E cá estou eu de novo dentro de um avião, afinal é sim a minha segunda casa.
E estou muito feliz! Voltando para um destino que já conheço mas que voltaria mil vezes se fosse necessário!
Turquia me aguarde que já estou chegando!!
Palácio Topkapi
Ele é grandioso e impressionante!
Ele paira sobre o ponto onde o Chifre de Ouro encontra o Mar de Mármara.
Estamos no Palácio Topkapi, nosso primeiro passeio aqui por Istambul onde foi a principal residência dos sultões otomanos por mais de quatro séculos.
Topkapı significa a “porta do canhão”. Virado para o Bósforo, com vista privilegiada, era estratégico como defesa.
O Museu é excelente e conta a história detalhada do Sultão, com muitos dos seus luxuosos pertences
Entre as joias da península histórica, as amplas salas, casas de câmara, coleções permanentes de armamento, joias preciosas, artefatos religiosos
e objetos fascinantes, incluindo o diamante do fabricante de colheres de 86 quilates, tornam o museu imperdível.
Visita obrigatória!
Uma das melhores coisas para fazer em Istambul é se perder no enorme Grande Bazar. E confesso que eu ADORO esse burburinho daqui😂
Essa é uma das experiências de compras mais emocionantes que você vai ter por aqui. Existem mais de 5.000 lojas no Grande Bazar que cobrem 60 ruas.
Mesmo que você não esteja planejando comprar nadica, vale e muito a visita para você vivenciar o comércio turco.
Aqui tem de tudo!!! Tapetes, joalherias, artigos de decoração, souvenir, especiarias, restaurantes, doces típicos, porcelana, cerâmica, roupas, tecidos até produtos de marca falsificados. Mas o meu coraçãozinho bate mesmo pelas as joias!!! Jesuisssss🙄😱
Agora se a sua proposta são as compras a dica é: vá com tempo e NEGOCIE! Não tenha piedade dos comerciantes!!!
A questão aqui é cultural: eles querem e incentivam você a negociar praticamente qualquer coisa !
Basta ser mais ágil e esperto do que eles!😉
Depois de nos perdermos pelos corredores do Grand Bazzar fomos ao restaurante Nusr- Et que fica dentro do próprio bazzar.
O restaurante foi criado pelo chef turco Nusret Gökçe em 2010 que possui o apelido de Salt Bae, pela maneira teatral como joga sal na carne. E realmente é teatral😂😂😂(assista ao 🎥 no final).
Sim aqui é uma steakhouse!
As carnes são muito saborosas! Faz jus a sua fama.
Recomendo muito esse restaurante para quem quiser provar uma carne deliciosa, mas é bom ter paciência, pois a espera pode ser longa.
Terminamos o dia no Sunset Grill & Bar Istambul, um restaurante super descolado e totalmente iluminado pela vista das águas do Bósforo e da ponte que liga a Europa à Ásia.
As opções aqui são pratos do mediterrâneo, cozinha turca, ou cozinha japonesa.
E o mais legal é que depois do jantar o lugar vira uma balada!💃🏼🕺🏼
Eu AMEI!! Super dica!
Começamos o nosso dia visitando um dos locais mais históricos e icônicos de Istambul, a Hagia Shophia.
Concluída no século VI por ordem do imperador bizantino Justiniano I, permaneceu a maior catedral do mundo por quase um milênio até a conclusão da Catedral de Sevilha em 1520.
Antes de ser convertida em mesquita no século XV e mais tarde em museu em 1935, Hagia Sophia serviu como o centro da Igreja Ortodoxa Oriental.
A sua enorme e transcendente cúpula é de tirar o fôlego. Podemos ficar horas só contemplando do lde tão perfeita que é. E não é só por fora que impressiona, por dentro suas paredes são adornadas por mosaicos bizantinos com retratos de imperadores e representações de Cristo. A riqueza de detalhe impressiona!!!
Vir aqui é uma experiência que faz a gente se arrepiar, pois é um edifício vivo e cheio de mistérios.
Hipódromo Romano é outra aração muito interessante aqui de Istambul e foi construído no século IV por Constantino.
Todo esse complexo foi erguido para ser um local de diversão e entretenimento para a população daquela época, podendo abrigar até 100 mil espectadores.
Hoje você vai encontrar no local o obelisco egípcio originário da cidade de Luxor, a coluna serpentina, a fonte alemã, uma fonte localizada na entrada do hipódromo romano
e por fim o obelisco murado.
