10 das melhores rotas de ciclismo da Europa

Tips
22 janeiro 2020
55

Os passeios de bicicleta – autoguiados e em grupo – estão se tornando uma maneira cada vez mais popular de explorar as melhores estradas secundárias da Europa. Caminhos e trilhas interligados abrangem países do continente, oferecendo vistas deslumbrantes ao longo do caminho para ciclistas de todos os níveis. Em todo o continente, as rotas amadas e (principalmente) sem carros acomodam todos os níveis e idades dos ciclistas, seja você iniciante em sua primeira viagem rápida ou pedalando milhares de quilômetros em todo o mundo. Desde passeios de bicicleta gastronômicos com paradas de comida e vinho deliciosos até passeios historicamente imersivos pelas cidades medievais, as rotas a seguir oferecem um pouco de tudo para quem procura ver o melhor da Europa de duas rodas.

Ciclovia Alpe Adria Radweg

1 1

Onde: Áustria e Itália

Nível de habilidade: Intermediário

Ótimo para: vista para a montanha, pequenas paradas na cidade, cozinha italiana

Não deve ser confundida com a rota de caminhada com o mesmo nome, essa ciclovia de 416 km começa em Salzburgo, na Áustria, atravessa os Alpes e termina na costa do Mediterrâneo em Grado, na Itália. A seção austríaca foi projetada para mostrar a beleza dos Alpes sem escaladas impossíveis, enquanto a porção italiana serpenteia ao longo de rios e cidades animadas, oferecendo vinhos e massas abundantes.

Ciclovia do Danúbio

2 1

Onde:  Alemanha e Áustria

Nível de habilidade: Iniciante

Ótimo para: viagens em família, marcos medievais, zona calma

A  ciclovia do Danúbio  é uma das rotas de bicicleta mais conhecidas e mais percorridas da Europa. Ele segue o rio Danúbio desde sua nascente na Alemanha até o Mar Negro, mas o trecho mais popular da trilha  é a porção de 306 km entre a cênica vila alemã de Passau e Viena, na Áustria. Quase totalmente sem carros e bastante plano, esse caminho – que atravessa a fronteira entre a Alemanha e a Áustria durante grande parte do percurso – é perfeito para ciclistas de qualquer idade e habilidade.

Rotas de cerveja na Flandres

3 1

Onde: Bélgica

Nível de habilidade:  Iniciante

Ótimo para: cerveja, cerveja e mais cerveja!

A Bélgica oferece aos amantes da cerveja uma variedade de rotas de cervejaria na região da Flandres. Escolha sua própria aventura reunindo várias rotas de cerveja dedicadas na província de Brabante Flamengo. Esses loops, que variam de 32 a 48 km, levarão você às tradicionais cervejarias e abadias belgas que produzem algumas das melhores cervejas do mundo.

Piva Canyon Road

4 1

Onde: Montenegro

Nível de habilidade: Iniciante

Ótimo para: estradas tranquilas, desfiladeiros de rios

Logo após você cruzar o Montenegro a partir de Vučevo, na Bósnia, uma subida íngreme pela pouco exigente estrada E762 leva você a mergulhar em um profundo desfiladeiro esculpido pelas águas azul-petróleo do rio Piva. A rota da Piva Canyon Road continua ao longo do rio e passa por mais de 60 túneis, serpenteando por um desfiladeiro antes de chegar a Plužine, uma pequena cidade turística onde os ciclistas podem dar um mergulho no Lago Piva. [Nota do editor: embora os túneis normalmente representem um perigo para os ciclistas, a maioria dos túneis ao longo deste trecho de 26 quilômetros é curta e os carros são raros, reduzindo drasticamente a ameaça de um acidente.

