Meu primeiro grupo para a Islândia

Destinos > Islândia > Minhas Viagens
10 outubro 2022

E lá vou eu para mais um destino surpreendente! Estive aqui em 2015 no auge do inverno, para ver a Aurora Boreal e agora, volto para ver as cores da Islandia.

Islândia, um pais único e peculiar. Uma ilha vulcânica de paisagens tão surpreendentes que chegam a tirar o nosso fôlego .

É para lá que embarco agora em uma aventura e roteiro incríveis!

Mal posso espera para aterrissar por lá!

00CDF053 89CD 4742 BF2D 06ED9EAC2E32

Reykjavik! Chegamos!🇮🇸

Apesar do frioooo🥶🥶🥶já saímos para bater pernas pelas ruas da charmosíssima cidade cheia de casas coloridas. Aqui a noite começa a partir das 22h e vai longeeee!!!

Mas nem tudo é turismo! Uma parte importante de qualquer viagem é desfrutar da culinária local. Assim elegemos o Fish Market, Fiskmarkaäurinn, como nossa primeira experiência gastronômica na Islândia!

Olhando de fora você não dá nada pelo restaurante. Mas seu interior impressiona com a linda decoração asiática, mesmo estando instalado em
um dos edifícios mais antigos da cidade.

Escolhemos experimentar o menu degustação criado pela renomada chef Hrefna Saetran. O menu é amplamente focado em frutos do mar da Islândia com sabores asiáticos e modernas técnicas de preparação.

São nove pratos salgados e um mix de doces, onde tudo se compartilha com as pessoas da mesa. Como a cozinha é aberta a gente consegue ver cada prato ser preparado!

Comida nota 10! Nada mal para começarmos não é mesmo?

O frio é muito presente aqui na Islândia – as temperaturas médias anuais chegam na casa dos 11°C. Assim, o país é conhecido pelas suas piscinas, lagos e buracos termais, que utilizam o calor vindo do interior da própria Terra.

Agora imagine aproveitar uma lagoa geotérmica com piscina de borda infinita sobre o Oceano Atlântico😱

Hoje fomos conhecera a SKY Lagoon, a mais nova atração da Islândia que te leva a uma experiência sensorial e imersiva incorporando a cultura do tradicional banho islandês.

Aqui você ainda pode desfrutar do Sky Ritual de sete etapas que traz todos os benefícios da cultura local. Um luxo, eu ameiii!!! A pele saiu perfeita! Kkkkk
No stories, conto como funciona esse ritual. Deem uma olhada lá! 🌟

Sensacional!!!🙌

964F943B 557F 4731 9CB3 DB9590D285CF

E o nosso dia terminou no Matarkjallarinn, Food Cellar, um bar de Grill & Cocktail, localizado bem no centro de Reykjavík.

Restaurante descontraído com uma cozinha brasserie que enfatiza, e muito, os ingredientes islandeses. 

Além disso a seleção de coquetéis aqui são de outro mundo!! Tem muita variedade!! E para completar da pra curtir a companhia da apresentação de piano durante a noite. 

Nossa turma eh gigante e não escutei nada!  Kkkkk.  Uma delícia!!

Marketing é assunto tão sério aqui na Islândia que transformou um simples lanche no melhor cachorro quente do mundo!!!🌭🌍

Bom…é isso que os islandeses afirmam. 

Uma barraquinha modesta instalada desde 1937 no meio do centro de um  cruzamento de Reykjavík, chama atenção por sua propaganda. 

Faça chuva, sol ou neve, independente do horário, existirá uma enorme fila de pessoas aguardando para fazer o seu pedido na Bæjarins Beztu Pylsur.

Os ingredientes são super simples: cebola crua, cebola frita, ketchup, mostarda. O molho, chamado de remoulade, também dá um toque a mais.Dizem que o segredo é a salsicha de cordeiro, e também o marketing.

Não se sabe ao certo quem elegeu esse cachorro-quente o melhor do mundo. Uma vez o jornal inglês “The Guardian” o elegeu o melhor cachorro-quente da Europa.

Se é reputação, mídia ou marketing eu não sei…só sei que provei e achei SENSACIONAL!!

Uma de nossas programações por aqui  foi percorre e conhecer de pertinho a principal rota turística da Islândia.