Com a construção da Mesquita Azul de Istambul, o Hipódromo perdeu o posto de principal ponto turístico de Istambul e da Turquia.
Outro bazar muito famoso aqui em Istambul é o Bazar de Especiarias. E lá fomos nós conhecer!
Apesar de ser bem menor que o Grand Bazzar dá para se divertir por aqui pela quantidade e variedade de especiarias que eles vendem!
Para aqueles que curtem muitos temperos, condimentos e especiarias, além de sementes, castanhas, frutas secas, roupas, acessórios, souvenirs, entre outros produtos.
É uma experiência visual, de sabores e aromas muito legal!
Infelizmente não conseguimos entrar na Mesquita Azul pois estava fechada para reforma. Digo infelizmente pois sem dúvida alguma para mim que já a conheço é um dos lugares mais lindos que já visitei aqui na Turquia.
Mas vou contar um pouquinho sobre ela.
No Islamismo o número de torres de uma mesquita é proporcional a sua
importância e a Mesquita Azul possui seis minaretes. Daí a sua suma importância.
Seu nome é decorrente à cor proeminente de seu majestoso interior,
onde as paredes internas são adornadas com mais de 20.000 azulejos azuis pintados à mão, banhados em luz natural filtrada por mais de 200 janelas. É simplesmente deslumbrante de se ver.
Foi construída no início do século XVII durante o reinado de Ahmed I.
A Mesquita Azul ainda é uma mesquita funcional e a visita é proibida durante os horários de oração.
Uma curiosidade a não perder: a corrente de ferro pendurada sobre a entrada central do pátio foi supostamente colocada para lembrar o sultão de baixar a cabeça com humildade cada vez que entrasse no terreno a cavalo.
Você deve visitar o lado asiático da cidade ao visitar Istambul! E foi isso que fizemos hoje: um cruzeiro pelo Bósforo.
Nosso barco nos levou pelo Estreito de Bósforo, passando pelos marcos e monumentos da cidade, incluindo a Torre Galata e o Palácio Dolmabahçe, tanto na costa asiática quanto na europeia e uma parada no Palácio Küçüksu do século XIX, que foi o pavilhão de caça do Império Otomano.
Fique de olho na Torre da Donzela. Também conhecida como Torre de Leander, a Torre da Donzela fica em uma pequena ilha no Bósforo. Uma estrutura está nesta ilha desde o século III aC, mas esta torre atual data de 1700.
E obviooo que no final virou festa né??? É só ter uma musiquinha que lascou.
Um programa muito legal para se fazer aqui em Istambul é conhecer uma cisterna.
Nós fomos na Cisterna de Serefiye “Teodósio” que foi construída entre 428-443 sob o seu reinado.
Foi construída com o objetivo de armazenar água do Arco Bozdoğan, pois havia a
necessidade de estruturas de armazenamento de água devido à densidade populacional e aos cercos.
A Cisterna de Şerefiye é o primeiro museu da Turquia com sistema de Mapeamento de Projeção 360° e o edifício mais antigo do mundo ao qual este sistema foi integrado.
Nós experimentamos a interação com um monumento histórico de 1.600 anos em um show de percepção 3D muito legal.
Pensem em um palácio extremamente elegante!
Estamos diante do Palácio Dolmabahçe, uma das estruturas simbólicas mais magníficas da mudança da identidade do século XIX do Império Otomano.
Foi construído em 1853 como residência dos últimos sultões. Dentre os destaques estão o luxuoso e amplo Salão Cerimonial, a luxuosa Porta Imperial e a Escadaria de Cristal, feito de mogno, cristais Baccarat e bronze.
Hoje o palácio é usado para visitas de estado, cerimônias, recepções e outras ocasiões oficiais.
Uma curiosidade: Mustafa Kemal Atatürk pai da moderna Turquia, faleceu em um de seus aposentos em 1938. Os relógios do lugar foram parados na hora de sua morte e assim permanecem até hoje.
Infelizmente só podemos admirá-lo por fora. Mesmo assim é magnífico.
🚨 📸 Busquei referências de fotos e vídeo na internet para vocês terem a dimensão da beleza!
O Museu de Pera é especialista em orientalismo na arte do século XIX. Tem um grande acervo voltado à arte otomana. São diversos artistas europeus cujas pinturas e esculturas retratam este mundo da época entre os séculos 17 e 19.
