravado os nomes de 128 batalhas e 558 generais e diversas esculturas adossadas aos pilares. Além disso, desde 1920, aos pés do monumento está o túmulo do Soldado Desconhecido, uma homenagem aos soldados mortos na Primeira Guerra Mundial.

É possível subir no terraço panorâmico do Arco do Triunfo e ter uma vista incrível da Avenida Champs-Elysées, da Torre Eiffel, entre outros pontos importantes de Paris.

Screenshot 2016-08-21 22.28.56

Dia 22 Paris - 2

 

CHAMPS ELYSEES

A rua Champs-Elysées é uma das mais famosas e glamourosas avenidas do mundo. São dois quilômetros todo arborizado que vai do Arco do Triunfo à Place de la Concorde. Alí estão as melhores lojas de grife do mundo além de cinemas, cafés e restaurantes. Os primeiros projetos de construção datam de 1667 e a avenida foi sendo prolongada ao longo do século XVIII.

É na Champs Elysees que ocorre a grande festa de Réveillon em Paris, bem como as principais celebrações de conquistas militares ou esportivas, como o desfile de 14 de Julho (A Queda da Bastilha) e a etapa final do Tour de France.

Dia 22 Paris - 4

Screenshot 2016-08-23 13.18.06

 

PLACE DE LA CONCORDE

A Place de La Concorde (Praça da Concórdia) situada no começo da Champs Elysses foi palco de importantes acontecimentos da história da França. Em 1793, durante a Revolução Francesa, 1119 pessoas foram decapitadas na praça então chamada de Praça da Revolução. Dentre as pessoas estavam o Rei Luis XVI e Maria Antonieta. Em 1795, com o fim do terror na praça, ela passou a se chamar então de Place de La Concorde.

Screenshot 2016-08-23 13.22.11

 

CATEDRAL DE NOTRE DAME

Situada na Île de la Cité, a Catedral estilo gótica de Notre Dame começou a ser erguida em 1163 e levou cerca de 200 anos para ser concluida. A catedral serviu de palco para grandes episódios da história da França como por exemplo a coroação do imperador Napoleao em 1804 e a beatificação de Joana D’Arc em 1909 (representada em uma estátua no interior da igreja). Também está guardado em seu relicário a suposta coroa de espinhos de Jesus Cristo, exibida aos visitantes na primeira sexta-feira de cada mês. Ela é tão famosa que recebe mais de 10 milhões de visitantes do mundo inteiro todos os anos.

Suas medidas são impressionantes: 130 metros de profundidade, 48 de largura e 35 de altura, o que a torna apta a acomodar até 6 mil fiéis! A catedral possui uma coleção de obras de arte incrivel, entre vitrais, quadros e esculturas. Ela é composta por gárgulas (estátuas em forma de pássaros), contrafortes e duas torres. Aqui é possível reviver o cenário do conto de Victor Hugo, “O corcunda de Notre Dame”, e subir na torre norte da catedral (são 380 degraus até o topo).

Sua localização é também o marco zero, chamada de Kilometre Zéro, ponto de onde foram medidas as distâncias geograficas da França desde 1768.

Dia 25 Paris - 59Dia 25 Paris - 61 Screenshot 2016-08-23 13.29.21

Screenshot 2016-08-23 13.27.37

 

TORRE EIFFEL

A Torre Eiffel é sem duvida o maior símbolo da capital francesa e o ícone turístico mais reconhecido do mundo. Apelidade de a Dama de Ferro, sua estrutura metálica tem 324 metros de altura e pode ser vista de varios pontos da cidade. Inaugurada em 1889 por Gustave Eiffel, ela demorou 2 anos, 2 meses e 5 dias para ser construída. Era para ela ser desmontada após 10 anos mas como haviam instalado antenas de rádio no seu topo, a torre reina até os dias de hoje na capital francesa. Até 1930, o local ficou conhecido como a mais alta construção feita pelo homem (quando perdeu o posto para o edifício Chrysler, em Nova York).

A torre possui duas plataformas de observação, uma no segundo andar (115 metros de altura) e outra no topo (324 metros). Para chegar à plataforma superior paga-se um valor adicional, mas de lá é possível ter uma vista de 360 graus da capital parisiense e de seus arredores. Nos dias de céu limpo, o panorama pode chegar a mais de 60 quilômetros de distância. Para se chegar aos dois primeiros andares (o primeiro está a 57 metros do solo), é possível subir as escadas, totalizando 704 degraus.

