Tour em São Paulo nas férias

Tips
02 julho 2019
sp

Uma megacidade extensa e de grande altura, São Paulo pode não ter as praias do Rio e uma aparência sensual, mas, para os exploradores urbanos, é um destino totalmente recompensador. A metrópole oferece milhares de atrações pra mais de uma vida. São tantos lugares para conhecer, que nem mesmo quem mora na cidade consegue dar conta de zerar todas as possibilidades turísticas por estas bandas. Se você acha que só é possível curtir as férias fugindo de São Paulo, se engana. Não deixe de acompanhar, durante esta semana dicas sobre opções de lazer para todos os tipos de gostos, bolsos e idades.

MUSEU AFRO BRASIL

O Museu Afro Brasil conta uma história brasileira quase sempre ignorada. Fundado em 23 de outubro de 2004 e possui um acervo com mais de cinco mil obras, produzidas desde o século XV, representando a cultura africana e afro-brasileira. Foi criado a partir da coleção de Emanoel Alves de Araujo – escultor, colecionador e, hoje, diretor deste museu –, que ao longo de mais de trinta anos se ocupou em encontrar e colecionar obras que mostram a importância da população negra na nossa sociedade.O museu está repleto de memórias, de lembranças, de imagens de orgulho, sofrimento, conquista e competência dessa população que formou a nossa nação. O espaço abriga ainda a Biblioteca Carolina Maria de Jesus com aproximadamente 6.800 publicações, com uma coletânea especial de obras raras sobre tráfico atlântico e abolição da escravatura no Brasil. O museu fica no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, obra de Oscar Niemeyer, um dos edifícios integrantes do conjunto arquitetônico do Parque Ibirapuera. Funciona de terça a domingo, das 10h às 17h e sua entrada sai por R$ 6. Grátis aos sábados. Se ainda quiser solicite uma visita guinada através de agendamento.

MA2
MA1

PINACOTECA

Localizado em um belo edifício ao lado do metrô e da estação de trem Luz, foi fundado em 1905 e é considerado um dos mais importantes museus de arte do país. Sua coleção consiste principalmente em arte brasileira dos séculos XIX e XX, mas também é possível ver peças de artistas europeus, exposições temporárias e arte contemporânea. É uma maneira interessante de aprender mais sobre a cultura brasileira e como somos retratados por pessoas de fora e pelos próprios brasileiros. Em sua coleção há muitas pinturas feitas por estrangeiros retratando como eles viram nosso país em nossos primórdios (quando éramos uma colônia), o que contrasta com as peças de arte moderna brasileiras. O museu tem um belo café no andar de baixo e está ligado ao Parque da Luz, um parque público que inclui esculturas ao ar livre e uma área de jardim em estilo europeu (que são compartilhados com alguns personagens incomuns). Está aberto até tarde (10h) às quintas-feiras e depois das 17h nesse dia (e aos sábados) a entrada é gratuita.

pi1
pi

MUSEU CATAVENTO

O Museu Catavento é um museu de ciências iterativo em São Paulo. Diversão, interação, aprendizado, conhecimento, informação, ciência, educação! Essas são algumas palavras que podem definem quem visita o 6º melhor museu do Brasil segundo o prêmio TripAdvisor Traveller’s Choice 2018. Funciona no Palácio das Indústrias, um prédio histórico de 1924, localizado no Parque Dom Pedro II. O espaço de 4.000 metros quadrados é dividido em 4 seções: “Universo”, “Vida”, “Engenho” e “Sociedade” e conta com 250 instalações.  Recentemente a Instituição inaugurou uma nova sala, a Dinos do Brasil, que com a ajuda de óculos de realidade virtual, conduz o visitante a uma viagem aos períodos Triássico e Cretássio do Brasil, com os dinossauros que habitavam este território.   A parte externa do museu conta também com inúmeros objetos expostos. Há réplicas de carruagens, peças de engenhos antigos, vagões de trem, locomotivas e um avião antigo. Além disso algumas peças bélicas, como canhões de artilharia antiaérea também estão expostos. . Conta com uma grande fonte com peixes vivos, um borboletário e muitas árvores. Programa imperdível para crianças a partir de sete e anos e ao público adolescente. Aberto de terça a domingo da 9h ás 16h. O ingresso custa 10 reais e o pagamento dos ingressos é feito somente em dinheiro e cartão de débito.