O museu leva esse nome porque ficava no bairro histórico de Pera, hoje conhecido como Beyoğlu.
O museu possui 4 exposições permanentes: Pesos e medidas na Anatólia, Azulejos e cerâmicas Kütahya, arte orientalista e, uma intitulada “Intersecção dos mundos- Embaixadores e Pintores”, que possui em seu acervo obras produzidas por embaixadores ou patrocinadas por eles .
Além das pinturas há uma coleção de oitocentas peças de louças, cerâmicas e azulejos dos séculos 18 ao 20.
Sim é um programa que foge dos grandes e tradicionais roteiros de turistas mas é uma opção que leva você a conhecer um novo tipo de cultura.
A Torre Galata oferece as melhores vistas panorâmicas da cidade, a do Bósforo, e é um excelente ponto de observação para a Velha Istambul.
A torre fica do outro da Ponte de Gálata, já na parte mais moderna da cidade, no bairro de Beyoglu.
Foi construída em 507, pelo imperador Anastasius e até a década de 1960 era uma torre de vigia para incêndios da cidade, mas hoje está aberta aos turistas para passear em sua varanda perto do topo da torre de 67 metros de altura.
No topo, atualmente, há um café e um restaurante que, no período noturno, oferece um jantar com show de música e dança turca.
Ahh apesar de ser bem antiga a torre conta com dois elevadores o que poupa as nossas pernas!
Dizem que quem vem a Capadócia tem que experimentar voar de balão!
Da última vez que estive aqui não consegui realizar esse desejo por conta do mal tempo. Mas dessa vez deu certo!!! Portanto foi dia de madrugar para algo que dizem ser uma experiência inesquecível.
Os passeios de balões por aqui são super disputados.
E não é difícil ver o porquê. A paisagem é maravilhosa! Flutuar sobre as habitações históricas das cavernas da cidade de Goreme com mais de 100 outros balões ao nascer do sol só pode ser comparado a uma cena de conto de fadas.
Foi de longe o melhor voo que fiz! Que experiência inesquecível!!!
Outra grande atração aqui na Capadócia é que você não pode deixar de visitar é o Museu ao Ar Livre de Goreme, que nada mais é do que um museu a céu aberto!!
Tudo aqui é extremamente lindo.
Toda essa área de assentamento rochoso hospedou uma vida extrema de mosteiro entre os séculos IV e XIII d.C.
A região toda forma um vale que inclui igrejas, capelas, refeitórios e salas de estar nos blocos escavados na rocha nos melhores exemplos da arte bizantina.
A história aqui é viva bem diante dos seus olhos!
Você sabia que existem cidades subterrâneas da Capadócia?
Kaymakli é uma das 36 cidades existentes por aqui. Descoberta no ano de 1964, a mais extensa cidade subterrânea remonta à época dos hititas, em torno do ano 1300 a.C..
Caminhando por aqui a precisamos ficar atentos pois formam um labirinto de lugares conectados a diversos andares abaixo do nível do solo.
Você vai percorrer por igrejas, escolas, estábulos, cozinhas, banheiros, adega e claro poços para captação e armazenamento de água.
São 8 andares dos quais 4 liberados para visita. Realmente era uma grande estrutura, mas ainda difícil de acreditar que pessoas moravam por là. Tudo com um perfeito sistema de ventilação.
Imagina-se que elas representavam segurança para muitas famílias que nelas viviam para se proteger de algum perigo eminente como cristãos fugindo da perseguição romana, abrigando mais de 3.500 mil pessoas.
Muitos arqueólogos e historiadores defendem a tese de que as cidades subterrâneas estariam interligadas. O fato de não terem sido exploradas em todos os níveis mantém as cidades subterrâneas envoltas numa aura de mistério.
Uma loucura pensar nessa obra de engenharia para aquela época.
O Vale Devrent na Capadócia, é frequentemente chamado de Vale Imaginário porque alguns dizem que, após milhares de anos de erosão, onde muitas das rochas parecem animais.
A mais conhecida delas é a com formato de camelos. O vale tem ainda uma coleção única de chaminés de fadas erodidas.
O legal aqui é dar asas a imaginação. Dependendo você poderá ver leões, ursos, tigres e outras estranhas formações rochosas.
Sabe aquele restaurante que você faz questão de indicar?
Pois bem… fomos a um restaurante incrível chamado Old Greek House, localizado na vila de Mustafapasa, no coração da Capadócia.
