Mapparium

Curiosidades
12 abril 2021
1

Quer ver o mundo iluminado em luzes de LED e sem distorções na superfície da Terra?

Isso é possível no Mapparium, um globo de três andares feito de vitrais, dividido ao meio por uma passarela de vidro, construído em 1935 é localizado na Mary Baker Eddy Library em Boston.

Quando olhamos para um globo preciso, os tamanhos relativos dos continentes ficam distorcidos pela perspectiva, pois a forma esférica faz as diversas regiões parecerem diferentes dependendo da distância do observador. Porém, quando a visão parte exatamente do centro do globo, o olho se situa na mesma distância de cada ponto do mapa.

2

É fascinante ter essa visão da Terra pela primeira vez. A África é gigantesca. A América do Norte, a Europa e a Ásia se aglomeram em torno do Polo Norte.De todos os aspectos do Mapparium, o mais curioso é a acústica.

Ao ficar bem no centro da esfera perfeita, você ouve sua voz em um som amplo totalmente envolvente. As paredes curvas de vidro não absorvem as ondas de som, mas as fazem reverberar. Por essa razão, quem está em um extremo da ponte pode ouvir o sussurro da pessoa no outro extremo perfeitamente.

Esse efeito é chamado de “galeria sussurrante”.

Fonte: Atlas Obscura

Foto Marry Baker Eddy Library e @beautyjeans


PUBLICIDADE