Maior ilha do Mundo

Curiosidades
07 maio 2017

Você sabe qual é a maior ilha do Mundo?

É a Groenlândia. Ela tem 2.175.600 quilômetros quadrados. E a Austrália? Com seus 7.682.300 quilômetros quadrados, ela tem uma área três vezes maior que a Groenlândia, porém a maior parte dos geógrafos não a considera uma ilha. “Por sua grande dimensão, ela é considerada a porção continental da Oceania”, diz o oceanógrafo Maurício Camargo, do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

green3

 

Ligada à Dinamarca, a Groenlândia não é uma nação independente. Por isso, entre os países que têm seu território totalmente situado em uma ou mais ilhas, o maior do mundo é a Indonésia, com 1.904.569 quilômetros quadrados.

g1

 

O Brasil também marca presença nessas listas. A ilha do Bananal, entre Tocantins e Mato Grosso, é a maior ilha fluvial (cercada por rios) do planeta, com 20 mil quilômetros quadrados. Já a ilha de Marajó (PA), com 49 mil quilômetros quadrados, é a número 1 da categoria fluviomarítima (cercada por rio e mar).

g2

 

Quer saber o ranking das ilhas?

green6

 

1º – Groenlândia

A maior ilha do mundo, cercada pelo oceano Atlântico e pelo mar Glacial Ártico, tem 85% do território coberto de gelo. Lá vivem 55 mil habitantes — 80% são descendentes de esquimós. A Groenlândia pertence à Dinamarca, que responde por sua defesa e relações externas, mas tem um governo local com certa autonomia.

g3

 

2º – Nova Guiné

Localizada na Oceania, a segunda maior ilha do mundo é dividida em duas partes: na metade leste fica Papua Nova Guiné, um país independente; no lado oeste, uma província que pertence à Indonésia. Florestas tropicais cobrem cerca de 65% da ilha, que tem uma grande biodiversidade e cuja fauna é similar à da Austrália.

g4

 

3º – Bornéu

A terceira colocada é vizinha da Nova Guiné e está hoje dividida em quatro regiões políticas: a província de Kalimantan (pertencente à Indonésia), os estados de Sabah e Sarawak (da Malásia) e o sultanato de Brunei (um país independente). A flora de Bornéu está entre as mais variadas do mundo.

g7

 

4º – Madagascar

Situada no oceano Índico, na costa leste da África, Madagascar tem espécies únicas de flora e fauna graças a seu isolamento geográfico. Trata-se de um país independente que tem 17,4 milhões de habitantes, divididos em 18 grupos étnicos! O mais importante é o malaio-polinésio, mas ainda há africanos, árabes, indianos…

g11

 

5º – Baffin

Pertencente ao Canadá e localizada acima do Círculo Polar Ártico, Baffin é uma ilha gelada, árida, quase sem árvores e recortada por centenas de baías e fiordes. É uma das áreas menos habitadas do planeta — os raros moradores são pequenos grupos de descendentes de esquimós

g10


PUBLICIDADE