Vietnã
O Vietnã é um pequeno país do sudeste asiático. Sem dúvida, um lugar cheio de historias pois já passou por duas guerras; a da Indochina, contra a França, e a mais famosa, contra os Estados Unidos. Mas seria injusto lembrar dessa ex-colônia francesa, que conseguiu sua independência em 1954, apenas pelo passado oprimido, o Vietnã oferece ainda muita natureza, ruas charmosas, mercados interessantes, templos budistas, praias maravilhosas!
Ho Chi Minh City (antiga Saigon)
A cidade mais ao sul que visitei foi a antiga Saigon e que leva o nome de Ho Chi Minh desde 1976. Além de muita História e Cultura, é a maior cidade e principal centro financeiro, corporativo e mercantil do Vietname. Com cerca de 7,5 milhões de habitantes, é muito barulhenta e suja. Uma cidade arrasada pela guerra e salva por um “herói”. Não é a toa que o nome da cidade mudou. Ho Chi Minh era o presidente do Vietnã do norte e é visto pela população como o grande herói da guerra.
Nunca vi tanta moto e tantas pessoas na mesma moto! E o melhor é que dizem que quase não tem acidentes… sera? Para atravessar a rua por entres essas milhares de motos, voce pode cruzar em qualquer lugar e manter o mesmo ritmo até o outro lado! Não pare, não acelere o passo, não diminua o ritmo, somente siga e as motos desviam de voce! A primeira vez que atravessei quase fui atropelada pois eu que tentei desviar das motos e saí do ritmo! É tudo calculado pelos motoqueiros… Kkkkk
Cu Chi Tunnels
Um dos passeios mais incríveis que fiz foi visitar um lugar chamado Cu Chi Tunnels, lugar que foi palco da Guerra do Vietnam, e que foi a base de operações dos Viet Congs. Passear por entre os tuneis subterraneos, que são verdadeiras cidades, é de arrepiar pois é como se voce estivesse vivendo tudo aquilo. Você conhece tudo, entra nos tuneis, vê as armadilhas que eram feitas para pegar os americanos e no final pode até dar uns tiros com as armas usadas na guerra. Um passeio imperdível para quem vai para a cidade de Ho Chi Minh.
Os túneis foram utilizados pela guerrilha Viet Cong para se esconder durante o combate, bem como servindo de comunicação e as vias de aprovisionamento, hospitais, alimentação, deposito de armas e alojamentos para numerosos guerrilheiros. E o papel dos túneis foi de fundamental importância para os Viet Cong para resistir as operações americanas e vencer a guerra, que tendo em vista que não conseguiriam vencer acabaram optando pela retirada.
Os túneis geralmente eram feitos em três diferentes níveis o primeiro a cerca de 1-2 metros de profundidade, o segundo a 4-5 metros de profundidade e os mais profundo podendo estar a quase 8 metros. O mais incrível era como eles faziam o sistema de ventilação e renovação do ar, tudo com bambu oco. A agua provinha de poços perfurados dentro desses túneis e estes ainda contavam com canais ligando ao Saigon River, em que era possível se sair nadando. Realmente muito impressionante.
Delta do Mekong
Começamos nosso dia com um passeio de bike por lugares lindos até chegar o momento de embarcar no barco!!!! Pegamos uma canoa e passeamos pelo Delta do Mekong, um dos maiores rios do mundo! Passamos por canais estreitos, casas simples, pessoas nadando, velhinhos em suas canoas, até chegar em uma fazenda de um vietnamita sobrevivente da guerra.
O senhor, que nos recebeu com uma mesa cheia de frutas, nos contou muitas historias sobre seus dias de Guerra. Mesmo passando por tanto sofrimento, ele via alegria em ter vivido tudo isso!
Hoi An (Vietnã)
Banhada pelo Rio Thu Bon e antigo porto importante durante o XVI ao século XVIII, Hoi An é uma cidadezinha pequena localizada no centro do Vietnam. Felizmente foi poupada dos bombardeios da guerra e por isso manteve o seu centro antigo intacto. Um lugar perfeito para descansar um pouco da bagunça do trânsito das metrópoles vietnamitas, pegar uma praia e se perder por ruazinhas sensacionais, com muitos cafés e restaurantes estilosos.
Hoi An é mundialmente conhecida pela qualidade dos seus tecidos. A cidade é lotada de lojas que fazem qualquer modelo que você quiser. É só levar uma foto daquele vestido com o qual você sonha, tirar as medidas e voltar para buscar no dia seguinte. Para quem não levou nenhuma foto, as próprias lojas se encarregam de mostrar um catálogo com recortes de revistas europeias. Tudo por um precinho otimo e de excelente qualidade. Talvez você tenha que fazer um ou outro ajuste quando voltar para casa, mesmo assim vale a pena.
