5 destinos incríveis para conhecer no estado do Piauí

Top Roteiros
24 setembro 2020
ppppp

Piauí

O Estado do Piauí possui um dos mais belos trechos de praia do Brasil: o famoso Delta do Rio Parnaíba, formado por mais de 70 ilhas que se confundem com rios, riachos, riachos e lagoas.

Além disso, localizado no Piauí está o maior conjunto de sítios arqueológicos do Brasil, a Serra da Capivara, cujo Parque Nacional foi tombado como Patrimônio da Humanidade e impressiona por seus atributos naturais e culturais.

É a única capital do Nordeste localizada fora do litoral. E é aí que está toda a diferença. O estado possui uma grande diversidade de paisagens, fazendo o mais encantador ainda.

Além de visitar o Delta, você não pode deixar de conferir o pôr do sol na Pedra do Sal, visitar o terminal turístico Porto das Barcas e se refrescar na Lagoa do Portinho.

A população piauiense apresenta uma mescla de raças negra, branca e indígena. Essa mistura transparece nas casas de taipa cobertas com palha de buriti, nas jangadas do litoral e na palha da carnaúba artesãos e vaqueiros.

Durante essa semana você vai entender os motivos para que você visite o estado do Piauí nas suas férias.

Teresina

Teresina é a única capital do Nordeste que não possui litoral.

Mas a falta das lindas praias são compensadas por paisagens naturais e por relíquias culturais e históricas da região. A cidade fica entre os rios Parnaíba e Poti.

São inúmeras as opções de lazer que vão deixar você animado para conhecer Teresina, uma cidade bem desenhada e pronta para recebê-lo com muitos atrativos.

A cidade fica entre os rios Parnaíba e Poti. Lá, na confluência dos rios, está o Parque Encontro dos Rios, reserva ecológica com trilhas para caminhada, mirantes, restaurantes, espaço para exposições culturais, e também para pesca e prática de esportes náuticos.

A cidade possui centros culturais e educacionais, hotéis modernos, interessantes paisagens naturais, artesanatos únicos e uma vasta gastronomia local como capote, galinha-d’angola com capacete com pimenta aromática, e Maria Isabel, arroz com charque queará você voltar para mais.

Outro roteiro que se pode fazer é o religioso, que passa por igrejas construídas na época da fundação da cidade, como a Igreja do Amparo, a Igreja das Dores, a Igreja Nossa Senhora de Lourdes e a Igreja de São Benedito , cujas portas são patrimônios nacionais de Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) .

Este é o lugar onde a modernidade e a simplicidade do sertão se encontram.

Parnaíba

Parnaíba é a segunda maior cidade do estado do Piauí e faz parte de uma das mais belas costas do país.

A cidade é conhecida como a porta de entrada do Delta do Rio Parnaíba, o maior delta em mar aberto das Américas e o terceiro maior do mundo. Formado por mais de 70 ilhas, dunas de areia branca, carnaúba e coqueiros, mares límpidos com águas mornas, rios majestosos, lagoas, riachos e rica fauna são alguns dos atrativos turísticos desse lugar inesquecível.

Compreende uma incrível variedade de espécies animais, incluindo macacos, tartarugas, golfinhos, caranguejos e crocodilos e uma flora estremamente abundante tornando o passeio e suas vistas inspiradores.

Uma das praias mais famosas de Parnaíba é a Pedra do Sal cercada de de sal marinho nas formações rochosas. Dunas, lagoas, palmeiras de carnaúba e um lindo pôr do sol  atraem surfistas e kitesurfistas.

Para quem prefere circular por terra, vale a pena curtir a Lagoa do Portinho, uma pequena praia cercada por dunas, bares e restaurantes.

O centro da cidade também guarda belezas. O Porto das Barcas é uma delas – o conjunto arquitetônico às margens do rio Igaraçu é formado por prédios dos séculos 18 e 19 que hoje abrigam bares, restaurantes e lojas de artesanato.