Trilha de cortina de ferro

8 1

Onde: Bulgária

Nível de habilidade: Avançado

Ótimo para: estradas remotas, natureza intocada, luxos baratos

Montanhas, cidades termais baratas e comida e vinho deliciosos fazem parte da jornada ao longo da seção búlgara da Trilha da Cortina de Ferro . A rota começa nas estradas de baixo tráfego do vale da Trácia, que abriga várias vinícolas, incluindo a Orbelus Organic . Então o caminho segue para o leste, nas montanhas que formam a fronteira com a Grécia , passando por cidades termais acessíveis, como Gotse Delchev e Devin. De lá, suba na natureza intocada das Montanhas Rhodope, onde abundantes áreas de piquenique oferecem água fresca da nascente e opções de camping gratuitas.

Caminho Hebridiano

5 1

Onde: Escócia  ( Reino Unido)

Nível de habilidade: Fácil a intermediário

Ótimo para: Vida selvagem abundante, costas e paisagens cênicas

A Rota de Ciclismo Hebridean Way, de 185 milhas (297 km) – também conhecida como NCR (National Cycle Network Route) 780 – cruza 10 ilhas nas Hébridas Exteriores, conectadas por balsas e calçadas. As estradas remotas e pacíficas serpenteiam ao longo da costa atlântica acidentada e voam sobre colinas que oferecem vistas impressionantes e muitas oportunidades para encontros com a vida selvagem nas Ilhas Ocidentais (pense: ovelhas, cavalos em miniatura e papagaios-do-mar)

Parenzana

10

Onde:  Itália , Eslovênia e Croácia

Nível de habilidade: Intermediário

Ótimo para: vinho local e azeite, cidades litorâneas, culinária da Ístria

A Ferrovia Parenzana de 123 km de comprimento costumava conectar Trieste, na Itália, a Poreč, na Croácia. Mais tarde ficou conhecido como o ” Caminho da Saúde e da Amizade ” e agora une todos os três países da península da Ístria. A rota montanhosa atravessa olivais e pessegueiros, vinhedos e vilarejos coloridos do Adriático, com muitas oportunidades para paradas de comida gourmet ao longo do caminho.

Estrada do Vinho da Alsácia

7 1

Onde: França

Nível de habilidade: Intermediário

Ótimo para: vinícolas, aldeias encantadoras, estradas tranquilas

Os ciclistas não precisarão se sentir muito mal com todo o vinho e comida disponíveis na região vinícola da Alsácia, graças a essa rota de 170 quilômetros, que percorre as encostas orientais das montanhas Vosges. A Alsace Wine Road é uma das mais belas ciclovias da França; a rota segue antigas linhas ferroviárias e partes da estrada romana e muitas vezes leva a experiências íntimas de degustação de vinhos nas aldeias.

Rallarvegen

6 1

Onde: Noruega

Nível de habilidade: do iniciante ao avançado

Ótimo para: estradas de terra, geleiras, montanhas, vales, fiordes

Originalmente construída para transportar materiais para a construção da Ferrovia Bergen-Oslo, esta é uma das rotas cênicas mais populares da Noruega. Pegue o trem de Bergen ou Oslo com sua bicicleta ou alugue um na cidade e pare no caminho de terra entre as cidades de Haugastøl e Flåm. Combinando a história com a natureza cara a cara, a rota de 82 km pode ser concluída em um dia ou você pode ir devagar e prolongar a viagem por vários dias, permanecendo nas cidades ao longo do caminho.

Ferrovia Vasco-Navarro

9

Onde: País Basco, Espanha

Nível de habilidade: Iniciante

Ótimo para: Natureza, marcos históricos, pequenas aldeias

Antigamente uma rota de trem, a ferrovia Vasco-Navarro, de 82 km, convertida em 51 milhas (  também conhecida como Via Verde Vasco-Navarro) é agora uma das rotas de bicicleta mais longas da Espanha. O caminho plano guia os ciclistas da capital basca de Vitória-Gasteiz até a cidade histórica de Estella, passando por montanhas, rios e desfiladeiros e atraentes cidades e vilarejos. Em Estella (ou Lizarra, no basco), o caminho se conecta ao Caminho de Santiago , uma rede reconhecida pela UNESCO de rotas históricas de peregrinação que também podem ser exploradas em bicicleta.

Fotos Referência Google


PUBLICIDADE