Não só a comida é deliciosa, mas o serviço foi excelente.
O restaurante vem de uma história familiar. Como o próprio nome diz o prédio é bem antigo, são 250 anos de história e que preserva características gregas originais.
A família Ozturk em 1992, transformo-a em um restaurante e logo se tornou um dos restaurantes mais famosos da Capadócia. Hoje, além do restaurante o espaço ainda serve como um pitoresco hotel com pouquíssimos quartos.
No cardápio gastronomia turca de primeira. Tudo feito pelos próprios donos que são absolutamente encantadores🥰.
Agora tinha tantos pratos incríveis para escolher que ficou difícil decidir por um.
Eu super recomendo este pequeno restaurante pitoresco repleto de história. Melhor comida disparado até agora pela Turquia!!⭐️🇹🇷
Terminamos o dia com um surpreendente sunset drink organizado pelo nosso hotel @museumhotel
especialmente para as minhas queridas clientes da @pamatours.
Imagine uma península que se estende até o vale logo acima do Vale do Amor, o vale mais popular e bonito da Capadócia! Simplesmente uma palavra o descreve: “encantador”…
Fomos a Love Hill, um oásis escondido, um vale escondido no vale que, com sua localização e paisagens deslumbrantes, surpreende até os moradores da Capadócia.
Não poderia estar mais feliz! Lugar deslumbrante, por do sol maravilhoso, clientes especiais que já viraram mais que amigas e drinks…muitos drinks!! Ahhh e teve até cantoria!!!🎶🎼🎵
O cenário perfeito para fechar essa etapa da viagem.
As opções de hotéis na Capadócia são grandes onde dentro da região existem diferentes cidades e vilas. Escolher onde se hospedar é essencial .
Escolhemos nos hospedar no Museum Hotel localizado em Uchisar, eleito o melhor hotel de toda a região e o único hotel membro do Relais & Chateaux na Turquia.
Na minha opinião hospedar-se aqui é uma verdadeira experiência. A começar por ser um hotel esculpido nas rochas onde seus quartos são verdadeiras cavernas luxuosas que dão um toque e charme pitoresco ao lugar.
Uma curiosidade sobre os quartos que vale a pena ser contada: os quartos que não possuem janelas, incluem torneiras de vinho gratuitas que podem ser apreciadas durante a sua estadia.😱🍷
Outro ponto alto são os acervo de obras de arte turcas e antiguidades de valor inestimáveis espalhados pelo hotel!!
E para quem está hospedado aqui ainda tem a vantagem de acordar de madrugada e olhar da sua janela centenas de balões no céu!!
Incrível!!!!
A Turquia revela destinos charmosos e pouco conhecidos que podem surpreender e encantar.
Um deles é colorido balneário de Cesme, totalmente banhado pelo mar Egeu.
Uma das opções de passeios por aqui são os famosos clubes de praia, que estão espalhados ao longo da costa sul, onde as águas cristalinas e as belas praias de areia nos convidam a relaxar o dia todo em confortáveis camas à beira-mar.
Passamos o dia no Yuzu Beach Club
relaxando e curtindo o dia maravilhoso com sol e céu azulzinho.
Apesar ser ser chamado de “beach” o Yuzu não tem praia, a estrutura toda é através de um deck que dá direto no mar. Lindíssimo!
A abertura oficial da alta temporada acontece daqui a 15 dias onde oficialmente todos os beach clubs estarão abertos e a cidade pegará fogo!!🔥
Dia delicioso! Relax total!
Dica maravilhosa de um restaurante super “cool” aqui em Alaçati.
Combinação de comida maravilhosa (foi uma degustação sem fim) atmosfera única e música gostosa! Não tinha como dar errado!!
Anotem esse nome Yek Alaçati! Muito especial!
Tenho que confessar que estou completamente apaixonada por essa cidadezinha de nome Alaçati.
Banhada pelo mar Egeu, esse famoso balneário turco é conhecido por sua arquitetura grega, vinhedos, moinhos de ventos e pelo seu mar de águas cristalinas.
A vila, que até o início dos anos 2000 era praticamente habitada por aposentados e conhecida apenas pela produção de azeite de oliva, acabou se tornando um belo e convidativo balneário preferido da alta sociedade turca!
A cidade se destaca por suas lindas praias, galerias de arte, hotéis boutique despretensiosos, restaurantes, badalava e claro pelo windsurf de classe mundial , famoso na região.