No topo da Torre Eiffel há um bar que serve champanhe, enquanto que no segundo andar fica o estrelado restaurante Jules Verne. No primeiro andar, além do restaurante 58 Tour Eiffel, está uma pequena exposição sobre a história de Gustave Eiffel e da própria torre.

Dia 23 Paris - 060Dia 23 Paris - 093 Dia 23 Paris - 077

 

MUSEU DO LOUVRE

Localizado no centro de Paris, entre o rio Sena e a Rue de Rivoli, quatro anos após a Revolução Francesa, em 1793, esse palácio do século 12 foi convertido em um dos museus mais importantes e visitados do mundo: o Louvre. Cerca de 9 milhoes de pessoas por ano visitam suas mais de 35 mil preciosidades entre pinturas, esculturas, gravuras e objetos diversos, reunidas em uma area de 60.600 metros quadrados. Dentre elas está Vênus de Milo, escultura de autor desconhecido, e a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci.

“Castelo do Louvre” foi fundado por Filipe II em 1190 como uma fortaleza para defender Paris contra os ataques dos Vikings. No século seguinte, Carlos V transformou-o num palácio, mas Francisco I e Henrique II aumentaram cada vez mais o palácio real. Mais tarde, os reis Luís XIII e Luís XIV, também contribuíram para o atual Palácio do Louvre. Atualmente ele é o museu mais visitado no mundo inteiro, isso graças a sua arquitetura e as obras expostas.

Para conhecer tudo isso de perto, você com certeza levaria muitos dias; a boa notícia é que o Louvre mantém um site atualizadíssimo, que pode ajudar o visitante a fazer uma pré-seleção dos pontos de interesse no museu, um verdadeiro labirinto com muitas galerias, passagens e escadas.

Os que quiserem desfrutar de momentos mais tranquilos podem optar pela visita noturna, pois às quartas e às sextas-feiras o museu só fecha às 21h45. O período, inclusive, é ideal para aqueles que pretendem admirar a Mona Lisa com mais calma — algo praticamente impossível durante o dia, devido à grande quantidade de visitantes que ficam em frente ao quadro.

Como eu estava com meus filhos, que na época eram pequenos adolescentes, e nunca haviam estado em um museu, quis introduzi-los de uma forma divertida.

Contratei uma guia que fez uma caça ao tesouro dentro do museu. Cada um com suas pastinhas, eles tinham que seguir pistas sempre prestando atenção nas obras. No final, eles achavam o tesouro.

Ficamos 4 horas dentro do museu e quando terminou, as crianças deram um suspiro e disseram… “mas ja?”. Achei que valeu muito a pena! Eles conheceram as principais obras, analisaram cada uma delas detalhadamente para achar as pistas e se divertiram!

Dia 23 Paris - 116Dia 27 Paris - 39 Screenshot 2016-08-23 13.33.43

Screenshot 2016-08-23 13.34.13

 

HOTEL DES INVALIDES

Construído por Luis XIV no século 17, o Palácio dos Inválidos (Hotel des Invalides) serviu durante 100 anos para abrigar feridos das guerras protagonizadas pela França. Ele recebia até 4 mil veteranos ao mesmo tempo. Em 14 de julho de 1789, o hotel foi invadido e teve milhares de rifles roubados para serem usados na tomada da Bastilha.

Hoje, parte dele se transformou no museu das Forças Armadas (Musee de L’armée, mais conhecido como Museu des Invalides), lugar perfeito para aqueles que se interessam por assuntos de guerra, batalhas, armas e também, para os fãs de Napoleão Bonaparte, afinal é lá que está o tumulo de Napoleão Bonaparte.

Screenshot 2016-08-23 13.37.39

Screenshot 2016-08-23 13.38.20

Dia 25 Paris - 28Dia 25 Paris - 32

 

BATEAUX MOUCHES

Um dos passeios que achei muito lindo fazer foi o de barco no Rio Sena. Esse barco se chama bateaux-mouches e as margens por onde ele passa sao listadas como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. No caminho estão pontes históricas como a Alexandre III e a Pont Neuf (mais antiga da cidade), o museu do Louvre, a Conciergerie, a Esplanada des Invalides, a Catedral de Notre Dame e a Torre Eiffel.   Aliás, ver a Torre Eiffel acender é algo inesquecível.

Nós fizemos o passeio com jantar incluído mas esperava mais por ser um programa caro. O jantar deixou bastante a desejar. Valeu somente pelo passeio!!!

