Top Destinos na America do Sul

Top Roteiros
10 outubro 2015

Fiz uma lista dos 10 lugares que mais gostei para voce passar o seu verão na America do Sul (sem contar o Brasil).  Assim, você poderá esquecer a cotação do dólar e aproveitar suas ferias sem stress.  O que voce acha?

Veja se concorda comigo!!!!

 

MENDOZA

Esqueça a correria dos grandes centros urbanos; Mendoza, na Argentina, convida o visitante a sentar-se, relaxar e aproveitar o melhor do mundo dos vinhos. E quem poderia dizer que um dia todo aquele deserto viria a ser um dos cinco maiores produtores – e consumidores – mundiais da bebida? O gostoso em Mendoza é conhecer as vinícolas e comer muito bom. Se voce gosta de um bom vinho, aqui é o lugar.

O verão é a alta temporada da uva e dos esportes de aventura: caiaque, rafting, parapente, trekking e asa delta são um respiro em meio aos barris de carvalho. Para quem pretende fazer trilhas pelo Parque Provincial Aconcágua, é preciso ficar atento às datas em que ele permanece aberto, normalmente de novembro a março (consulte sempre o site oficial para ver os dias exatos, que mudam todo ano)

2 Mendoza - 1597

2 Screenshot 2015-09-30 23.19.59

2 Mendoza - 1657

 

BARILOCHE

Bariloche e é muito conhecida pelos brasileiros pelo inverno, mas o verão tem uma paisagem de tirar o fôlego!  Muitos argentinos frequentam Bariloche e seus arredores (Villa La Angostura e San Martin de Los Andes) para fazer caminhadas, passeios ao ar livre, cavalgadas e passeios nos lagos, afinal é nesse período que as temperaturas estão mais agradáveis e o tempo, mais firme, sem tantas chuvas.

Além destas varias atividades durante o dia, no fim do dia a quantidade de restaurants que te esperam no famoso centrinho, é interminável. Come-se muito bem.

3 Bariloche - 1219

3 pata 151

 

CERRO TRONADOR

A 60 Km de Bariloche, o Cerro Tronador está localizado em uma das regiões mais bem preservadas do Parque Nacional Nahuel Huapi.  É um vulcão localizado na parte sul da Cordilheira dos Andes, na fronteira entre Chile e Argentina.  O nome do cerro é devido ao ruído semelhante a um trovão produzido por deslizamentos frequentes de blocos de gelo da geleira eterna.  O Tronador é o ponto mais alto da região com 3554 metros acima do nível do mar, tornando-se um destino atraente para os escaladores .

Muitas pessoas fazem um “day Tour” de Bariloche, mas eu escolhi ficar no parque por 5 noites em um Hotel tipo Fazenda (não muito luxuoso mas bem familiar) muito conhecido pelos Argentinos (aliás essa foi uma sugestão de um amigo Argentino).   Quem toma conta são os próprios donos e quem te leva para os passeios são eles mesmos.  As crianças amaram e nós tambem!!!  Era passeio a cavalo, pesca, rafting, trekking, etc. Tudo isso com uma paisagem que vi em poucos lugares na vida!  Fora o preço que é bem convidativo.

Tronador - 2411

Tronador - 2297

Tronador - 1819

 

USHUAIA

Já ouviu falar do fim do mundo? Aos pés dos Andes e na beira do Canal Beagle, que divide Chile e Argentina está Ushuaia, uma pequena cidade que cresceu inicialmente por influência da construção de um presidio, hoje é muito bonita, aconchegante e gelada. A capital da Terra do Fogo Argentina é a cidade mais austral do mundo e a mais próxima da península antártica! A localização de Ushuaia é tão peculiar que a cidade está mais próxima da Antártica do que da capital de seu país, Buenos Aires.

Muito conhecida tambem pelo ski pelos brasileiros, voce irá se surpreender com a quantidade de atividades que tem para fazer no verão (eu mesma fui no verão). São atividades como passeios de barco até a Pinguineira, caminhadas, trenós com cachorro (muito fofos), museus, visita ao presidio, etc. Isso tudo sem falar da culinária, que é deliciosa. Claro que Ushuaia tem medialunas, doce de leite, chocolates e churros, mas o que comanda as cozinhas regionais mesmo são os peixes – como a merluza-negra, a centolla (caranguejo gigante) e o cordeiro patagônico, que também é muito macio.

5 lua 397

Screenshot 2015-10-02 20.14.00

 

EL CALAFATE

Já pensou em navegar entre icebergs e contemplar um dos fenômenos naturais mais fascinantes do planeta que é observar estarrecido o desprendimento de gelo e escutar o estrondo dos imensos blocos gelados caindo na água? E fazer um trekking sobre uma geleira? Todas essas experiências vivenciei em El Calafate, numa viagem inesquecível para visitar o Perito Moreno.

O campo de gelo da Patagônia é o terceiro maior do planeta, depois da Antártida e da Groenlândia. Tem 350 km de comprimento e 16.500 km2 de extensão.

A geleira Perito Moreno, declarado pela Unesco Patrimônio Natural da Humanidade, atrai multidões à cidadezinha de El Calafate mostrando apenas a pontinha de sua geleira com 5 km de comprimento e paredes de 60 metros de altura.

El Calafate, uma simpática vila às margens do Lago Argentino é uma espécie de Campos de Jordão da Patagônia e recebe os visitantes com excelentes hotéis, boa gastronomia e muitas lojinhas para compras de artesanato e roupas de inverno.

De outubro a maio, durante o verão, as temperaturas são mais amenas e perfeitas para caminhadas e visitas aos parques da região.