A rota do Círculo Dourado cobre cerca de 300 km a partir de Reykjavik até o planalto sul do país, onde a gente encontra muitos passeios e atividades para se fazer.

Duas principais paradas são o Parque Nacional Thingvellir que entra na lista de preservação da UNESCO com incrível história geológica e sua área geotérmica em Haukadalur que contém os gêiseres Geysir e Strokkur. 

Já no Parque Nacional Thingvellir (Islandês: Þingvellir) é onde podemos ter a melhor aula sobre de geologia, onde abriga as fendas de duas placas tectônicas (Euroasiática e Norte-americana), e ainda é possível caminhar pelo meio das duas e observar o distanciamento entre elas.

Thingvellir, no entanto, não é apenas famoso por suas histórias do centro da Terra. Foi também o palco da história da nação islandesa, onde se realizaram as primeiras reuniões parlamentares e onde quase todas as suas principais reviravoltas históricas aconteceram. 

Finalizamos o nosso tour assistindo o show dos gyser com suas explosões de águas quentes e borbulhentas! Maravilhoso!!!

Olha que experiência deliciosa tivemos hoje!!

Visitamos o Laugarvatn Fontana Spa para experimentar o cozimento geotérmico de pães que eles produzem.

Aqui a energia geométrica é muito abundante! 

Abaixo da superfície do solo as temperaturas são amenas o suficiente para se ter uma padaria geotérmica. 

Isso mesmo, não é o máximo? 

Alguns islandeses habilidosos assam o pão de centeio perfeito no subsolo durante 24 horas em uma cocção bem lenta e você pode vir aqui e experimentar ele quentinho.

Foi uma experiência fantástica!!! O pão estava divino e nos foi servido e com manteiga islandesa e trutas defumadas.

Mais uma vez a mãe natureza nos ensinando! 

O nosso jantar hoje foi além de delicioso, foi muito interessante.

Visitamos a estufa de Friðheimar onde aprendemos como as fazendas sobrevivem ao clima brutal da Islândia, cultivando vegetais frescos durante todo o ano através da horticultura geotérmica 

Aqui por exemplo o principal produto  é o tomate, cultivando em muitas formas diferentes. A água quente subterrânea mais próxima é bombeada e usada para aumentar a sua temperatura.  Já as abelhas sobrevoam policiando as plantas na função de afastar pragas. As plantas são regadas com a mesma água pura que o islandês toma tornando o tomate ainda mais crocante!! Incrível toda essa engenhoca!!!

O nosso jantar foi em  em meio aos tomateiros onde provei com vontade uma deliciosa e saborosa sopa de tomate que eu adoro!!! 

Mais uma experiência incrível por aqui na Islândia.

Nosso dia começou dentro de um super Jeep (superrrr mesmooo) a caminho da Highland. 

Em nosso itinerário estava estavam duas grandes cachoeiras e as famosas casinhas de grama, mais conhecidas como torfbær = turf house.

Pessoal, que visual!!! Já pela estrada da para perceber o quanto a Islândia é magnífica. Ela respira beleza e impõe respeito. Passamos por muitas paisagens impressionantes. 

Visitamos duas cachoeiras:

Hjalparfoss e Haifoss. Ambas lindas, majestosas e localizadas em terras altas. As cachoeiras da Islândia são lendárias. Elas estão literalmente em todo lugar e vêm em todas as formas e tamanhos. São belezas que impressionam! 

Por fim visitamos as turf houses, ou “casas de turfa”, que são construções típicas da Islândia, utilizadas pelos antigos habitantes da ilha para melhorar o isolamento térmico e manter os interiores aquecidos durante os severos invernos da região.

Ainda hoje, existem dezenas de Turf Houses espalhadas pela ilha, sendo que muitas delas foram transformadas em museus

Gente que coisa mais fofa!!!! Moraria em uma casinha dessas facilmente. 

Nosso dia começou de novo dentro de um super Jeep. Em nosso itinerário estava Langjökull. E hoje o programa incluía uma aventura em cima de um snowmobile!

A geleira Langjökull eé a segunda maior geleira / glaciar no centro oeste da Islândia com 953 quilômetros quadrados. O glaciar é formado por neve acumulada ao longo dos anos e nunca descongelou. 