MC
MC3

MASP

Sendo um dos maiores destaques de São Paulo, O Museu de Arte de São Paulo, ou simplesmente MASP , é o carro-chefe dos museus da cidade. A arquitetura deste prédio já vale a visita. O  edifício, fundado em 1974, foi projetado pelo arquiteta brasileira-italiana Lina Bo Bardi, é um clássico do modernismo. Reune mais de 10.000 mil onbras e possui a melhor coleção de arte ocidental da América Latina e apresenta fantásticas exposições temporárias. Além disso, a exposição permanente conta com obras de artistas internacionais como Renoir, Picasso e Diego Rivera e de alguns dos melhores artistas brasileiros de todos os tempos: Portinari, Di Cavalcanti e Anita Malfatti. A entrada às terças-feiras é grátis e aos domingos das 10h às 17h há um mercado de antiguidades muito bom acontecendo fora do museu e o espaço do outro lado da rua é um mercado de artesanato onde é vendida uma boa comida de rua. Horário de funcionamento: terça a domingo: das 10h às 18h; Quintas-feiras 10h às 20h.

MASP2
MASP3

MUSEU DO FUTEBOL

O Museu de Futebol está localizado no Estádio Pacaembu, um dos maiores estádios de futebol da cidade. É um espaço voltado para os mais diferentes assuntos envolvendo a prática, a história e curiosidades do futebol brasileiro e mundial. Se você gosta de futebol, poderá desfrutar de exibições de futebol vintage, exposições interativas e comemorações da história da Copa do Mundo e estrelas do futebol brasileiro. Ele oferece uma experiência divertida e interativa que resume a história do futebol no Brasil e documenta os altos e baixos das últimas Copas do Mundo. Ao sair, há uma boa loja de presentes e um café com música ao vivo na maioria dos fins de semana.  Um programa para adultos ou crianças que gostam de futebol. Um lugar inesquecível, rico em história, fotos, filmes, áudios e de emoção. Moderno e super bem bolado! É preciso bastante tempo para aproveitar tudo que o museu oferece! A entrada é de cerca de 20 reais e o museu fica aberto de terça a domingo.

MF
MF4

MERCADO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

O enorme mercado municipal no centro de São Paulo não é para ser desperdiçado, em parte porque está alojado dentro de um adorável prédio neoclássico com vitrais, mas também por causa da variedade de alimentos ali vendidos. O prédio com 12.600 metros quadrados foi projetado em 1926 pelo arquiteto Francisco Ramos de Azevedoe inugurado em 1933. A variedade de produtos oferecido encanta os olhos e dá água na boca. Especiarias, temperos, embutidos,frios, queijos, vinhos, carnes, peixes, cereais, legumes e muito mais fazem do Mercadão um lugar de diferentes texturas e cores. O diversidade facilita o garimpo de produtos de diversas partes do mundo. As frutas exóticas são de encantar o paldar. Vendedores espalhados pelos corredores oferecem pequenas amostras aos visitantes. O espaço de gastronomia é disputadíssimo. Você não pode sair de lá sem experimentar o famoso sanduiche de mortadela ou comer um pastel gigante acompanhado de um bom chopp gelado. Funciona de seunda à sábado das 6h às 18h e domingo e feriados das 6h às 16h.

MM1
MM
MM4

MAC – USP

Dentro do Parque Ibirapuera, o Pavilhão da Bienal de Artes , projetado por Oscar Niemeyer e concluído em 1957, abriga o excelente Museu de Arte Contemporânea, além de exposições e shows especiais. As mais de 8.000 peças do museu representam uma grande variedade de escolas de arte, desde Picasso, Modigliani e Léger até as principais pintoras brasileiras Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Portinari e Di Cavalcanti. Entre as maiores coleções de arte ocidental do século 20 da América Latina, o museu também exibe obras de Marc Chagall, Wassily Kandinsky e Joan Miró. O Sculpture Garden foi projetado por Roberto Burle Marx e exibe 30 grandes obras em um ambiente ao ar livre.

