O deserto do Atacama é um dos lugares mais bonitos do Chile, senão do mundo.
Fui sorteada pelo @nayaraaltoatacama para conhecer de pertinho tudo o que ele oferece. Unhuuu!!!!
Já estive por lá em outra oportunidade, mas sem dúvida alguma os cenários de terreno vermelho pontiagudo, as dunas de areia ondulantes e os vales cor de rosa, fazem do deserto do Atacama um dos lugares mais incríveis do planeta!
Bora se juntar para mais uma aventura imperdível!
Valecitto
Ontem fizemos o nosso primeiro passeio aqui pelo deserto.
Fomos conhecer o Valle de la Luna que está localizado na cordilheira Domeyko e é seguramente uma das paisagens mais imperdíveis para quem visita San Pedro de Atacama.
Milhões de anos atrás nesta área havia um enorme lago, cujo fundo foi subindo lentamente devido aos movimentos da terra e terremotos. Essas mudanças na geografia formaram o que hoje é conhecido como Cordillera de la Sal que formam uma paisagem de outro planeta por suas surpreendentes formações geológicas, de rocha e areia, erosionadas pela água e vento.
O lugar é incrível! E tivemos a sorte de presenciar um fenômeno raro por aqui de ver o sal entre as rochas que foi causado pela forte chuva na semana passada.
Finalizamos o nosso passeio com um pôr do sol INACREDITÁVEL em um delicioso happy hour regado a vinhos, queijos e salmão, tudo organizado pelo nosso hotel @nayaraaltoatacama
Valle del Arcoiris
Já pensou em passear por colinas e montanhas coloridas?
Pois foi isso que fizemos. Fomos conhecer o Vale do Arcoiris.
Uma caminhada pela Cordilheira de Domeyko, onde vimos a arte rupestre e dentre os tons avassaladores do deserto.
O efeito arco-íris Acontece-se através da argila e vários minerais que inundam de cor as colinas e formações rochosas deste lugar único onde as cores se misturam entre o vermelho, beige, verdes e brancos.
O incrível é que toda essa área era coberta pela água do mar há 190 milhões de anos atrás.
Tudo muito lindo! Impressiona!
Laguna Cejar
Sabe aquela experiência única que você NÃO pode deixar de fazer se você estiver no Atacama?
Aos pés da Cordilheira dos Andes está a Laguna Cejar, uma lagoa desértica onde, devido à alta concentração de sal, você pode flutuar na superfície.
Fomos explorar uma das mais belas paisagens do Chile.
Foi inesquecível . O dia estava espetacular e a temperatura da água gelada mas agradável. Parece que você está inserido em um cenário de filme de tão lindo que é!!
Foi uma farra!!! Até abdominais nós fizemos. 😂😂😂Saímos carregadas de sal!!
Literalmente tomamos um banho de sal…e XÔ URUCUBACA!
Rota dos Salares Altoandinos
A Rota do Salares sem dúvida alguma foi uma experiência inesquecível!!
Fizemos um passeio que nos levou a uma altitude de 4.800 metes em vários pontos importantes ao leste de San Pedro de Atacama, em direção à Cordilheira dos Andes.
Dentre os lugares que conhecemos destacam-se alguns muito especiais;
✔️Licancabur: o majestoso vulcão que rodeia o Atacama.
✔️Lago Quepiaco, onde apreciamos o contraste entre a vegetação, os animais e a cordilheira.
✔️Laguna Del Diamante: um lugar inacreditavelmente maravilhoso!
✔️Monjes de la Pacana, onde vimos de pertinho enormes pilares de pedra que se erguem solitários no meio do deserto a milhões de anos atrás.
✔️Laguna Negra: um salar de Aguas Calientes com temperatura de 35° graus caracterizado por suas águas de diferentes cores.
Finalizamos o passeio com um almoço incrível regado a vinho tinto e branco!!
Uma experiência EXTRAORDINÁRIA!!!
Gyser del Tatio
Pensem em um passeio GELADOOOO!!!
Foi o que fizemos hoje para conhecer de perto uma das atrações mais disputadas aqui do Atacama!! O famoso Gyser del Tatio
Tudo começa de madrugada… pegamos estrada ás 5h30 da manhã em um percurso de 1h30 em estrada precária e de muitas pedras. Mas tudo valeu muito a pena quando chegamos lá!
São crateras localizadas no deserto mais árido do mundo expelindo água fervendo a uma temperatura que pode chegar até 100° graus!!
É um espetáculo muito bonito e raro de se ver.
O fenômeno só acontece em áreas vulcânicas e existem apenas 1.000 gêiseres ao redor do mundo.
Tudo isso a mais de 4.200 metros de altura, em pleno amanhecer e com temperatura geralmente negativa. Nós chegamos a pegar -8°!!!!
Terminamos o passeio com um delicioso café da manhã em meio a um cenário deslumbrante!