Foi de longe um dos momentos mais incríveis por aqui. Toda aquela imensidão branca, toda aquela neve. Não sei mensurar em palavras o que vivi por ali…

E não acabou por aí… depois do nosso passeio nos foi servido uma maravilhoso almoço na geleira com drinks a vontade! Um luxo!!

Que passeio! 

Que lugar! 

Que experiência!!🌟🙌🌟

Saímos da geleira de Langjokull e fomos a caminho de Gullfoss, a cascata mais imponente da Islândia. 

Localizada no extremo leste do Círculo Dourado, Gullfoss se estabeleceu como a cascata mais famosa da Islândia com dados que impressionam. 

Gullfoss é uma cachoeira DUPLA de 32 metros (105 pés) onde transportam 109 metrôs cúbicos de água por segundo pelo rio Hvítá, proveniente do glaciar Langjökull.

Seu nome significa “cascata de ouro”. 💰⚜️⚱️

Alguns afirmam que que o nome vem do arco-íris 🌈 que se forma quando a luz do sol passa através das partículas de água que estão suspensas no ar em suas quedas de água.

Outra explicação possível, de caráter mais lendário, afirma que, há muitos anos, vivia na zona um fazendeiro chamado Gýgur, um homem que, ao longo dos anos, ganhou uma enorme quantidade de ouro. Gýgur, em vez de desfrutar de sua riqueza na vida, se preocupava constantemente com o que aconteceria com seu ouro quando ele morresse… Como não suportava a ideia de que alguém pudesse roubá-lo uma vez morto, ele escolheu mantê-lo em um baú e jogá-lo nas profundezas da cascata. 

Estará ainda escondido o tesouro de Gýgur em Gullfoss? 🤔🤔🤔

Bom isso eu não sei….😂

O que sei é que foi muito lindo ver os inúmeros arco íris junto a imponente força das águas!

Simmmmmm….we dit it!!!

Sabe aquela expectativa de quem sabe, talvez, vamos com fé, a última esperança é a que morre??? Então…. era essa era a nossa realidade real. 

Mas ela veio e veio extraordinariamente maravilhosa.😱😱😱

Que sorte tivemos, uma vez que essa época do ano não é muito fácil dela aparecer.

Fomos acordados pelo pessoal da recepção do nosso hotel @hotel_geysir

por volta da meia noite nos informando que ela estava por lá!!

Tratamos de colocar uma jaqueta, gorros e luvas por cima do pijama e correr para apreciar o tal fenômeno.

Fenômeno esse que é  causado pelo choque entre partículas existentes na atmosfera terrestre e as partículas que chegam do Sol.

A Aurora Boreal é um desejo forte de quem vem para a Islândia. Poder presenciar as luzes do norte dançando no céu em tons de verde, rosa e roxo é certeza de não segurar a emoção! 

Ahhh Aurora… tão boreal, tão esplendorosa, tão mágica! Foi um sonho!🙌

Hoje foi dia de nos aventurar pelos glaciares de Eyjafjallajokull. Dia de conhecer o vulcão Eyjafjallajökull e seus arredores.

Sim ele mesmo! O poderoso “vulcão de 2010″ responsável pela maior paralisação do tráfego aéreo da história recente, onde conseguiu interditar a maior parte do céu europeu em função das cinzas provocou o cancelamento de 104 mil voos. 😱Felizmente agora ele está adormecido.

Já a nossa segunda parada foi em Stakkholtsgjá, um cânion maravilhoso, situado na parte sul das Terras Altas onde serviu de cenário para a lendária série de Game of Thrones. 

Entre um caminho e outro parada obrigatória para um perfeito BBQ na  região de Thorsmörk em uma singela mais graciosa cabana chamada Básar. 

Terminamos o dia na estonteante cachoeira Seljalandsfoss, uma das maravilhas naturais mais espetaculares da Islândia. 

Mais um dia perfeito por aqui!!

Amanhecemos o dia a caminho da geleira Kötlujökull a fim de conhecer de perto a Caverna de Gelo Katla.