Mercado
Visitamos o Mercado da cidade! Impressionante a quantidade de frutas, legumes e objetos de decoração coloridos! Não posso dizer que é um Mercado imperdível, pois nao tem nada de mais, mas o que mais me chamou a atenção foi a possição que essas pessoas ficam por horas… de cocoras!
The Nam Hai Hotel
Um dos hotéis mais maravilhosos que já estive! De frente para a praia Ha My Beach, o Hotel The Nam Hai oferece vilas enormes e super bem decoradas. Fiquei encanctada com o Hotel. A piscine é de tirar o fôlego e o atendimento é excelente.
Hue (Vietnã)
Localizada na região central do Vietnã e Património Mundial da Unesco, Hue é a antiga capital imperial do Vietnã e também um dos locais mais bombardeados da Guerra Americana. Localizada à beira do Rio Perfume, esta cidade é hoje um misto do novo, com todos os novos edifícios pós guerra, e o antigo, com as suas muralhas da antiga Citadela e com os inúmeros templos. É interessante passar um tempo por lá para conhecer o que restou dos palácios da dinastia Nguyen e visitar as tumbas dos antigos imperadores.
A Batalha de Hué foi uma das mais longas e sangrentas de toda a guerra e muitas construções históricas foram destruídas, exatamente por serem símbolo do poder e da história do país. Depois de trilhar um caminho de muitos conflitos e restaurações, nos dias de hoje, quem visita a cidade logo percebe sua atmosfera cheia de História e também moderninha, pois conta com muitas universidades e jovens estudantes circulando por lá, além de um número crescente de mochileiros, em sua maioria europeus. E junto com a modernidade vem tudo que isso implica: de cafés e pubs super charmosos a trânsito barulhento.
City Tour de Tuk Tuk
Pegamos o Tuk Tuk e fizemos um city tour pela para se localizar bem na cidade. Nós não paramos, só passeamos pelas ruas arborizadas. O passeio foi uma delicia! A cidade é mesmo muito bonitinha!
Imperial Citadel
Localizado no coração da cidade de Hue, no Vietnã, está a Cidadela, uma cidade toda mudarada que foi construída dentro da cidade de Hue. É um complexo murado que serviu como uma fortaleza (cidadela) e que mantem dentro templos, palácios, pontes jardins e lagos. Era lá, as margens do Rio Perfume, que estava a Cidade Imperial, um segundo recinto construído imitando à imagem do Palácio Imperial, em Pequim.
Por sua vez, a Cidade Imperial continha um terceiro recinto, a Cidade Proibida Purpura, que tinha acesso apenas pelo imperador, pelas suas esposas e concubinas.
A cidadela foi construída no ano de 1805 pelos melhores arquitetos franceses, ocupando uma área de 10 hectares. Esta maravilha arquitetônica da cidade de Hue (Vietnã), foi declarada Património Mundial da UNESCO em 1993.
Thien Mu Pagoda
O templo pagoda de Thien Mu (Dama Celestial) é o símbolo de Hué. Ele está localizado em uma colina ao longo do Rio Perfume. Diz a lenda que em 1601 um místico previu que o homem que fundasse uma pagoda sobre esse promontório com vista para o rio Perfume, iria iniciar uma dinastia. Nhuyen Hoang, governador da província de Hoa Thuan, seguiu as instruções e a previsão for confirmada; a dinastia Nguyen, sua linhagem, foi a última das dinastias imperiais que reinaram no Vietnã até 1945.
O templo é reconhecido pela torre octogonal de Phuoc Duyen, cada um de seus sete andares é dedicado a um Manushi-buddha (aparições do Buda em forma humana).
Tumulos Imperiais
A cidade de Hue foi durante anos a capital do Vietnã e o lar dos imperadores. Portanto, ao longo do Rio Perfume, se encontram as Tumbas dos imperadores da dinastia Nguyen.
Há um total de 7 Tumbas imperiais em Hue, todos localizados às margens do Rio Perfume. Os túmulos imperiais de matiz mais importante são: Imperial Tomb of Minh Mang, Imperial Tumba de Tu Duc e Imperial Tomb of Khai Dinh, sendo este último o túmulo mais visitado e espetacular de todos.
A tumba Imperial de Khai Dinh foi construído como um monumento e Mausoléu. Ela demorou 11 anos para ser construida (de 1920 a 1931) mas a sua construção, decoração e detalhes são muito elaborados.
