Auckland é a maior cidade da Nova Zelândia e porta principal de entrada para quem quer conhecer o País.
A Nova Zelândia possui cerca de 4 milhões de habitantes e 30% da população vive na cidade de Auckland, a maior área urbana do país. Assim como boa parte das cidades da Nova Zelândia, Auckland foi construída em cima da lava de 50 vulcões, todos eles extintos ou em sono profundo há 600 anos.
Apesar de Auckland não ser o principal destino turístico da Nova Zelândia, a cidade oferece varias opções de passeios e atividades para os turistas. Além de varios restaurantes maravilhosos, bares bacanas e casas noturnas concentrados na região da Queen Street, a cidade também oferece várias atividades radicais, passeios de veleiro e visita as ilhas vizinhas através dos ferry boats.
Sky Tower
Um dos passeios imperdíveis em Auckland é a visita a Sky Tower, a mais alta torre do hemisfério sul com 328 metros de altura e que proporciona uma vista de 80 km. Além de uma vista panorâmica da cidade incrível, ela oferece para os mais corajosos uma caminhada pelo lado de fora da torre chamada Sky Walk e/ou o SkyJump, um salto externo, auxiliado por cabos, por toda a sua extensão. O equipamento de segurança garante a tranquilidade dos participantes, permitindo apreciar a cidade de uma altura de 192 metros.
É possível jantar em um restaurante giratório.
Museu de Auckland
O Museu de Auckland conta a história do País, da cultura do povo Maori (população nativa de Nova Zelândia), além de mostrar a fauna e flora que se desenvolveram unicamente nas ilhas da Nova Zelândia. Talvez aqui seja o único lugar que voce vai ver um Kiwi de verdade, mesmo que empalhado.
O museu fica dentro de um parque, o Auckland Domain, e, assim como em muitos museus de Londres, não cobra ingresso, apenas uma doação que fica a critério do visitante. Só a fachada do Museu de Auckland já vale a visita. O lugar é construído em um prédio lindo que lembra um pouco as construções gregas neo-clássicas.
Passeio de barco a vela
Vale a pena fazer um passeio de barco a vela chamado America´s Cup Experience na cidade das velas. Um passeio de duas horas com oportunidade única de participar como integrante de uma equipe de regata. Um passeio imperdível e super emocionante!
Waitakere Ranges Regional Park
A apenas 30km do centro de Auckland está o Parque Regional Waitakere Rangers, um lugar onde a floresta nativa, a vida selvagem e as praias de areia negra se encontram. O “oeste selvagem” parece um mundo a parte e oferece vistas panorâmicas do Mar da Tasmânia para o Oceano Pacífico e esculturas tradicionais Maori que ficam de guarda sobre o centro.
São mais de 250 km de trilhas de caminhada rodeadas por uma paisagem espetacular. As trilhas variam de fáceis e curtas até a famosa trilha Hillary Trail de 4 dias.
Uma das trilhas curtas populares é a trilha Kitekite (45 minutos), onde você descobrirá cachoeiras, rios, piscinas e a bela selva nativa. A flora nativa inclui palmeiras nikau, samambaias prateadas e kauri readaptado. Ouça o canto do tui e aventure-se descendo as cachoeiras gigantes de canoa.
Agora para quem procura um desafio, a Hillary Trail é uma trilha de 4 dias sem guia que passa pela exuberante floresta nativa e ao longo da costa selvagem de Waitakere Ranges. A trilha recebeu esse nome por causa de Sir Edmund Hillary, o explorador e escalador mais famoso da Nova Zelândia, e oferece uma jornada de vários dias com acampamento para passar a noite. A Hillary Trail interliga uma rede de trilhas existentes do parque regional e acampamentos básicos para mochileiros. Um alto nível de condicionamento físico e alguma experiência com acampamento são necessários.
Pare no Centro de visitantes de Arataki para obter mapas da trilha e vistas panorâmicas incríveis antes de andar entre as árvores kauri e as samambaias gigantes.
Os vulcões de Auckland
One Tree Hill:
Rangitoto Island: Rangitoto Island, que significa “céu sangrento” em maori, é um dos pontos mais interessante em torno de Auckland. A ilha de vulcão é a mais impressionante de muitas na região e serve como um destino maravilhoso para uma caminhada fora da cidade. Da fauna e flora únicas a instalações decrépitas da segunda Guerra Mundial, há muito para ver em Rangitoto.
Mount Eden:
Auckland Zoo
Visitar o Auckland Zoo é uma ótima maneira de curtir uma tarde agradável em Auckland. Com exposições da fauna endêmicas da Nova Zelândia, o zoológico está milhas à frente da maioria dos Zoos da América do Norte e Europa. O zoológico conta com 117 espécies e mais de 700 animais. Sempre há muito para se ver e fazer durante todo o ano, incluindo eventos e excursões Zoom (bastidores). Os encontros Daily Zoo, apresentados por tratadores do zoológico, oferecem a oportunidade de ficar frente a frente com criaturas incríveis.
As principais ruas: Queen Street, Quay Street e Karangahape Road
Albert Park
Harbour Bridge: Um dos principais cartões postais da cidade, também é o lugar para praticar bungy jump na ilha norte da Nova Zelândia. A ponte atravessa o Porto de Waitemata, conectando Auckland e North Shore City. É a segunda maior ponte na Nova Zelândia e a maior da Ilha Norte com um comprimento total de 1.020 m, elevando-se 43,27 m da água.
Waiheke Island
E mais….
E ainda há muito mais o que fazer em Auckland como passear no Cornwall Park, visitar o Devonport, o Viaduct Harbour, o Tiritiri Matangi Island e outros… Por isso, se programe para não deixar para trás alguns passeios ótimos para se fazer em Auckland.
(Fotinho de anos atras, quando eu fui para Auckland… já está na hora de eu voltar… kkkkk)