6 lua 110

6 lua 205

6 lua 269

 

TORRES DEL PAINE

No extremo sul das Américas está um dos lugares mais selvagens do planeta. Uma paisagem quase intocada aguarda para ser descoberta e explorada. Essa é a sensação dos viajantes que chegam à Patagônia e ao Parque Torres del Paine: sentem-se os únicos habitantes de um universo repleto de montanhas, geleiras, lagos e campos. A desafiante imensidão natural deslumbra todo tipo de aventureiro.

São muitas aventura, mas com pouco deslocamento. como escaladas, trekkings, caiaque, caminhadas, observação de pássaros, cavalgadas, visita às geleiras, passeios na cidade e aos museus. Sem contar a excelente experiência gastronômica que a região oferece.

Durante o verão, os dias são longos e a temperatura, mais amena. A média fica em torno de 13°C a 20°C. Porém os fortes ventos, que chegam a 120km/h, podem tornar a sensação térmica bem mais baixa. O sol nasce às 4h e se põe às 23h e o turista pode fazer passeios mais longos e observar a fauna e a flora, que nessa época estão no auge. É um bom período para caminhadas, trekking e para a observação dos lagos cristalinos.

7 pata 329

7 IMG_9268

 

ATACAMA

O Deserto do Atacama, considerado o deserto mais seco do mundo, tem cerca de 105.000 km, e está, predominantemente, localizado no Chile. Um deserto com paisagens que vão muito além das tradicionais dunas de areia. São lagos a 4.000 metros de altitude, formações rochosas esculpidas pelo vento, vida selvagem, superfícies que se assemelham com a da lua, lagos em que não se afunda, curiosos vilarejos, sítios arqueológicos, deserto de sal e um céu… ah, um céu de tirar o fôlego, principalmente a noite, quando é possível ver milhares de estrelas. Uma energia tão boa que só senti neste Paraíso!!!!

Durante o verão, as médias oscilam entre 5º e 25ºC e podem passar os 40ºC em dias extremos.

8 Atacama N - 127

8 Atacama Paula - 813

8 Atacama Paula - 294

 

CARTAGENA

Cartagena das Indias é uma cidade como Paraty na Colômbia, lugar onde te recebem sempre com sorriso, principalmente quando diz ser brasileiro.  Apesar de estar no mar do Caribe, vale ressaltar que se voce está querendo ir até Cartagena para conhecer as praias e o mar do Caribe, você estará no lugar errado. As praias urbanas são muito feinhas e sem charme mas se você pegar um barco, pode ir até a praia do Rosario, que não é tãoooo bonita mas dá para se refrescar.

A Cidade amuralhada é o coração de Cartagena; nela fica a parte antiga da cidade, que concentra grande parte dos pontos turísticos da região. Construída como forma de proteger Cartagena dos ataques que sofria, a muralha, além de ser um dos melhores passeios num fim de tarde, preserva ruelas charmosas, igrejas, praças, restaurantes, museus, bares e edifícios de arquitetura colonial com varandas floridas que são pura beleza!

Seja dia ou noite, Cartagena é superanimada.  Com o sol a todo vapor e as temperaturas altas (que não são raridade), não faltam passeios, pontos turísticos e lojinhas para conhecer; à noite, a cidade se enfeita com suas luminárias retrôs e carruagens, que por um breve momento transmitem a sensação de que voltamos no tempo.

9 CARTAGENA - 8831

9 CARTAGENA - 8790

 

PUNTA DEL LESTE

Sensação do verão para pessoas de todas as idades, Punta del Este faz as vezes de Mônaco na América do Sul. Badalada, luxuosa, cara e bela, a cidade é o grande destaque do Uruguai quando o assunto é turismo. Curta a atmosfera de um balneário alegre, onde a maior dificuldade será escolher entre uma praia de água doce e uma de água salgada ou até mesmo onde almoçar ou jantar numa lista inacabável de restaurantes.

Punta, como é carinhosamente chamada pelos íntimos, é um lugar para fazer passeios ao ar livre, curtir o sol se pondo, tirar fotos em pontos turísticos, tentar as fichas num cassino e aproveitar uma culinária divina!
IMG_2941

IMG_8616

IMG_8631

IMG_8728

 

GALAPAGOS

Galapagos é um grupo de 13 ilhas principais e dezenas de outras ilhotas no Oceano Pacífico que preserva o habitat de espécies como iguanas, leões-marinhos, tartarugas-gigantes., aves como albatrozes e os fundamentais tentilhões-de-Darwin além de grutas, vulcões e belas praias. Essa viagem foi inesquecível pois mergulhar com uma foca brincando com você não tem preço! Há duas possibilidades de visitor o arquipélago, ou ficando em Hotéis ou de navios pequenos.

Galápagos é um destino que pode ser visitado durante qualquer período do ano. A melhor época para viajar ao arquipélago irá depender das condições climáticas que você prefere e da paisagem que você deseja encontrar. A alta temporada é entre meio de junho e começo de setembro e de meio de dezembro até meio de janeiro. Durante esses períodos é muito difícil conseguir uma reserva de última hora além do Parque Nacional Galápagos limitar o número de turistas que podem visitar cada ilha, então você nunca vai se sentir como se estivesse em um parque de diversões.

11 IMG_4328

11 IMG_4371

11 IMG_5150

E ai?  Gostou das dicas!  Agora é só decidir o que quer fazer nessas férias e BOA VIAGEM!

 

Fontes:  Melhores Destinos; Viagem e Turismo


PUBLICIDADE