Depois de passar uma semana na Islândia, veja algumas curiosidades sobre este País tão incrível.
A palavra Islândia significa algo como “Terra do Gelo”. À propósito, o nome do país em inglês é Iceland.
O povo islandês possui origem nórdica, a mesma de suecos, dinamarqueses e noruegueses. Aliás, contam que os primeiros colonizadores do país partiram justamente da atual Noruega.
A Islândia é uma ilha assentada sob uma cordilheira no Oceano Atlântico. Tal cordilheira (que é por muitos chamada de Dorsal Atlântica) divide as placas tectônicas que separam Europa e América do Norte e faz da Islândia um dos locais de maior atividade geológica do mundo.
Apesar de pertencer oficialmente à Europa, a Islândia se localiza numa região mais próxima da América do Norte.
A população islandesa é de 320 000 habitantes, mais ou menos a população da pequena cidade paulista de São Caetano do Sul. Detalhe: metade dos islandeses vivem na capital Reikjavik (ou Reiquiavique).
Quase 100% da energia elétrica produzida pelo país provém de fontes renováveis.
Existe uma rodovia chamada Perimetral, que circunda toda a ilha da Islândia.
Se há algo que chama a atenção na paisagem islandesa é a ausência de árvores. Isso mesmo: a Islândia possuiu pouquíssimas árvores e praticamente nenhuma floresta. As árvores foram derrubadas pelos colonizadores vikings para obter lenha.
Os verões são extremamente curtos, começando em junho e terminando em meados de agosto. A temperatura média durante um dia de verão é de 15º C. Quanto aos invernos…
Os invernos islandeses são “menos congelantes” do que o de outras localidades na mesma latitude. O clima oceânico da ilha faz com que as temperaturas dificilmente fique muito abaixo de zero nos meses mais frios do ano.
Reikjavik é a capital mais setentrional – ou seja, mais ao Norte – do mundo.
Os islandeses tem o hábito (um pouco estranho para nós) de deixar os bebês do lado de fora dos cafés e restaurantes. A impressão dos desavisados turistas é de que as crianças foram abandonadas.
Você já reparou que a bandeira da Islândia é parecida com a dos demais países nórdicos?
A erupção do vulcão Eyjafjallajoekull (na verdade, um vulcão localizado numa geleira) paralisou todo o tráfego aéreo europeu em 2010. O receio era de que a poeira gerada pela erupção afetasse a turbina das aeronaves, aumentando o risco de desastres aéreos.
A Islândia foi o primeiro país do mundo a ter uma chefe de governo declaradamente homossexual, a primeira-ministra Jóhanna Siguroardóttir.
O prato nacional islandês é o porramatur. Na verdade, o porramatur não é exatamente um prato mas um conjunto de pratos típicos, que inclui pão de centeio, carne de tubarão fermentada (é isso mesmo que você pensou: carne podre), peixe seco, carne de foca, cabeça de ovelha, testículos de ovelha, salsicha de fígado de ovelha e sangue de ovelha.
E ai? Você já sabia de tudo isso?
Fontes sites: Mais curiosidades