5 destinos incríveis para conhecer no estado da Paraíba

Top Roteiros
24 setembro 2020
1 2

Paraíba

Com 138 km de extensão, o litoral da Paraíba parece um cenário de filme após o outro.

Sol e calor o ano de janeiro a dezemnro e praias paradisíacas são a combinação perfeita de um destino não tão explorado pelos brasileiros. Mas quem conhece se apaixona de cara.

Paraísos como Cabo Branco , Coqueirinho e Tambaba estão algumas das mais de 50 praias do Estado, todas banhadas por águas mornas e verdes, em uma bela mistura de natureza e tranquilidade.

Do litoral ao Sertão, a Paraíba é recheada de lugares bonitos para visitar. Muitas igrejas antigas, centros históricos e uma arquitetura deslumbrante que precisam ser visitantes,

A culinária paraibana também pode ser apreciada nas barracas de praia, que preparam pratos de camarão e delícias como caldeirada feita com leite de coco e agulhinhas fritas.

Na Paraíba você se sentira perto da natureza o tempo todo!

João Pessoa

João Pessoa, a capital da Paraíba, é a porta de entrada para os turistas que desejam explorar o estado.

Jampa, como é carinhosamente chamada pelos locais, oferece a tranquilidade de um destino no Nordeste, com as facilidades de uma cidade grande.

Uma capital com ares de interior. Com  apenas 720 mil habitantes, vai desde belíssimas praias,  piscinas naturais a poucos minutos de barco e um charmoso centro histórico marcado pelo estilo colonial.

A cidade é a primeira no continente a receber os raios de sol toda manhã, por isso o apelido “Portal do Sol”

A cidade conta com diferentes praias paradisíacas, como a Praia do Bessa, muito famosa para quem busca praticar esportes. A cerca de 800 metros da areia está uma das grandes atrações: os quatro quilômetros de corais preservados que são responsáveis por separar a parte rasa do alto mar, uma área paradisíaca com águas transparentes que fez a região ficar conhecida como Caribessa, ou o Caribe da Paraíba.

Mas nem só de praias vive João Pessoa. Faça um tour conhecer importantes pontos turísticos e patrimônios históricos da região, como o Farol de Cabo Branco (com vista para a Ponta do Seixas, conhecido como o ponto mais extremo e oriental das Américas – onde o sol nasce primeiro) e pelo Centro cultural de São Francisco, o antigo Hotel Globo e muito mais!

jp 1

Campina Grande

Campina Grande, na Paraíba, é o destino certo para conhecer a fundo sobre a cultura da Paraíba. Fica bem na divisa entre o agreste e o sertão e se divide entre tradição e urbanização.

Com ares mais “locais”, fora do roteiro turístico, como o carnaval fora de época, da vaquejada e do circuito de inverno, o lugar atrai amantes de festas típicas. A região tem o título de receber a maior festa de São João do Mundo.

Haja disposição para o  evento que rola do início de junho até o começo de julho, e acontece no Parque do Povo. São centenas de barracas de comida, apresentações musicais, quadrilhas com milhares de participantes, muito forró e tudo mais que uma boa festa junina precisa ter. Tudo muito animado ao som de forró ao vivo emitido pela mistura das sanfonas, triângulos e zabumbas dos músicos regionais.

Na área da capital e nas regiões em volta existem dez praias lindas, os visitantes podem escolher qualquer uma delas como Tambaú e Cabo Branco. Nao deixe de ver o pôr do sol na Praia do Jacaré e visitar  a Ilha de Areia Vermelha, um banco de areia que se forma na maré baixa

Pela cidade vários museus espalhados que recontam a história através de painéis, arquitetura e objetos tipicamente nordestinos.

Campina Grande é um local de culinária farta  que ressalta os sabores sertanejos com muito vigor. Visite o  movimento no calçadão  a noite e os arredores da feirinha de Tambaú.

Costa do Conde

Procurando por águas em tons esmeralda, belos coqueiras e falésias

O estado da Paraíba possui ótimos destinos turísticos, principalmente em seu litoral. E esse lugar tem nome – Costa do Conde, localizada a  cerca de 30 quilômetros de distância de João Pessoa.