O túmulo de Khai Dinh foi construída principalmente em concreto e a tumba imperial com influência ocidental. Após subir as escadas, voce chegará a um dos pontos mais bonitos da visita, o pátio de cerimônias. Há varias estátuas de pedra (material raro sobre este túmulo imperial), que, ao contrário do resto dos túmulos imperiais de Hue, tem 2 linhas de estátuas onde a segunda linha são as guarda-costas do imperador.
A última parte do complexo de Khai Dinh, na parte superior, é o Palácio de Dinh Thien, onde podemos ver o sarcófago do imperador. Este palácio é composto de várias salas adjacentes, onde o salão principal contém uma estátua do imperador Khai Dinh sentado sobre seu trono e a seus pés, seu sarcófago. A decoração é feita com janelas de vitrais e cerâmica de mosaicos.
Como curiosidade, o custo de construção da tumba Imperial Khai Dinh foi tal, que o imperador subiu os impostos de 30% do povo vietnamita.
Em outra semana falarei sobre Ha Long Bay (Halong Bay) e Ha Noi (Hanoi).
Hanói (Vietnã)
Hanoi, ou Ha Noi, é a capital do Vietnam. Logo na chegada você é bombardeado com o barulho e com a poluição visual, mas mesmo a cidade mantém seu charme, autênticidade e conservação. Com tanta historia nas suas costas, veteranos de guerra caminham calmamente pela cidade admirando a influência Francesa nos boulevards e nos edifícios assim como seus parques e lagos maravilhosos. Para quem gosta de arte, esta é uma cidade onde há galerias para todos os gostos!
Vale passar uns dias por lá, caminhar pelas ruas do centro antigo descobrindo lojinhas estranhas e restaurantes ótimos, acordar às 5h para ver a movimentação de pessoas nos parques se exercitando, ver a opulência comunista ao redor da memória de Ho Chi Minh e conhecer o fantástico Museu de Etnologia.
Ho Chi Minh Mausoleu
O mausoléu de Ho Chi Minh, em Hanoi no Vietna, foi construído para abrigar os restos mortais embalsamados do famoso e adorado president Ho Chi Minh, que estão preservados em um caixão de vidro no salão central do mausoléu. A estrutura de concreto, situada na praça Ba Dinh, local onde Ho Chi Minh proclamou a independência do país no dia 2 de setembro de 1945, começou a ser erguida pouco tempo depois da morte dele, em 1969, contrariando o desejo do presidente de ser cremado.
Para entrar no recinto é preciso ter basteante paciência pois a fila costuma ser enorme. Existem regras rigorosas sobre o comportamento no mausoléu, como formar fila em linhas de duas pessoas e não se apontar em nenhuma direção; também é exigido silêncio total no mausoléu. O tabagismo, e fotografias ou filmagems do caixão de Ho ou qualquer outro local também são proibidas. Estas regras são aplicadas rigorosamente pelos agentes e guardas.
As portas do Mausoleu são vigiadas 24 horas por dia, e ao meio-dia, há uma cerimônia de troca da guarda.
A entrada no mausoléu é gratuita e a visita pode ser feita de abril a setembro, de terça a quinta-feira, das 7h30 às 10h30, e das 7h30 às 11h, aos fins de semana. De dezembro a março, o lugar fica aberto ao público das 8h às 11h, de terça a quinta, e das 8h às 11h30, nos fins de semana – lembrando que, em determinado período do ano (geralmente outubro e novembro), o corpo do presidente costuma ir para a Rússia, onde passa por uma espécie de manutenção.
Presidential Palace
O Palácio Presidencial de Hanoi (Vietna) é a antiga residência dos governadores gerais da Indochina francesa. Foi construído entre 1900 e 1906 durante o governo de Paul Doumer enquanto ainda fazia parte do Império Colonial Francês. Arquitetada pelo francês Auguste Henri Vildieu, o palacio possui um estilo neoclassicismo com alguns elementos neo-renascentista.
A área do palácio é de 1.300 m2 e do parque de 14 hectares.
One Pillar Pagoda
O Pagoda de um pilar também conhecido com o nome de um único pilar pagode ou pagode de uma única coluna, situa-se no distrito de Ba Đinh da cidade de Hanói, a poucos metros Mausoléu de Ho Chi Minh.