Cactus Hiking
Não existe maneira mais legal e divertida do que explorar o
deserto de Atacama através de ou caminhadas. E hoje a proposta do passeio foi essa, fazer o trekking de Guatin.
São 5 km percorrendo trilhas que rodeiam o rio, subindo e descendo por trilhas de pedras com paisagens lindíssimas que estão rodeadas por cactos gigantes, rochas e pelas Colas de Zorro, uma vegetação bem específica da região.
A travessia Cactus Hiking que está a 3600 metros de altitude não é fácil,exige um
certo preparo e esforço, mas o que não faltou foram boas risadas!!
Ao chegar ao todo nos deparamos com um maravilhoso por do sol.
Incrível!!
San Pedro de Atacama
San Pedro é uma cidade bem pequena com apenas uns 7.000 habitantes.
Escolhemos uma tarde livre para passear por lá e aproveitar para jantar na cidade.
Apesar de parecer simples e bem rústica, a cidade de San Pedro de Atacama pode te surpreender bastante em vários sentidos, você vai encontrar uma igrejinha, pequenas lojinhas abarrotadas de produtos “locais” e temáticos, livraria e algumas lojinhas de roupas de frio.
Aqui você encontra até mini cilindros de oxigênio caso tenha tenha dificuldade em respirar por conta da altitude.
San Pedro está cheia de ótimos restaurantes. É verdade que eles não são muito espaçosos e o preço não é dos mais baratos, mas eles servem incríveis pratos da cozinha local e tem um ambiente muito agradável. A maior parte desses estabelecimentos fica na Calle Caracoles, a principal via da cidade.
Escolhemos o restaurante Adobe que está no rol dos restaurantes mais sofisticados do centro de San Pedro.
Sua fama vem principalmente por conta das ótimas carnes típicas chilenas e das pizzas. Mas seu cardápio é bem amplo e também possui saladas, peixes, frutos do mar, entre outras coisas.
Estava lotado, divertido e com música ao vivo, além de uma fogueira no meio do pátio que ajuda a aquecer as noites mais geladas do deserto.
Aproveitei para provar a tal da Rica Rica, em forma de sorvete e estava maravilhoso!!!
Nayara Alto Atacama
Vamos falar sobre o Nayara Alto Atacama, o hotel que eu escolhi para me hospedar no deserto?
A começar que a construção do hotel que se mistura lindamente com o deserto ao seu redor. Foi construído da mesma cor que as rochas, o que o torna mais incrível ainda. Tudo no estilo rústico Chic!
Nossa acomodação era uma graça. Tudo super moderno com toques rústicos e ainda contava com um terraço com vista magnífica pro deserto.
Escolhemos a estadia Full Experience, onde tudo estava incluído, desde os passeios, alimentação e até bebidas alcoólicas. Tudo excelente!
O hotel oferece excursões com equipe de turismo própria e vans. Todos os passeios são incríveis que fica até difícil escolher uma e deixar outra para trás… Mesmo assim a nossa programação foi intensa! O hotel oferece bicicletas gratuitamente para visitar os pontos turísticos pertos.
Na parte de lazer conta com seis piscinas, algumas delas aquecidas circundadas por vegetação nativa e ainda uma ótima estrutura de Puri Spa.
Já as nossas noites eram à beira da fogueira sob as estrelas, e com
um bom vinho chileno na mão.
Gastronomia Local
Falando agora sobre a gastronomia do hotel @nayaraaltoatacama
MEU DEUS DO CÉU… um espetáculoTão boa que merece um post solo!
Logo no nosso check In fomos questionados sobre nossas preferências e restrições alimentares.
Vou dizer uma coisa: a versatilidade dos cardápio, a riqueza de detalhes e o impecável serviço fizeram toda a diferença.
Tudo, absolutamente tudo o que comemos estava divino.
A começar pelo café da manhã, onde tudo era super fresquinho e nutritivo.
Durante o almoço e jantar tivemos a opção de escolher sentar no salão interno ou ao ar livre, onde tínhamos a chance de comer com um visual sensacional das montanhas.
Absolutamente tudo que escolhemos tanto do menu a la carte como do menu preparado especialmente no dia pelo Chef Daniel Molina estava incrívelmente excepcional. Até o que não tinha fizeram para mim…um nhoque ao pesto maravilhosoooo
Desde o sabor até a apresentação., tudo impecável!
Todo o cardápio é baseado na culinária local, com toques contemporâneos. E o mais legal é que o Chef planta algumas das ervas e frutas utilizadas no restaurante nas próprias terras do hotel – como a rica rica, uma erva semelhante à menta e ao alecrim, que você encontrará no delicioso pisco sour.
É pra completar essa orgia gastronômica tinham os vinhos chilenos que bebemos a vontade.
Podia ser melhor?? Podia…levo pra casa a receita de uma limonada com
gengibre e hortelã dos Deuses!!
Fotos Paula Maluf