P3

Barra Grande

Mesmo o Piauí ser dono menor litoral brasileiro, com apenas 66 quilômetros de extensão, ainda assim reserva lugares onde a natureza é intocada.

Um destes locais é a praia de Barra Grande, um verdadeiro paraíso. São 66 km de praia de areia branquinha, mar de azul indescritível, vento forte e muita tranquilidade.

Está localizada no município de Cajueiro da Praia, que fica a aproximadamente 400 km da capital Teresina e 65 km do aeroporto de Parnaíba no litoral.

É considerada a Jericoacara (Ceará) de uns bons anos atrás. A atividade turística gira em torno de três eixos: passeio da trilha do cavalo-marinho; lazer de sol e praia e a prática esportiva de kite surf.

Pousadas, bares e restaurantes com arquitetura rústica, porém sofisticada, têm se integrado aos poucos ao cenário paradisíaco de Barra Grande.

O local tem sido o roteiro de muitos casais apaixonados, que inclusive têm feito reservas especiais nas pousadas para a celebração de casamentos.

Luis Correia

Você já Já ouviu falar sobre a cidade de Luis Correia?

Localizada ao norte do Piauí, Luís Correia é uma das quatro cidades litorâneas do estado do Piauí e e uma das mais procuradas por turistas.

Ovilarejo litorâneo reserva ruelas pequenas que misturam paralelepípedo com terra avermelhada.

Com 28 km extensão de costa, entre com praias paradisíacas que se misturam entre a calmaria e a simplicidade. Uma das várias opções é a praia de Macapá. Rusticidade é a marca registrada do lugar com tendas de palha que servem porções simples – e deliciosas! Outra boa opção é a praia Carnaubinhas; paradisíca porém de difícil acesso é rodeada por árvores carnaúbas bem típicas do Piauí e cobertas por dunas. Se busca por um belíssimo por do sol vá para a praia de Praia da Barra Grande, calma e ideal para descanso. O seu entardecer é divino.

Destino ideal para quem quem busca fugir do burburinho das grandes cidades e centros e para quem gosta de praticar esportes como mergulho, kitesurf, surf, windsurf e uma boa caminhada.

LC1

São Raimundo Nonato

Localizado a 510 km da capital Teresina, a cidadezinha de São raimundo Nonato é a base para visitar um dos principais cartões-postais do Piauí: o Parque Nacional Serra da Capivara,

O mais antigo das Américas, o local  abriga a maior quantidade de sítios arqueológicos das Américas, os vestígios mais antigos da presença do homem no continente americano e uma das maiores concentrações de sítios pré-históricos do mundo por quilômetro quadrado.

Em 1991, o parque entrou para a lista de Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco, e não é para menos: numa área de mais de 129 mil hectares, mais de 900 sítios arqueológicos foram catalogados, com a presença de pinturas e gravuras rupestres que têm entre 6 e 22 mil anos.

A reserva é formada por um conjunto de quatro serras – Serra da Capivara, Serra Branca, Serra Talhada e Serra Vermelha, envolvendo ainda os municípios de Brejo do Piauí, Coronel José Dias e João Costa.

Os caminhos pela serra levam você a diversos tipos de circuitos que compõem o parque, cada um com um turismo diferenciado e encantador como o Boqueirão da Pedra Furada, o Alto da Pedra Furada, o Baixão das Andorinhas, Baixão das Mulheres, o Desfiladeiro da Serra da Capivara, a Serra do Meio e o Museu do Homem Americano.

Ou seja uma verdadeira imersão a cultura e história humana.

Não deixe de visitar a fábrica da Cerâmica Serra da Capivara  que transforma a matéria-prima da região, a argila, em cerâmica vitrificada de estilo japonês, decorada com os motivos rupestres do parque.

SRN1 Copia 2

Fotos Referência Google


PUBLICIDADE