Seu nome era Pagode de Dien Huu, que significa “felicidade permanente e boa sorte”. Foi construído em 1049, durante o reino do Imperador Ly Thai Tong. Segundo a lenda, o Imperador Ly Thai Tong não tinha filhos e sempre ia aos pagodes para pedir a Buda que lhe desse um filho. Numa noite, ele sonhou com Buda que lhe entregou um filho, numa flor de lótus. Meses depois, a rainha deu à luz um filho e o Imperador mandou construir o pagode.
O Pagode tem só um pilar referindo-se à forma de um lótus no sonho do Rei, para homenagear Buda.
O pagode está dentro de um pequeno lago artificial, cercado por jardins verdes onde as árvores e um par de bancos de madeira são aliados perfeitos para recuperar as forças e fazer belas fotografias.
A lenda e / ou tradição vietnamita diz que os casais que desejam ser abençoados com muitos filhos, devem ir a este lugar e fazer uma oferta.
Mulheres recém-casadas costumam ir a One Pillar Pagoda com oferendas de frutas e incenso ao Buda para serem abençoadas com a fertilidade no casamento.
Temple of Literature
O Templo da Literatura é um dos principais pontos turisticos de Hanói. Mesmo chamando-se “templo” o complexo não é um local religioso e sim um memorial dedicado ao filósofo chines Confúcio que viveu entre 552 e 479 a.C e aos séculos de educação e literatura no Vietnã.
Foi construido em 1070 pelo Rei Ly Thanh Tong e em 1076, fundou-se a Academia Imperial, primeira universidade do Vietnã, inicialmente para educar os aristocratas, nobres e membros da família real.
Abaixo deles no ranking social eram os agricultores, artesãos e trabalhadores e comerciantes. Durante os anos de 1076-1779, era o único lugar onde o mandarim era ensinado.
Através de sua história, mais de dois mil médicos se formaram. Conhecido como “pagode des Corbeaux” durante a colonização francesa, o conjunto engloba um profundo significado tradicional de tanto um templo de Confúcio e a primeira universidade imperial do Vietnã.
O templo da literatura é um passeio impressionante devido não só à história do lugar, mas também pela enorme beleza, com jardins e construções arquitetônicas de encher os olhos. São ao todo cinco pátios/espaços, da porção sul à norte, perfeitos para serem explorados sem pressa e com atenção a cada detalhe.
O templo abre de terça-feira a domingo, das 7h30 às 17h30 (de abril a outubro) e das 8h às 17h (de novembro a março). A entrada custa VND 20.000 (crianças e adolescentes até 15 anos não pagam).
Museum of Ethnology (sexta)
O Vietnã é um país composto por 54 grupos étnicos diferentes. Percebendo a importância de ter um museu etnográfico para preservar e apresentar as heranças culturais de grupos étnicos, o Governo decidiu criar um museu de etnologia em Hanói. A proposta para o Museu de Etnologia do Vietnã foi aprovado oficialmente em 14 de dezembro de 1987. Em 12 de novembro de 1997, o Museu de Etnologia do Vietnã inaugurou sua exposição permanente e aberta oficialmente ao público.
O Museu de Etnologia é um centro de pesquisa e um museu público que exibe os grupos étnicos do Vietnã e mostra a pesquisa científica, documentação, conservação, expõe e preserva o patrimônio cultural e histórico da nação de diferentes grupos étnicos.
Water Puppet Theater (sabado)
Um dos programas que fizemos foi ir ao Water Puppet Show. É um show de marionetes feito na água. Um programa para aqueles que gostam de shows típicos e que querem se aprofundar um pouco mais na cultura do Vietna.
As músicas são bonitinhas e o instrumento super bacana. A peça ilustra um pouco da cultura do povo e suas lendas e tradições.
As marionetes são originárias do delta do rio Vermelho e são uma das mais autenticas expressões da cultura do Vietnã.
Caminho para Ha Long Bay
Saímos em direção a Baía de Halong. A viagem é bemmmmm longa, tipo 3:30/4 horas de viagem. No caminho, passamos por pequenas vilas e quilometros e quilometros de Arrozais. Deixe sua maquina preparada para tirar fotos no meio do caminho.
É possível ir de helicoptero, mas o valor é bem altinho!
HALONG BAY
Baía de Halong (Vietnã)
A baía de Halong é o cartão postal do Vietnã e um dos lugares mais maravilhoso que ja vi na vida! E olha que felizmente, posso dizer que já vi cenários naturais fantásticos como vulcões ativos, noites estreladas em desertos e montanhas cobertas de neve, mas a baía de Halong fica entre as mais belas paisagens. É de tirar o fôlego!
