A ilha de Socotra e seus estranhos habitantes

Curiosidades
01 dezembro 2019
scapa 2

A ilha Socotra, na costa do Iêmen, parece mais um planeta alienígena .

Sua flora ameaçada de extinção é única devido ao isolamento do local remoto, temperaturas extremas e condições áridas. Um terço de sua vida vegetal não pode ser encontrado em nenhum outro lugar da Terra. Felizmente, 70% da ilha foi reservada como um parque nacional.

ssss
s5

Também conhecida como “Ilha Alienígena”, este pedaço de terra separou-se continente africano há mais de seis milhões de anos e mais se parece com um cenário de filme de ficção científica.

Com uma fauna e flora completamente diferentes de qualquer outro lugar na terra, ficou conhecida mundialmente por suas árvores tão peculiares quanto às encontradas na região do Joshua Tree National Park, árvores de sangue de dragão que parecem discos voadores empoleirados em troncos.

Outras plantas peculiares compõem a flora local. Dentre elas, a árvore gigante suculenta Dorstenia gigas, o pepino árvore Dendrosicyos socotranus, Socotran romã, Aloe perryi, e Boswellia socotrana. Socotra está entre os patrimônios mundiais da Unesco por sua excepcional riqueza e diversidade de sua flora e fauna.

Aves como o Socotra Starling, Socotra Sunbird e Socotra Grosbeak não são encontradas em nenhum outro lugar da Terra. Os morcegos são o único mamífero nativo da ilha.

sss

Os moradores da misteriosa ilha também são únicos: todos eles têm um haplogrupo de DNA que não possui outras pessoas na Terra. O idioma do local também é desconhecido pelo resto do mundo. Para se comunicarem com turistas, os cerca de 40 mil habitantes recorrem à língua árabe.

Alguns afirmam que o Jardim do Éden foi originalmente localizado na Socotra.  Em 2008, a UNESCO nomeou Socotra como Patrimônio Mundial.


PUBLICIDADE