Screenshot 2016-08-29 19.30.57

Dia 24 Paris - 74Dia 24 Paris - 61

 

MUSEU QUAI D’ORSAY

Em uma antiga estação ferroviária construída em 1900 no centro de Paris, às margens do Rio Sena, está o museu D’orsay. Aberto em 1986, o museu oferece uma vasta coleção de importantes obras produzidas no entre 1848 e 1914 como L’homme qui marche, de Auguste Rodin; Autoportrait, de Van Gogh; La Danse, de Jean-Baptiste Carpeaux; as Coquelicots, de Claude Monet; entre muitas outras.

Esta foi uma das fases mais criativas e inovadoras da história, tanto do ponto de vista artístico como no campo da filosofia e das ideias, que influenciaram fortemente as obras da época.

O Museu d’Orsay possui um ótimo café e boas vistas para o rio Sena, com o Louvre na margem oposta. Vale a pena dar uma parada e admirar a vista com um café.

Screenshot 2016-08-29 19.48.12

Screenshot 2016-08-29 19.50.11

 

ST GERMAIN

St Germain é uma das regiões mais queridas de Paris. Suas ruas charmosas e elegantes mostram uma região muito gostosa para se passear, sentar para tomar um café, fazer compras em lojas de grifes mundiais, dar uma passada nas lojas de doces ou até mesmo se enlouquecer em uma farmácia.

Nas décadas de 30, 40 e 50, a região de St Germain ficou muito conhecida por sua vida norturna, por isso vários filmes e livros foram feitos ali como Meia-Noite em Paris de Woody Allen e Paris é uma Festa de Hemingway. Os cafés Flore e Deux Magots, por exemplo, foram um dos lugares mais frequentados por Hemingway, Zelda e Fitzgerald, Sartre e Simone de Beauvoir.

Screenshot 2016-08-29 20.07.30

Screenshot 2016-08-29 20.08.50

 

PLACE VENDOME

A praça Vendome construída em 1699, é uma das praças mais luxuosas de Paris, afinal é alí que estão famosas joalherias e lojas de grife como Boucheron, Baccarat, além de Chanel, Dior, entre outras. A praça nao é muito grande, uma praça simples, limpa, sem arvores, mas com uma arqueitetura homogénea e uma imponente coluna central construída em 1810 com o bronze de 1200 canhões. A coluna foi erguida para festejar a vitória de Austerlitz e homenagear os soldados franceses.

Uma curiosidade, a praça possui três moradores. Um árabe milionário, uma senhora idosa de uma tradicional família francesa e Henri Salvador. No mais os prédios são ocupados pelas joalherias e seus ateliers, pelo hotel Ritz, por um ministério do Govêrno francês e por escritórios de advocacia.

Screenshot 2016-09-01 16.13.47

 

BASILICA DE SACRE COEUR

Em um dos bairros mais famosos de Paris, Montmartre, está a Basilica de Sacre Coeur. Construída no final do século XIX pelo arquiteto Paul Abadie, a basílica do Sagrado Coração (como é chamada em Portugues) tem um estilo romano-bizantino e está localizada no ponto mais alto de Paris.

Depois de conhecer o belíssimo interior do templo, suba os 230 degraus até o topo da igreja e você irá se surpreender com a vista panorâmica da cidade de Paris.

Aqueles que têm dificuldade de locomoção ou não estão muito animados para enfrentar a subida até a igreja, podem pegar o funicular. O veículo leva passageiros da parte inferior até a superior do morro em menos de dois minutos.

Screenshot 2016-08-29 21.36.14

Screenshot 2016-08-29 21.37.10

 

POMPIDOU

O centro Georges Pompidou, localizado em um prédio projetado pelo arquiteto Renzo Piano e Richard Rogers inaugurado em 1977, é voltado totalmente para arte moderna e contemporânea. Seu nome veio para homenagear o presidente Georges Pompidou.

O Pompidou já impressiona desde a fachada, com suas cores fortes e várias passagens. Calcula-se que cerca de 6 milhões de pessoas passem pelo local a cada ano, fazendo desse um dos pontos mais visitados da Cidade Luz.

Sua coleção permanente apresenta obras de Modigliani e Matisse e atualmente, como exposição temporária, estão algumas das obras de Jeff Koons.

Screenshot 2016-08-31 22.50.09Screenshot 2016-08-31 22.50.43

 

RESTAURANTES

Falando um pouco sobre restaurantes… Nunca comi tão bem…

Dia 25 Paris - 66Dia 25 Paris - 73 Dia 25 Paris - 72Dia 25 Paris - 69 Dia 25 Paris - 68Dia 25 Paris - 67

 


PUBLICIDADE