Parece o Caribe. A região é conhecida por abrigar praias de águas cristalinas, sendo o lugar certo para quem quer curtir um cenário paradisíaco sem gastar pequenas fortunas.

 Com uma paisagem paradisíaca, Conde possui cerca de 20 quilômetros de extensão, presenteando os turistaas com 7 praias diferentes, sendo a Praia de Gramame, a Praia do Amor, a Praia Caripabus, a Praia de Jacumã, a Praia de Tabatinga, a Praia de Coqueirinhos. Agora se você for mais desinibido pode conhecer tambaba, a famosa praia de nudismo.Mas atenção, homens desacompanhados não entram.

O cenário é formado por coqueiros e falésias, onde surfistas e banhistas dividem o mesmo espaço. Para conhecer melhor essa maravilha da natureza, os passeios de quadriciclo e buggy são as melhores opções.

Além das praias a Costa do Conde ainda reserva outros passeios bem interessantes, como o banho de argila e rapel de 40 metros em Tabatinga,  arvorismo, tirolesa em Coqueirinho, trilhas ecológicas (rio das Pedrinhas e Cipó), passeios de caiaque pelo rio Graú, descendo aproximadamente 4 km de percurso junto a banhos de rio e passeios de de buggy e quadriciclo pela Barra de Gramame.

c1 1

Cabedelo

Cabedelo, situado aproximadamente a 15 quilômetros de João Pessoa, é o roteiro dos moradores e turistas que querem curtir uma praia mais sossegada, fugindo do agito das enseadas da capital. A apenas 20 minutos de carro, está uma pequena cidade com praias quase desertas, principalmente durante a baixa temporada.

Por aqui várias opções de turismo e lazer. De praias a pontos históricos, Cabedelo oferece um leque de atividades. Ao todo são nove praias com areias brancas e água morna. Um paraíso para descanso, passeio ou prática de atividades marítimas.

Em uma localização privilegiada, entre o rio Paraíba e o Oceano Atlântico, a Praia do Poço é um dos lugares mais procurados do município onde os surfistas encontram em alto mar o lugar perfeito para surfar.

Não podem ficar fora do seu roteiro em Cabedelo são as ilhas de Areia Vermelha um banco de areia de aproximadamente 2 Km de comprimento por 1 Km de largura, localizado no meio do mar e que sempre aparece quando a maré está baixa e  Restinga, um terreno de  530 hectares  situado no Rio Paraíba, formado pelo acúmulo de solo trazido pelo Rio Paraíba com presença de diversos tipos de ecossistemas, como mangue, estuário, resquícios de mata atlântica, lagoas e mata de restinga.

1

Cabaceiras

Cabaceiras, a 200 quilômetros de João Pessoa, já foi cenário de diversas superproduções famosas, tais como “O Auto da Compadecida”. A cidade é formada por um clima semiárido, característico do sertão brasileiro.

Um dos lugares mais bonitos [e famosos] da Paraíba é o Lajedo do Pai Mateus e o Saco de Lã. O primeiro trata-se de uma formação rochosa com 1,5 quilômetros quadrados, que se parece com um prato fundo virado para baixo, sendo composta por mais de 100 blocos de pedras arredondadas. O segundo abriga grandiosos blocos empilhados que surpreendem qualquer visitante. A esplendorosa vista é possível a partir de uma trilha em meios aos facheiros, mandacarus e xique-xiques.

Entre os eventos da cidade está  a “Festa do Bode Rei”, uma dos eventos mais marcantes da cidade. O festival recria o cenário de antigos castelos, com muradas reais, praça e a residência de sua majestade, o bode. O animal desfila na região para a escolha da Família Real sendo coroado, tornando-se assim monarca da cidade até a próxima celebração, quando outro animal é escolhido. O grande evento reúne ainda pratos típicos como o bodioca (tapioca de bode), danças e apresentações folclóricas com muita música.

1 1

Foto Referência Google


PUBLICIDADE