MAC
MAC3

MAM

Em meio ao verde do Parque Ibirapuera, o Museu de Arte Moderna de São Paulo reserva aos visitantes um mundo repleto de experiências, cores, formas e inesperadas obras de arte. O MAM tem como missão tornar a arte moderna e contemporânea brasileira acessível ao maior número de pessoas possível. As esculturas, em um jardim público projetado por Burle Marx , fazem com que os visitantes se sintam parte do museu. A fachada, coberta pelos traços dos grafites dos Gêmeos, entrega que o acervo do MAM foge ao convencional. Mais do que uma obra de arte decorativa, o grafite é um convite a entrar! O acervo do museu-com mais de 5.000 peças entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, vídeos e instalações e expõe artistas novos e consagrados que fazem parte do movimento de arte moderna e contemporânea como Candido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Victor Brecheret José Resende, Alfredo Ceschiatii, Volpi entre outros.

MAM0

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

Único museu do mundo dedicado a uma língua, o Museu da Língua Portuguesa é um dos passeios imperdíveis em São Paulo. Foi inaugurado em 2006 na Estação da Luz, uma das mais importantes estações de trem de São Paulo, Brasil. O Museu da Língua Portuguesa conta a história da nossa língua, a origem do idioma, na cidade que possui mais habitantes que falam português no mundo. Popular e bem-sucedido o Museu da Língua Portuguesa é famoso por suas estratégias de engajamento utilizadas com os seus visitantes. A idéia surgiu de Ralph Applebaum, que também foi responsável pela concepção do Museu do Holocausto, em Washington, e a sala de fósseis do Museu de História Natural de Nova York, ambos nos Estados Unidos. Destaca-se pelo ineditismo com obras de arte interativas e fora do comum. As salas de exposição abrigam um acervo permanente e exposições itinerantes trazem para o público curiosidades e obras de grandes nomes da língua portuguesa. As exposições acontecem em três andares. Não deixe de assistir à projeção no terceiro andar. Os poemas declamados são de encantar! Além do interessante acervo, quem chega ao museu terá o privilégio de circular pelo centenário prédio da Estação da Luz.  Os ingressos têm custo de R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia entrada). Aos sábados, a entrada é gratuita. 

LP

MUSEU DA IMAGINAÇÃO

O Museu da Imaginação é um espaço cultural de lazer, lúdico e muito divertido, instalado no bairro da Lapa, em São Paulo, desde janeiro de 2017.  Uma espécie de parque de diversões cultural com pegada artística e muita interação. São dois mil metros quadrados dedicados ao livre brincar distribuidos em diferentes espaços e propostas como Bolas Malucas, Pontes Malucas, Casa da Árvore e Foqueira. O intúito é expandir a percepção da garotada a partir dos 4 anos de idade, oferecendo experiências sensoriais, lúdicas e criativas, exposições, oficinas e muito mais! Ainda é possível participar de oficinas e programas de férias, ou ainda visitar as exposições itinerantes, todas acompanhadas por monitores. Diversão para toda a família. Atendimento: Ter, Qua, Qui e Sex – Sessão: 10h às 13h e das 14h às 17h – Sáb, Dom e Fer – Sessão: 10h às 18h. Valor dos ingressos – Adultos Ter a Sex R$ 35,00 e  Sáb e Dom R$ 39,90  e Crianças (Meia Entrada – 2 a 12 anos) Ter a Sex R$ 65,00 e  Sáb e Dom R$ 70,00.

m5

JARDIM BOTÂNICO DE SÃO PAULO

O Jardim Botânico de São Paulo é um convite para um lugar tranquilo e relaxante . Atualmente, o Jardim Botânico faz parte do Instituto de Botânica de São Paulo e está geograficamente localizado no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, conhecido como Parque Estadual. Sua área de 360.000 pés quadrados de floresta tropical é o lar de 380 espécies de árvores utilizadas para pesquisa e conservação. Além da vegetação, é possível observar alguns animais, como os tucanos-de-bico-verde, as preguiças, macacos e roedores que vivem livremente no local. Muito perto da Trilha da Nascente estão o Túnel do Bambú e o Castelinho, uma pequena casa feita de madeira dentro da floresta, as crianças adoram. Há um bom restaurante dentro do parque que oferece café, lanches e almoço por quilo. No centro do parque está localizado o Museu Botânico, com muitas amostras de sementes, plantas, óleos e explicações sobre a florabrasileira.  Ideal para ler um bom livro, caminhar , apreciar a natureza ou fazer um piquenique.  Funciona de terça a domingo e feriados das 9h ás 17h e o ingresso custa 10 reais.