No caminho para para Kötlujökull,  paramos num “mar de cinzas” causado pela explosão do Katla,  considerado como “beast”, o mais temido do mundo, em 1918. Parecíamos estar em Marte!! As explosões causadas por ele devastaram o lugar. 

Já na geleira caminhamos para desbravar a caverna que possui esse nome por conta do famoso e ativo vulcão Katla que vive dentro da geleira. 

Sua formação acontece quando a água derrete ou o calor geotérmico derrete o gelo glacial. As geleiras então se movem, descendo ainda mais e, quando isso acontece, muitas vezes é criado um espaço oco. 

A caverna é relativamente nova, e é magnífica e única. A área ao redor da abertura da geleira foi usada para filmar Star Wars: Rogue One e é conhecida por ser extremamente bonita e parecida com a lua. A caminhada até a geleira é curta, mas  precisamos  de equipamento adequado para a geleira para não tomarmos um escorregão!!

Foi incrível mesmo ver de perto toda a formação do gelo que está ali a mais de 600 anos!!

Montar um cavalo islandês em seu ambiente natural é algo que todos deveriam tentar pelo menos uma vez na vida.🐎

E já que estamos por aqui a ideia foi exatamente essa!!

Fuzzy e bonito, os cavalos islandeses parecem brinquedos de pelúcia, ou cavalos que saem de um desenho animado. Eles vieram para a

Islândia nos navios Viking entre 860 e 935 AD e se misturaram rapidamente com outras raças da área do Atlântico Norte.

Um detalhe interessante é que esta é uma das poucas raças que podem realizar cinco andamentos (maneiras de andar). As “engrenagens” adicionais dos cavalos islandeses são a marcha ambulante rápida conhecida como “tölt” e a chamada “velocidade de voo” (“skeið” em islandês).

E apesar de medir em média 142 cm de altura, ele não é um PÔNEI 😂!!

A experiência aconteceu na praia Vik, de areias pretas devido a sua formação de fragmentos de basalto, uma rocha de cor negra provenientes das atividades vulcânicas. 

O folclore islandês diz que suas formações de basalto eram trolls que foram transformados em pedra durante a batalha, pois não conseguiram arrastar um grande navio para a costa antes do sol nascer.

Montar no cavalo e poder apreciar todo esse esplendor natural foi sublime!

A costa sul da Islândia é uma área mágica repleta de oportunidades de aventura. 

Vastas praias de lava negra a perder de vista, cachoeiras majestosas, formações rochosas escarpadas e encantadoras línguas glaciais. 

Com o Oceano Atlântico ao sul e uma enorme calota de gelo ao norte, além de dois poderosos rios glaciares a leste e oeste, a paisagem é simplesmente de tirar o fôlego e é uma com certeza um dos passeios mais lindos para se fazer. 

Por aqui visitamos vários pontos lindíssimos como a icônica praia de areia preta de Reynisfjara. Uma de suas grandes atrações são as paredes formadas de estacas de basalto, chamadas de Reynisdrangar. 

Diz a lenda que elas na verdade são trolls petrificados, seja pela ação de um nascer do sol inesperado ou pelas mãos de um marido enraivecido por ter sua esposa raptada e morta por eles.

Apesar de aparentemente ser uma a praia calma deve -se é muito tomar cuidado. As ondas que podem surgir sem aviso chamadas de sneaker waves podem ser muito perigosas. A junção da força da água com sua temperatura pode ser fatal. 

E para fechar o passeio com chave de ouro fomos de encontro com uma das cachoeiras mais impressionantes da Islândia (mais uma né?), a Skógafoss.

E precisa de mais?!!?

A Islândia é realmente o paraíso para amantes da natureza. E dessa vez a nossa brincadeira foi a bordo de quadriciclos percorrendo a praia de Sólheimasandur em busca do lendário avião americano Dakota Wreck.

A cena parecia de filme de ficção: de um lado a majestosa geleira Sólheimajökull, do outro resquícios de areias de lava negra deixadas pela explosão glacial do vulcão Katla. No meio disso tudo pequenos rios pelo caminho. 

O cenário da paisagem junto ao DC branco abandonado na areia totalmente preta é surreal. 