As ruas são tão fotogênicas que acabei tirando só foto do que via pela frente esquecendo de tirar uma comigo🙄
É ou não é um charme?
Um dos pontos altos de cada viagem sem dúvida alguma é a escolha de onde se hospedar, afinal além de conforto, procuramos um lugar para recarregar as baterias.
Escolhemos fincar os pés em um refúgio feito com os elementos dos sonhos chamado Biblos Resort Alaçati.
Que hotel lindo!!! A começar pela sua localização: construído entre um jardim verde esmeralda e uma praia privativa de areia branca em uma baía azul. Só isso já estava de bom tamanho não é mesmo?
O resort é completíssimo! Até para quem quer vir com crianças é bacana. A infra para os pequenos é uma graça!
E o mais legal é que o resort fica apenas 4km do centrinho de Alaçati onde tudo acontece, o que eu acho essencial!
Hoje fomos conhecer uma das ruínas mais importantes, senão a mais importante aqui da Turquia.
Efesus, fundada em em 1000 a.C., e acabou se tornando relevante durante o domínio romano. Por aqui viveram de 400 a 500mil pessoas.
Caminhando por aqui a gente consegue perceber o quanto tudo transborda história, e das antigas!
Hoje são apenas ruínas que sobraram é que acabaram sobrevivendo ao tempo, as invasões e aos terremotos. Integram uma das 7 maravilhas do Mundo Antigo.
São diversos pontos altos para se conhecer como a Biblioteca de Celsius e o Templo de Adriano. Mas sem
dúvida, o Grande Teatro é um dos grandes destaques.
Incrível!!!
Saindo das ruínas fomos visitar a casa de Virgem Maria.
Virgem Maria e os Apóstolos foram muito perseguidos depois da crucificação de Jesus.
Como forma de fugir dessa ameaça, São João levou a Virgem Maria para morar em Éfeso, em uma região afastada cerca de 7 km quilômetros da cidade principal, onde estão as ruínas atualmente. Aqui Maria viveu por 9 anos.
Contudo, a pequena casinha no alto de uma montanha passou séculos sem ser descoberta. Somente no final do século XIX, as visões de uma freira alemã A. Katherina Emerich levaram a descoberta desse local histórico.
Não é permitido tirar fotos no interior da casa .
Lugar que transmite uma energia única é muita paz. É muito emocionante estar aqui!
Dizem que as coisas boas vêm para quem espera – e o METT Hotel & Beach Resort Bodrum chegou chegando!!! Tudo nesse hotel é deslumbrante. E foi aqui a nossa escolha para nós hospedarmos não charmosa cidade de Bodrum.
O hotel é super novo e está apenas na sua segunda temporada!
A cada canto que a gente olha é um dióspiro: vista da cidade portuária de Bodrum, e enquanto ao longe, do outro lado o Mar Egeu, fica a ilha grega de Kos.
Já na chegada a gente sente a recepção calorosa e enquanto a equipe cuida do check-in, somos conduzidos à área do bar do saguão, onde desfrutamos de uma bebida mista do extenso menu.
Durante a nossa estadia tudo funcionou pra lá de perfeito. Desde a acomodação até o excelente atendimento.
Mas o ponto alto do hotel para mim com certeza foi o Folie Restaurant & Sea. Embora Folie possa significar “loucura” em francês, o lugar a beira-mar e ao ar livre, combina sons suaves do mar com delícias culinárias. Há também a plataforma de espreguiçadeira elevada à beira-mar, onde você pode passar o tempo e aproveitar o sol. Delícia!!
Recomendo de olhos fechados!
Bodrum é um paraíso do litoral da Turquia que parece ter saído dos filmes, pintada à mão por um artista renomado. E para completar todo esse cenário da cidade fazer um passeio de barco por aqui é sem dúvida alguma a 🍒 do bolo.
Já a bordo do nosso barco privativo, a proposta era curtir e relaxar, em um ritmo mais desacelerado percorrendo as águas turquesas do Mar Egeu.
Passamos o dia inteiro fazendo algumas paradas em praias maravilhosas com direito a almoço a bordo.
Duas coisas marcaram: o nosso barco que era um luxo só e a cor impressionante do mar!!! ⭐️⭐️⭐️
Dia muito especial com sol, céu azul amigas incríveis e perfeito para fechar esses dias incríveis na Turquia.