JB
JB4

PARQUE DO IBIRAPUERA

Se você se cansar da selva de concreto, vá até o Parque do Ibirapuera, que oferece um espaço verde e espaçoso dos arranha-céus de São Paulo.  Não é só o principal parque urbano de São Paulo, é um complexo cultural. Possui uma grande área de lazer, corrida, patinação e caminhada, além de museus, o Biennale Pavilion e uma extraordinária sala de música. É uma parte importante da vida da cidade, muitas vezes em comparação com o American Central Park ou o Ueno Park, em Tóquio.  Uma obra-prima de arquitetura (algumas pessoas podem discordar), projetada pelo genial arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Sede da São Paulo Fashion Week e da Bienal de São Paulo, entre outros importantes museus como o Oca, é um lugar encantador se você quer um pouco de arte e cultura, praticar esportes ou apenas fazer uma pausa e relaxar na grama verde. Seus 1.584 quilômetros quadrados abrigam três lagos, dois museus e muitos outros espaços culturais. O parque sedia vários eventos ao longo do ano, como shows musicais gratuitos e um espetáculo de águas e luz em comemoração às festividades do fim do ano. Há ainda dois monumentos importantes para você visitar: o Obelisco e o Monumento às Bandeiras. O Ibirapuera é um lugar perfeito!

PI
PI2
PI4

BECO DO BATMAN

Sim, isso mesmo, há uma rua chamada Batman Street e é um dos lugares mais populares e turísticos para ir a São Paulo. No início da rua há uma pintura grafite de Batman e o resto das paredes da rua está cheio de grafites coloridos de vários motivos. Todos os dias esta rua está cheia de turistas tirando fotos com seus grafites favoritos. Há também uma pequena galeria de artesanato e um ponto de venda ao lado e uma rua vizinha repleta de cafés e bares, onde você pode desfrutar de cervejas artesanais ou caipirinhas.

BB

INSTITUTO BUTANTÃ

Uma das maiores instalações de pesquisa biomédica do mundo, o Instituto Butantã foi fundado em 1901. A área, que é um dos principais pontos turísticos da capital paulista, tem atrações para os observadores de aves e amantes da natureza, além de oferecer um bom lugar para caminhar, ver serpentes no serpentário e aprender sobre o desenvolvimento de vacinas e anti-venenos. Cerca de 40 espécies podem ser vistas a cada passarinhada, como o alma-de-gato, o pica-pau-de-cabeça-amarela e o papagaio-verdadeiro.A variedade da flora também surpreende. Alamedas de árvores raras podem agradar aos que desejam fazer um piquenique ou relaxar na paz de um lugar bem preservado. Poderá incluir no passeio a visitação aos três museus: Museu Biológico, Museu Histórico e Museu da Microbiologia; o Serpentário; o Museu de Rua e a praça ladrilhada Vital Brazil e alguma exposição momentânea. Com informações sobre espécies brasileiras, os visitantes podem conhecer mais sobre a natureza. Uma ótima opção de passeio para todas as idades. O parque do Instituto Butantan funciona todos os dias das 7 às 18 horas e a entrada é gratuita. 

PLANETÁRIO

Instalado numa construção moderna em forma de cúpula, no meio do verde do Parque do Ibirapuera, o mais antigo planetário do Brasil, inaugurado em 1957, funciona hoje com o equipamento ultramoderno Starmaster ZMP, da famosa indústria ótica alemã Carl Zeiss. O aparelho é capaz de projetar o céu visto de qualquer ponto conhecido do universo. Com esse equipamento, o paulistano pode observar o céu visto, por exemplo, a partir de Marte ou de qualquer outro planeta. O espaço também conta com projetores periféricos, que podem trazer para São Paulo as imagens captadas pelo telescópio espacial Hubble e pelos satélites da Nasa. Os 42 conjuntos de lentes mostram, por meio de 9.000 fibras óticas, a Via Láctea, nebulosas, constelações, galáxias, o sistema solar, fases da lua e eclipses, tudo em cor e brilhos reais, de acordo com o tema explorado na apresentação. O passeio é uma ótima oportunidade para olhar e se encantar com o céu de estrelas brilhantes, sem nuvens ou poluição. Dica bacana para levar a criançada. Barato, organizado e educativo. Vale a visita! Em Julho e Dezembro o planetário terá 4 sessões por dia (10h/12h/15h/17h), de quarta a domingo e feriados, com duração de 40 minutos cada. No restante do ano, as sessões serão somente aos finais de semana e feriados. Ingressos: R$ 8 e R$ 4 (meia-entrada).