Conta -se que no ano de 1973 a aeronave modelo C-47 SkyTrain da marinha dos Estados Unidos, o Dakota Wreck, teve que fazer um pouso forçado por falta de combustível. A bordo, estavam sete pessoas e todos. sobreviveram. Por questões de logística e alto custo o avião ficou abandonado por lá mesmo. 

Foi de longe um passeio inacreditável que combinou, diversão, adrenalina e vários picos de emoção. 👊👏

No fim do dia, um brindamos todos juntos para  comemorar o dia de céu azul que tivemos. 

Acredite ou não Isso só acontece 2 dias por ano aqui na Islândia!🙌

Uma viagem a Raufarhólshellir é uma experiência única e uma grande oportunidade para testemunhar o funcionamento interno de uma erupção vulcânica.

E é para lá que fomos hoje!

Raufarhólshellir se caracteriza por ser um tubo de lava que foi formado durante a erupção de Leitahraun há 5200 anos atrás, sendo uma das cavernas mais longas da Islândia. 

O comprimento total do túnel é de impressionantes 1.360 metros. Descemos a uma profundidade de 120 metros. 

A cada inverno, espetaculares esculturas de gelo são formadas dentro da entrada da caverna, tornando a experiência de visitar o túnel de lava ainda mais deslumbrante.

É impressionante a sucessão de cores propiciada pelos diferentes minerais vulcânicos incrustados nas rochas vulcânicas.

É tudo tão lindo por aqui que serviu de cenário para o filme Noé, protagonizado por Russel Crowe e Anthony Hopkins.

Uma viagem por Raufarhólshellir foi testemunhar mais uma vez que a natureza desse país fascina e dá shows de absoluto encantamento!!🌟

Pensem em um restaurante a beira-mar, onde você irá encontrar os melhores frutos do mar do 🌍!

Viemos hoje conhecer o Fjöruborðið que está localizado no litoral, logo acima do porto de Stokkseyri, eleito o melhor restaurante de lagosta da Islândia.

No cardápio uma variedade muito criativa de sabores e texturas oferecidas no também em menu de degustação. 

Aqui provei e AMEI as famosas caudas de lagostim salteadas com manteiga de alho mágicas mundialmente famosas. 

Sabor, requinte, uma explosão de sabores na boca… simplesmente extraordinário. 

FOI A MELHOR LAGOSTIM QUE COMI NA VIDA!!!!🦞

Nada melhor do que nos despedirmos da Islândia sobrevoando-a! 🚁

Descobrir e aprender sobre a história desse país em um passeio pelos ares sobre a magnífica Península de Reykjanes foi sensacional. 

As paisagens são dramáticas. 

Sobrevoamos trechos de terra com praias de areia preta e campos de lava escarpados, áreas geológicas em tonalidades que se misturavam com o branco da geleira ao verde menta dos lagos. 

A emoção de pairar acima dessas maravilhas foi indescritível! Posso afirmar que a vista daqui de cima forneceu uma perspectiva totalmente diferente de lugares que visitamos em terra. 

Foi surreal! 😱👏

E assim finalizamos com

CHAVE DE OURO 🔑a nossa aventura por aqui!!!

See You Soon Iceland!🇮🇸🙌

E hoje acaba um capítulo muito importante da minha vida: a viagem que idealizei para a Islândia.

Uma viagem que terminou bem apesar de ter encontrado pelo caminho vários obstáculos.

Durante 4 meses, essa viagem me trouxe muita angústia, muito choro, medo, desapontamentos, muito investimento, enfim muito empenho da minha parte, afinal levei um golpe violento da operadora em que eu estava fazendo parceria.

Mas hoje depois de 10 dias intensos em terras islandesas, devolvo meus clientes inteiros, felizes e principalmente com seus sonhos realizados.

Enfim MISSAO CUMPRIDA!🚀🚀🚀

Posso dizer que todo esse empenho em tornar essa viagem possível, me deu de presente um grupo companheiro, parceiro, animado onde criamos um vínculo muito bacana de amizade verdadeira.

O meu MUITO OBRIGADA a todos vocês que tiveram tanta paciência com essa “tour leader” de primeira viagem… 😂
Vocês são incríveis!!!!👏👏👏

E quem diz que na Islândia 🇮🇸 só chove, é por que nunca viajou com esse grupo cheio de sorte! 🙌👊


PUBLICIDADE