Serra do Rio do Rastro de moto

Serra do Rio do Rastro nunca foi um destino em que pensei fazer de moto!! Mas convencida por um grupo de amigos motociclistas eu SIM me aventurei pela Serra Catarinense em cima de duas rodas.

IMG 4447 1

Bora saber como foi a minhas a minha aventura por uma das estradas mais famosas do Brasil?

A Serra

Um dos principais destinos de moto turismo do Brasil chama-se Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina.

Cravada entre curvas e paredões, a serra é desejo latente de muitos motociclistas. E EU que NUNCA viajei de moto fui convidada por amigos motoqueiros a me aventurar pelas 284 curvas super sinuosas, muitas delas de 180º, além de trechos bem íngremes!

Vou confessar que de imediato não quis ir. O que mais me afligia além do medo era o tamanho da mala😂…. Mas fui convencida rapidamente que iria ser o máximo! E sim, foi simplesmente maravilhoso!!!!

Descemos no aeroporto de Jaguaruna e encontramos os meninos já nos esperando com suas “máquinas”.

Logo que pegamos a estrada, o capacete vibrava e eu pensava comigo mesma… isso NÃO vai ser legal! 😂😳🙄
Mas o tempo foi passando e fui me acostumando com o capacete, com a vibração, com as curvas, com o vento e fui começando a relaxar em cima daquela moto.

Quando chegou a serra…. ahhhhhhh… ai valeu cada esforço!🙌
Foram 16 km (só de serra) de muita emoção até chegarmos em Urubici, cidade escolhida por nós para fazermos como base.

A estrada foi construída na década de 1950 em meio a uma paisagem de cânions, montanhas e vegetação exuberante. Pelo caminho paramos em vários mirantes onde a gente consegue visualizar a beleza do lugar.

O mirante da Serra do Rio do Rastro localizado no seu topo, a mais de 1460 metros de altitude é um pico que você precisa parar e deslumbrar a vista. Ali nossos companheiros foram os quatis!!! 🦨

Durante o percurso encontramos vários restaurantes na estrada. Paramos em Bom Jesus da Serra para comer uma boa parrilla gaúcha e seguimos para o nosso destino final: a cidade de Urubici. La nos hospedamos na acolhedora Pousada Encanto do Avencal.

Nosso dia terminou com um delicioso jantar no restaurante Quinta das Bromélias Bistrô regado a muito vinho e bom papo.

Para o primeiro dia, confesso que mandei muito bem como garupa!! Tá certo que o MEU piloto é FERA, o que ajuda muito…😂😂 👊

➡️🏍️Hoje no total rodamos 160 Kms

IMG 4484

Cascata do Avencal

Nosso segundo dia foi uma mistura de aventura entre caminhada e duas rodas.

Logo pela manhã nos aventuramos em uma trilha até a estonteante Cascata do Avental localizada em Urubici. O nome Avencal deriva d e um tipo de samambaia que se chama avenca, vegetação comum nesta região.

A nossa sorte é que estávamos alojados do ladinho dela, então a caminhada foi curta (5km). Mas chegar lá não foi fácil não, exigiu de nós um esforço para caminhar entre pedras, subir e descer de troncos, escalar pedras grandes e desviar das águas da cachoeira.

Ao nos aproximar percebemos que estávamos diante de uma queda d’água de 120 metros de pura beleza. Se tem um conselho que posso dar a vocês é vá de manhã pois bate sol na cachoeira e o spray chega a ser refrescante.

O bacana dessa cachoeira é que você pode visitá-la por baixo (trilha) ou pelo mirante de vidro que fica no topo da cascata dentro de um parque. E foi o que fizemos após a caminhada. Bora subir nas motos e partir.

Realmente ela impressiona. Para quem curte adrenalina pode se aventurar pela tirolesa que cruza a queda d’água e atravessa o canyon de um lado para o outro! Nenhum de nós teve coragem… 😂😩😱

Lá tinha um casal argentino que nos ofereceu um video feito por drone super bacana! Foi um sucesso de audiencia! 🙌🥰😍

Dica muito bacana para quem está na cidade!

IMG 4480
IMG 4497 1


Morro da Igreja e Pedra Furada

Tem certos lugares pela Serra Catarinense que você não pode deixar de visitar.

Uma das dicas por aqui é subir o morro e assistir o pôr do solo Morro da Igreja tendo como pano de fundo a estonteante Pedra Furada uma formação geológica localizada no Parque Nacional de São Joaquim, na vertente das Escarpas da Serra Geral. O sol ilumina a pedra furada e a deixa com uma cor incrivel!!!!

Subimos em nossas respectivas motos e percorremos 30Km/40min até chegar no alto do morro.

Difícil descrever a beleza do lugar! O Morro da Igreja é um dos pontos mais altos do país, com 1.822m de altitude e a Pedra Furada, o cartão postal da região.

Ficamos horas observando tudo aquilo de boca aberta. A beleza da Pedra Furada é impressionante! Esse monumento natural é ponto de referência da divisa entre 3 municípios – Urubici, Bom Jardim da Serra e Orleans. 

E se o dia estiver claro e você der sorte conseguirá ver o mar, a mais de 100Km de distância!

IMPERDÍVEL 🙌

IMG 4438 1
IMG 4478 2


Serra do Corvo Branco

Nosso último percurso aqui pela Serra Catarinense foi descer a Serra do Corvo Branco que conta com o maior corte de rochas de todo o Brasil, com mais de 90m de profundidade, uma beleza Incrivel!!!! A serra tem cerca de 600 metros com curvas que chegam até a 180 graus! Alguns trechos sao de asfalto (meio ruizinho) e outros de terra.

Saímos cedinho de Urubici com exatos 6º graus!!!! Um gelooooo🥶
Céu fechado e neblina forte. Em pouco tempo fomos presenteados com uma imensidão azul que só intensificou a beleza da estrada.

A Serra do Corvo Branco figura na lista das mais conhecidas e procuradas da região e tem esse nome devido a uma ave, o Urubu-rei, que tem penas brancas e fazem ninhos no local, sendo que antigamente os moradores chamavam erroneamente de corvo, dando assim o nome da Serra: Corvo Branco.

Além da fenda, outra atração super bacana por lá está localizada no parque Altos do Corvo na parte superior da serra, no platô, onde inicia o corte realizado na rocha. Nesse ponto é possível ter uma visão privilegiada, onde você consegue ver da serra até o mar. Ao total, são 6 mirantes (alguns de vidro e outros não) com vista panorâmica para os mais variados pontos da serra, concedendo uma vista impressionante para os amantes das belezas naturais da região.

O parque conta com uma super infraestrutura de restaurante e ainda com dois lofts para casais!

De lá, descemos a serra e seguimos para o aeroporto de Joinville, onde embarquei para retorno a São Paulo.
No caminho, paramos em Itapema em um restaurante de frente ao mar e comemos um arroz a grega sensacional.

Fechamos a nossa viagem com chave de ouro! E agora que fui “picada” pelo “MOSQUITO MOTOQUEIRO “ 🪰🏍️ estou aguardando ansiosa para o meu próximo destino sob duas rodas!!!!!

IMG 4472
IMG 4499 1
IMG 4450 2
IMG 4474 3
IMG 4452
IMG 4454

PUBLICIDADE