PP
PP1

AQUÁRIO DE SÃO PAULO

Considerado uma referência e exposição de animais, o Aquário de São Paulo é o maior aquário da América Latina. Inaugurado em 2006, o aquário tem 9000 m² e 2 milhões de litros de água. Um pedacinho do mar e da natureza no meio da cidade, localizado no bairro do Ipiranga. Ele é o único aquário com o tema Brasil, e leva os visitantes a se sentirem em ambientes imersos, que possuem aproximadamente 3000 exemplares de 300 espécies de animais.  As florestas brasileiras são retratadas no primeiro setor dedicado à água doce, onde aborda questões como poluição de rios e espécies ameaçadas de extinção. Já o oceanário é um verdadeiro mergulho no mundo marinho com mais de 1 milhão de litros de água, os hóspedes desta indústria embarcam em um naufrágio, cercados por tubarões e arraias. Desfrute também do Vale dos Dinossauros, com gigantescas réplicas desses seres, e uma visita a um paleontólogo do museu, a surpresa é por conta dos morcegos gigantes na ilha de Java, na Indonésia, e de uma visita divertida ao Pólo Norte. E finalmente caminhe pelos Mamíferos Setoriais, um fascinante passeio pela selva amazônica. Funciona de segunda a domingo e feriados das 9h às 19h.Ingresso Infantil  60,00 – Crianças de 2 a 12 anos e Adulto 90,00.

aa
aa1

ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO

Um passeio muito bacana para se fazer com a família é visitar o Zoológico de São Paulo. Criado em 1958, o zoológico está localizado em uma área de 824.529 m² de Mata Atlântica e apresenta uma exibição de mais de 3.000 animais, entre aves, répteis, mamíferos, anfíbios e  invertebrados. São ao todo são 824 mil m² e 4km de ruas e avenidas para você percorrer. Os chimpanzés são sucesso garantido e estão logo na entrada do parque. Conta com animais da nossa fauna como por exemplo o mico leão dourado e o tamanduá bandeira. Há também uma boa quantidade de répteis e anfíbios que ficam em um recinto coberto e com condições de luz e temperatura controladas. Uma das peculiariedade do Zoo de São Paulo, é a creche para filhotes rejeitados pelas mães, equipada com chocadeiras elétricas e sala de incubação para ovos de aves e répteis. Uma dica legal são os passeios noturnos, uma vez que alguns animais só aparecem de noite. O Zoológico de São Paulo é um programa bem tradicional da cidade para as crianças que tem a  oportunidade de ver diferentes animais e aprender sobre a preservação do meio ambiente. Funcionamento: o Zoológico de São Paulo abre todos os dias das 9h00 às 17h00 (bilheteria fecha às 16h30). Ingresso: R$ 36 para adultos e maiores de 12 anos; R$ 15 crianças entre 6 e 12 anos; gratuito para menores de 5 anos; idosos e estudantes pagam R$ 15.

ZO3
ZO2

ESTAÇÃO CIENCIAS

Localizada em antigos galpões da Lapa, a Estação Ciência mantém uma exposição educativa que aborda vários temas científicos, como astronomia, geologia, geografia, biologia, tecnologia e humanidades. De forma interativa, a exposição permanente atrai crianças e adultos, que adoram colocar as mãos no Gerador de Van de Graaff – esfera que, quando tocada na sua superfície, faz com que os cabelos do visitante arrepiem. Já no Simulador de Terremotos, as pessoas têm a sensação de estar em uma sala que sofre com o fenômeno natural, além de poderem assistir em vídeos às imagens de tremores verdadeiros. O estabelecimento possui uma miniestação metereológica, que fornece informações sobre o clima por meio de equipamentos instalados no telhado da construção. Na área de Ciências da Terra, uma maquete mostra como acontecem os tsunamis e o visitante passa a conhecer de forma mais profunda alguns elementos geológicos como a água, as rochas e o petróleo. Ótima dica de diversão e muito aprendizado em família. Ingressos: R$2. Menores de 6 e maiores de 60 anos não pagam. A entrada é grátis para todos no primeiro sábado e terceiro domingo de cada mês. 
Funcionamento: de terça a sexta-feira vai das 8 às 18 horas, nos finais de semana e feriados das 9 às 18 horas. 