Localizada no Golfo de Tonkin, Halong Bay, que literalmente significa “baía onde desceu o dragão”, entrou para a lista de Patrimônio Mundial da Unesco em 1993. São mais de três mil ilhas de calcario espalhadas pelas serenas águas verde-esmeralda do golfo, cobertas por vegetação e com inúmeras grutas formadas pela ação de ventos e ondas. A maior parte das ilhas não está habitada nem foi afetada pela presença humana.
As ilhas tiveram origem a partir de sedimentos calcários depositados no fundo de um antigo oceano. Como o mar subiu e desceu ao longo de milénios, o calcário macio foi facilmente moldado em enormes monólitos (os geólogos chamam-lhes formações cársicas).
Diz a lenda local que, um grande dragão que vivia nas montanhas correu até ao mar e sua cauda cavou vales que mais tarde foram enchidos com água, deixando apenas pedaços de terra à superfície, ou seja, as inúmeras ilhas que se avistam na baía.
Nas águas mais baixas existem mais de 200 espécies de peixes e 450 tipos diferentes de moluscos. Muitas vezes, a forma de uma ilha determina o seu nome, como Voi Islet (elefante), Choi Ga Islet (luta de galos) e Nha Mai Islet (telhado). Aves e animais, incluindo antílopes, macacos e iguanas, vivem em algumas das ilhas. Por exemplo, Cat Ba Island é uma Reserva da Biosfera da ONU e lar de muitas espécies raras.
Boa parte dos passeios a Halong Bay são de um dia feitos a partir de Hanói. Eu acho que além de ser cansativo, voce não terá uma experiência incrível de ver o por do sol a bordo de um barco e depois assistir ao nascer do sol. O ideal, e que foi o que eu fiz, é ficar no minimo 1 noite a bordo de embarcações com velas que lembram barcos antigos chineses. Os barcos passeiam por entre as ilhas e te levam para visitar os principais pontos turisticos da baía.
Cidades Flutuantes
Depois de navegar por algumas horas por entre as pequenas ilhas de Halong Bay, paramos para conhecer uma das cidades flutuantes (floating village). As cidades flutuantes são comunidade que se dedicam praticamente à pesca e atualmente, do turismo. Os contrastes das cores das casinhas com o mar e a vegetação são impressionantes.
Pegamos um pequeno bote guiado por nativos do lugar e que nos levou para conhecer bem de perto suas casinhas, seus Mercados e até as escolas. Eu vi crianças pequenas, morando naquelas casas flutuantes, que pegavam barquinhos sozinhas par air até a escolar (tambem flutuante). É simplesmente incrível como podem viver nestas cidades flutuantes sem quase nenhuma infra estrutura.
Cavernas
Durante nosso passeio por Halong Bay, paramos para visitar algumas grutas (são inúmeras grutas formadas pela ação dos ventos e ondas). As grutas são maravilhosas e gigantescas! Essa foi uma das grutas que nós vimos…
As mais famosas grutas estão Hang Sung Sot (caverna do deslumbrante), Hang Dau Go (caverna de madeira oculta), Hang Cung de Thieng (cave do Palácio celestial), Pendurar Bo Nau (Pelican cave), Dong Tam Cung (Gruta dos três palácios) e Trong Hang (caverna do cilindro).
A que mais lembro é a Caverna de Hang Sung Sot, que é muito conhecida porque o interior é uma rocha em forma de membro viril. Ela é composta por 3 câmeras diferentes. O acesso para a caverna é através de uma ponte de madeira.
Uma caverna que não conheci mas li muito a respeito é a Trinh Nu Cave (Virgin Cave). Diz a lenda que uma bela moça, em vez de se casar com um velho rei, fugiu para esta caverna e suicidou-se, transformando-se numa formação de rocha. Com túneis com mais de um quilómetro, é ideal para se fazerem passeios de barco noturnos.
Praia Bay Chan
Halong Bay está cheia de prainhas encantadoras em suas ilhas. Uma das que nós fomos se chamava Bay Chan Beach. Fiquei impressionada pois numa praia tão pequena tinha até jet ski para alugar!!!! Nesta ilha tem uma pequena trilha que acaba com uma vista de tirar o folego. Vale o passeio!
Barco
Boa parte dos passeios em Halong Bay são de um dia feitos a partir de Hanói. Eu acho que além de ser muito cansativo devido a distancia, voce não terá uma experiência incrível de ver o por do sol a bordo de um barco e depois assistir ao nascer do sol. O ideal, e que foi o que eu fiz, é ficar no minimo 1 noite a bordo de embarcações com velas que lembram barcos antigos chineses. Os barcos passeiam por entre as ilhas e te levam para visitar os principais pontos turisticos da baía.