Uma pedra enorme erguendo-se a mais de 200 metros do solo plano de Guatape, na Colômbia, a Piedra de Penol ou El Peñon de Guatape, já foi adorada pelos índios Tahamies.
Por volta de 1900, a enorme rocha de 10 milhões de toneladas foi vista pelos fazendeiros locais como um incômodo, uma versão gigante das rochas que os fazendeiros regularmente cavavam de seus campos. Em 1954, um grupo de amigos – supostamente a pedido de um padre local – escalou a rocha usando uma série de tábuas presas em uma fenda. Estas foram as primeiras pessoas conhecidas por escalar El Peñon de Guatape. (Não se sabe se os Tahamies tinham uma maneira de subir na pedra.)
A rocha, que é quase totalmente lisa, tem uma longa fenda, aquela que os escaladores usaram para subir. Na fenda foi posteriormente encravada uma escada de alvenaria de 649 degraus, única forma de chegar ao topo da Piedra de Penol. Na década de 1970, a área foi represada e a visão da rocha mudou: agora ela tem vista para uma série dramática de lagos e ilhas.
Hoje, você pode subir na rocha (aparentemente de propriedade de uma família local, embora também designada pela Colômbia como um “monumento nacional”) por US $ 6. Lá você encontrará algumas relíquias religiosas e uma torre de observação de três andares.
Fonte Atlas Obscura
Foto Goggle e @jguzmannn