O Deserto do Atacama é famoso por ser o mais arrido do mundo e por isso não é de se esperar que tenha um mar de flores sobre ele, correto? Errado!
Parece algo inimaginável, mas quando chove no lugar mais seco do mundo o colorido toma conta da paisagem árida e deixa o Deserto do Atacama florido! Esse é um fenômeno raro, que acontece a cada cinco ou sete anos.
O Deserto Florido fica em Copiapó, a cerca de 700 km da cidade de San Pedro de Atacama.
A última florada do deserto foi em 2017, mas a anterior foi observada em 2015, há apenas dois anos. Antes, aconteceu em 1997 ou seja a duas décadas atrás. Geralmente acontece entre princípio de agosto até meados de outubro, mas é imprevisível.
O acontecimento pode ser explicado pelo El Nino, evento meteorológico que causa o aumento da temperatura do oceano e o consequente aumento de chuvas no Pacífico Sul e na América do Sul.
O ‘Deserto Florido’ é conhecido por sua beleza exótica de espécies endêmicas (só nascem no país) e por sua raridade como as Glórias-da-manhã, Patas de Guanaco Terciopelos, Gostaria entre outras. Junto com a flora aparece também a fauna, como borboletas, abelhas e vaquitas del desierto (um tipo de besouro). Bacana né?
Fonte: uol – el pais
Foto: Google