Um dos prazeres de se viajar é que você nunca sabe o que vai encontrar. E visitar a cidade de Tiradentes em Minas Gerais reserva com certeza muitas surpresas boas. Com ruas preservaras de paralelepípedo foi fundada em 1702, e possui estilo colonial fruto da antiga riqueza da corrida do ouro ocorrida nesta região do Brasil.A cidade combina com quem gosta de turismo histórico e cultural, e é perfeita para quem aprecia turismo gastronômico.
E se você pretende conhecer um dia, montamos um roteiro completo de 5 dias. Imperdível!
Comece seu passeio pela:
Igreja de Nossa Senhora das Mercês dos Pretos Crioulos – frequentada somente por escravos, inclusive muitas das imagens de santos e santas que ela abriga são negros.
Feirinha – com artesanato local pede uma pequena parada.
Chafariz de São José de Botas – Siga o aqueduto construído pelos escravos que canaliza a água da serra ao chafariz pelo Bosque Mãe D’Água.
Museu da Liturgia – de seus jardins é possível contemplar a Serra de São José ao som de músicas sacras.
Casa da Câmara – rende excelentes fotos de sua varanda.
Matriz de Santo Antônio – considerada uma das mais belas e principais igrejas barrocas do Brasil.
Museu Casa de Padre Toledo – casa onde morou o inconfidente Padre Toledo.
Igreja de São João Evangelista dos Homens Pardos – onde está a única estátua de Tiradentes vestido de Alferes, pede uma parada para fotos.
Rua Direita – principal rua da cidade. Onde estão alguns dos melhores ateliês, lojas de estanho e de souvenires da cidade, além de restaurantes renomados.
Museu de Sant’Ana – instalado na Antiga Cadeia Pública da cidade, que guarda ainda a estrutura original do prédio, como as grades nas celas.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – a igreja mais antiga da cidade, construída pelos escravos para uso deles.
Centro Cultural Yves Alves – onde sempre acontecem exposições e eventos.
Largo das Forras – coração e praça principal da cidade. Capela do Bom Jesus da Pobreza – capelinha datada de 1750 que era frequentada pelos miseráveis da Vila. Termine o dia no gramado do Alto da Capela de São Francisco – aos pés do icônico cruzeiro, contemplando o pôr do sol atrás da Serra de São José com vista privilegiada para o Centro Histórico de Tiradentes.
Recomendamos contar com acompanhamento de um guia oficial da cidade.
Dicas de restaurantes mais famosos da cidade: Traga a Luz, Pacco & Bacco, Angatu, Mia, Uai Thai, ou Atrás da Matriz e Empório Santo Antônio
Foto: @acontece.em.tiradentes
Que tal um tour junto a locomotiva a vapor mais famosa do estado?
A rota escolhida Tiradentes a São João del-Rei. A locomotiva roda ininterruptamente desde o século XVIII encantando os turistas durante os 40 minutinhos de passeio. Já em São João del-Rei os destaques para as atrações são as seguintes:
Museu Ferroviário: inaugurado em 1981 conta com um grande acervo da história da ferroviária. Além disso a estação possui uma feirinha com artesanatos locais.
Igreja de São Francisco de Assis: Um dos principais pontos turísticos de São João del Rey. Obras do mestre Aleijadinho, autor da obra.
Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar: é a sede da Diocese de São João del Rey. É uma grande representante da arte colonial brasileira.
Centrinho histórico preservado nas imediações da Catedral: bom para passear.
Há ainda opções de passeios de Van com guias para quem deseja conhecer a cidade minuciosamente.
Dicas de restaurantes na cidade: Chafariz, Colher de Pau, Pelourinho e Rex.
Foto:Google
Buscando artesanato de qualidade?
Hoje a ideia é conhecer a cidade de Bichinho, a apenas 8 km de distância, o pequeno vilarejo de Tiradentes. Você vai encontrar muitas lojinhas com artesanatos dos mais variados materiais como madeira, ferro, latão, entre outros.Além disso a cidade possui algumas atrações bem charmosas como:
Museu do Automóvel: com relíquias incríveis que encantam a todos e ainda geram excelentes fotografias.
Casa Torta: a pitoresca construção tornou-se principal atração do distrito, sendo parada obrigatória para fotos na fachada.
Visite os alambiques: aprecie a famosa cachaça mineira.
Igreja de Nossa Senhora da Penha da França: com interior rico em pinturas ao estilo Rococó.
Dicas de restaurante: Tempero da Ângela, Restaurante Pau de Angu e o Bistrô Mano a Mano.
Foto: Google
É porque não se aventurar nas riquezas e belezas ecológicas da região? A Serra de São José é mais um atrativo que enriquece o contorno de Tiradentes. Existem três roteiros básicos na Serra de São José:
1 – Nível Leve: Mangue – Na entrada da cidade pela Estrada Real, a trilha do Mangue de pouco mais de meia hora, leva a um banho refrescante na cachoeira do Mangue no alto da Serra e suas várias piscinas naturais um pouco mais acima.
2 – Nível Médio: Calçada dos Escravos – Do outro lado da cidade, leva a Mirantes belíssimos passando pela por um trecho calçado por escravos para escoamento de ouro, finalizando no Poço da Coca Cola.
3 – Nível Difícil: Travessia – Trilha de cerca de 5 horas que inicia-se pela Calçada dos Escravos e termina do outro lado da Serra na Trilha do Mangue.
É essencial o acompanhamento de um guia local
Dicas de barzinhos: Barouk e Templários.
Foto: : @ancelmotaxi29u5
Um passeio pelas principais cidades da região, conhecendo o melhor de cada lugar:Se você está com tempo de sobra pela cidade, uma boa dica é conhecer seus arredores! Aqui vai uma sugestão de cidades vizinhas que pode ser uma boa pedida!
Dores de Campos: Artesanato em couro.
Prados: Arquitetura tombado pelo IPHAN, Artesanato em geral, Imponentes Leões dos Irmãos Carassa. O Restaurante Grotão oferece uma excelente comida mineira e pode ser uma ótima opção de almoço.
Resende Costa: Artesanato e trabalhos em teares – colchas, redes, almofadas, etc. A Churrascaria Ramona é outra opção de almoço para os amantes da carne.
Coronel Xavier Chaves (Coroas) – Mais antigo Alambique em funcionamento do país e cachaça do Séc. XIX no Engenho Boa Vista. Na cidade, renda de abrolhos e trabalhos em pedra.
Santa Cruz de Minas – Artesanato em madeira e fabricação de móveis em madeira de demolição.
Foto: : Google