EC

ZOO SAFARI

O Zoo Safári, antigo Simba Safári, é uma boa dica de passeio para fazer com as crianças em São Paulo. Inaugurado em 2001, o Zoo Safári está localizado ao lado do Zoológico de São Paulo. Instalado em uma área de 80.000 m², dezenas de animais silvestres são apresentados ao público num percurso de cerca de 3,9 km que pode ser feito em veículo próprio ou por meio de vans do local. Os visitantes podem ver bem de perto cervos, macacos-prego, macacos-aranha, avestruzes, camelos, lhamas, leões, tigres e outros bichos da faunanativa e exótica. Para quem quiser dar comida para os animais, o Zoo Safári vende canecas cheias de ração por R$ 10. O Zoo Safári tem estacionamento próprio, lanchonete, loja de lembranças, fraldário, área para piquenique e banheiros acessíveis. De segunda-feira a domingo – Funcionamento das 10h às 17h – Fechamento da bilheteria: 16h . Ingressos Adultos ou crianças acima de 12 anos –  R$ 35,00 – Crianças de  4 a 12 anos – R$ 15,00 –  Crianças até 3 anos – Gratuito – Idosos (a partir de 60 anos) –R$ 15,00.

ZO

MUSEU DA IMAGEM E SOM – MIS

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo , ou simplesmente MIS, foi inaugurado em 1970 e possui mais de 200 mil itens. É uma mistura do que é mais relevante e atual, incluindo fotografias, filmes, vídeos e cartazes. Além de exibições regulares e exibições de filmes, o museu já recebeu shows de nível mundial, como a carreira e as produções de Stanley Kubrick (2013) e uma retrospectiva sobre a vida e a música de David Bowie que atraiu centenas de milhares de visitantes. . O museu também oferece o programa mensal Cinematographo , que apresenta projeções mudas de filmes com acompanhamento de música ao vivo.  É um ótimo passeio para quem já conhece muito bem SP e já foi em outros pontos turísticos. Horário de funcionamento: terças a sábados 12: 00-9: 00; Domingos, feriados 11h ás 20h. Todas as exposições do térreo têm entrada gratuita.

MS
MIS

JAPAN HOUSE

A Japão House de São Paulo é uma referência como centro cultural e é totalmente dedicado à gastronomia tradicional japonesa, tecnologia e design de excelência. Foi desenvolvido pelo renomado design japonês Kenja Hara. Localizado na Avenida Paulista, o prédio mostra a cultura contemporânea do Japão mesclando a forte tradição do país com o que existe de mais novo em tecnologia e design. A intenção do projeto é estimular o público de outras nações a ver o Japão de maneira diferenciada. A experiência começa já pela fachada: grandiosa e imponente. As exposições ali apresentadas estão sempre se renovando. Há também workshops de temas variados, uma lojinha muito graciosa com artigos importados uma seleção de livros a venda e a cafeteria IMI com doces, salgados e chás japoneses.
E toda essa experiência é oferecida ao público gratuitamente.

jp0

ITAÚ CULTURAL

O Itaú Cultural apresenta um acervo voltado especialmente para a história do Brasil. O espaço conta com exposições itinerantes e permanentes. O acervo permanente de 514 metros quadrados reúne 1.364 obras. É a maior coleção de arte de uma companhia privada da América Latina e está organizada em duas exposições: Brasiliana Itaú e Itaú Numismática. Destaca-se pelas belíssimas coleções de moedas, documentos, mapas, gravuras, pinturas, manuscritos de literatura e outros objetos de arte contam a história do Brasil de maneira leve e absolutamente interessante. A escadaria cercada por desenhos de plantas e animais que compõem a flora e a fauna brasileira é um dos mais belos cenários do local. O espaço Itaú Cultural conta ainda com salas de teatro, cinema, espetáculos musicais e projetos artísticos. Todos os eventos são gratuitos. Para ver os espetáculos, é preciso pegar os ingressos com meia hora de antecedência na bilheteria.

IC5

Fotos referência Google


PUBLICIDADE