Você sabe qual é o lugar mais frio e habitado do mundo?
Bom…se você acha que está tão frio que não tem como piorar precisa conhecer o vilarejo russo de Oymyakon
localizado no leste da região da Sibéria.
Na década de 1920, os termômetros registraram a mais baixa temperatura em uma cidade povoada: a marca de -71,2º graus foi medida em 1924.
Se isso parece distante demais, basta saber que a média de temperatura no inverno em Oymyakon é de 45º graus negativos — no ano todo, a média sobe para -14,2º graus.
Para viver no “Polo do Frio”, os quase mil habitantes precisam se adaptar às condições extremas de frio. Vão aí algumas curiosidades:
❄️As casas em Oymyakon, não possuem água corrente porque os canos congelam. A região possui mananciais de águas termais de onde vem a água para uso doméstico. O aquecimento é fornecido por uma usina que queima carvão 24 horas por dia.
❄️Existe conexão de internet e televisão por satélite, mas é comum os celulares congelarem quando levados para a rua.
❄️As garagens das casas precisam ser aquecidas ou corre o risco do motor dos carros congelarem.
❄️As crianças só vão para a aula se a temperatura estiver até -46,7º graus, caso contrário as escolas fecham.
❄️E para sair na rua? O indicado é cobrir todo o corpo, caso contrário a pessoa estará assumindo o risco de congelar os cílios, lágrimas, barba (no caso dos homens) e qualquer parte do corpo que esteja descoberta.
❄️Como nada que é vegetal cresce no solo da região, a dieta basicamente é através de carne e derivados de animais. Frutas e legumes vêm de outros lugares, mas são muito caros.
❄️ Muitas casas não possuem geladeiras, já que é possível usar as varandas para manter a comida congelada.
Já se imaginou em um lugar desse?
Fonte: Passagens Promo